segunda-feira, 1 de julho de 2013

Atletismo - O ressurgimento do Benfica glorioso

Depois de já ter falado da época das equipas de Voleibol, Râguebi, Basquetebol, Andebol e Futebol, chegou agora o momento de falar de uma modalidade histórica que tem vivido um grande crescimento (ressurgimento) no seio do clube, o Atletismo.

Começo com um nota importante para se perceber o que vou escrever de seguida. Nesta modalidade, e apenas nesta, decidi incluir no palmarés não apenas os resultados dos seniores masculinos como também os dos femininos. A razão pela qual o fiz está relacionada com a projeção mediática do atletismo feminino, tão grande ou maior do que a do masculino. Esta realidade não segue o mesmo padrão nas restantes modalidades de pavilhão bem como no Futebol ou Râguebi. Na minha opinião, esta realidade só tem paralelo no Ténis e Natação.

Tem havido uma tendência, nos últimos anos em Portugal, para uma bipolarização das vitórias nas provas de pista. O Benfica tem ganho a variante masculina e o Sporting a feminina. Este ano não fugiu à regra. Ainda assim, tendo em conta o esforço feito na formação, a equipa feminina do Benfica parece estar cada vez mais próxima dos resultados do Sporting. Dá ideia que, no espaço de poucos anos, o Benfica terá condições para dominar a modalidade, na variante de pista, em ambos os géneros. Em 2013, tanto ao ar livre como em pista coberta, o Benfica foi campeão em masculinos e o Sporting em femininos.
No que respeita à Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Benfica tinha como objetivo (não utópico mas extremamente difícil) a chegada ao pódio. Acabou por se classificar em 4º lugar o que não deixa de representar uma melhoria em relação a 2012 (5º).


No que respeita ao corta-mato, a concorrência é mais variada e feroz. Ainda assim, o Benfica regressou às vitórias, após 23 anos, no campeonato nacional de corta-mato masculinos. Um feito de enorme dimensão tendo em conta os atletas adversários. Na componente feminina não participámos mas não deixa de ser relevantes que fomos campeões nacionais de femininos e masculinos no escalão júnior. Já no corta-mato curto masculino, a concorrência resume-se ao Sporting embora a vitória tenha sorrido ao Benfica pela primeira vez. Esta competição realiza-se há 13 anos, anos esses dominados pelo Sporting, Braga e Maratona. Esta vitória do Benfica poderá ter marcado um inversão de ciclo. Quanto aos femininos, a nossa participação foi mais comedida (quintas classificadas), com o Sporting a revalidar o título.

Finalmente, no que respeita às provas de estrada, o Benfica inscreveu o seu nome, pela primeira vez, na lista de vencedores da prova de marcha, em masculinos. Na corrida, continuamos sem conseguir vencer desde que fomos campeões em 1990 na vertente feminina e em 1991 em masculinos. Ainda assim, fomos, este ano, o principal opositor do Maratona nesta especialidade tendo as equipas masculina e feminina do Benfica conseguido a medalha de prata no campeonato nacional, algo que deixa antever resultados melhores nos próximos anos. Não nos podemos esquecer que foi, precisamente, na variante de estrada que o Benfica conquistou as competições europeias que detém no palmarés do atletismo.

Como disse no início, assistimos atualmente a um forte ressurgimento do atletismo no Benfica, em todas as vertentes. Este ressurgimento tem sido bem alicerçado num projeto baseado na formação e com resultados em crescendo ao longo dos últimos anos. Parabéns à professora Ana Oliveira que além dos bons resultados no atletismo tem tido também a seu cargo o projeto olímpico do Benfica que, esperemos, tenha resultados que dignifiquem o historial do Benfica já no Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

O palmarés da modalidade fica assim atualizado:

Palmarés global

Pista

Pista Coberta

Corta-Mato

Corta-Mato Curto

Estrada

Marcha

Competições Internacionais

4 comentários:

  1. Já podemos juntar o título de estrada, o Maratona CP foi desclassificado devido ao caso de doping do José Rocha.

    Fizemos o pleno, 6 em 6.

    ResponderEliminar
  2. Já actualizei o post.
    Fizemos o pleno em masculinos mas em femininos não ganhámos nenhum. Ainda assim, a formação está muito forte, ganha quase tudo em ambos os géneros e é de prever que dentro em pouco tempo possamos ganhar também em femininos várias competições. Já agora, não esquecer que a equipa de juniores masculinos é bicampeã europeia de corta-mato.
    Há, de facto, razões mais que muitas para acreditar no projecto de atletismo do Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Sim, acho que não tarda muito para dominarmos também em femininos.

    Quanto a títulos europeus, acho que no próximo ano podemos ganhar no corta-mato e na estrada.

    ResponderEliminar
  4. Isso seria fantástico.
    E a continuar assim apanharemos o sporting em nº total de títulos... lá para 2050 :)

    ResponderEliminar