Ao que parece os adeptos do FC Porto acham que o seu clube já é o melhor de Portugal (
tristemente alguns benfiquistas também pensam assim), eu tenho a certeza que continua a ser o Sport Lisboa e Benfica.
Os adeptos do clube corrupto querem até fazer ver com resultados, ao longo da história do futebol, que já ultrapassaram o Glorioso.
Há uns tempos encontrei num blogue sobre o FC Porto o seguinte post:
Coloquei na altura a seguinte resposta:
"A Taça Ibérica que o FC Porto ganhou não era uma prova oficial, se fores juntar torneios particulares ainda falta contabilizar muito. Juntaste a Liga Intercalar... Mas isso é um campeonato de reservas. Ainda falta juntar muitos campeonatos de reservas. Títulos de 2ª, 3ªs e 4ªs categorias de Lisboa é coisa que não falta ao SL Benfica. Eu não juntaria títulos de reservas nessa lista.
Continuando na contabilidade e indo mais atrás na história, porque nenhum dos clubes foi fundado ontem:
- Não contabilizaste a Taça Ribeiro dos Reis (era na altura o equivalente à Taça da Liga), prova oficial como se comprova no site da FPF;
- Na década de 10 depois de grandes tareias, o campeão do Norte - FC Porto - recusou-se a disputar a atribuição do título nacional para o qual o campeão de Lisboa - o SL Benfica - o convidou;
- Por três vezes o SL Benfica venceu a Taça dos Jogos Olímpicos Nacionais, prova aberta a todos os clubes;
- O SL Benfica venceu as duas únicas edições da Taça de Portugal organizada pelo Império Lisboa Clube, prova aberta a todos os clubes nacionais.
Podes dizer que essas provas não têm importância mas eram as mais importantes que existiam na altura. Essa importância é relativa e na minha opinião é-lhes retirada muita da que deveriam ter, também pelo valor histórico que têm tão, ou mais, abrangentes que o primeiro Campeonato de Portugal (por acaso até ganho pelo FC Porto).
Contabilizas os campeonatos do Porto e de Lisboa? Provas em que os clubes não participam juntos... Acho que jogar com Sporting e Belenenses até 1946 era um pouco mais difícil que jogar contra o Boavista nessa altura... Até foi mais difícil ser a primeira equipa a derrotar o domínio inglês no futebol de Lisboa.
Pelas tuas contas nesse caso o SL Benfica e o FC Porto são maiores que o Barcelona. Que o Liverpool. Que o Bayern de Munique. Achas mesmo que é assim? É que pela tua contabilidade acho que o maior clube do mundo deve ser o Rangers ou Linfield. Que fracotes são o Milan e o Inter que jogam num grande campeonato...
Mas a história dos clubes vai além desta contabilidade que fazes.
Dás a mesma importância a Supertaças e a Campeonatos Nacionais...!!! Acho que a história dos dois clubes não se deve medir assim. O FC Porto ainda não tem o prestígio internacional do SL Benfica (clube líder por três anos do ranking das competições europeias), 7 vezes finalista da maior competição europeia.
O SL Benfica esteve 59 campeonatos consecutivos no pódio, recorde mundial. Ganhou 29 jogos consecutivos no campeonato, ainda não encontrei outro clube que o tivesse feito. No entanto, não desprezo os anos consecutivos em que o FC Porto ficou nos dois primeiros lugares do campeonato, os anos consecutivos a ganhar campeonato ou Taça e o pentacampeonato. Assim como os 56 jogos consecutivos sem perder do SL Benfica no campeonato (o FC Porto ficou em 53, após perder com o SL Benfica em 1996, também foi o FC Porto que parou a série do SL Benfica)."
Ao contrário do que esperava - uma resposta argumentada - o meu comentário foi apagado, voltei a colocá-lo e a "resposta" voltou a ser a mesma...
Agora que o FC Porto igualou um feito do SL Benfica - a conquista de um campeonato invicto - e está em mais uma final europeia (que provavelmente irá ganhar), eu insisto: o melhor/maior clube de Portugal é o Sport Lisboa e Benfica.
Ao contrário do que querem fazer passar actualmente (porque na altura do acontecimento isso não era possível) os adeptos de clubes que se sentem inferiores, o SL Benfica não era o clube do Estado Novo. Durante esse regime o SL Benfica foi expropriado de um estádio, sem a justa compensação, teve que jogar uma meia-final da Taça de Portugal com reservas por ter a equipa principal a sagrar-se campeã europeia [assim era difícil vencê-la], recebeu verbas inferiores para a construção do seu estádio, teve na sua direcção opositores do regime, e apesar dessas dificuldades todas que lhe foram impostas estabeleceu-se como o melhor clube de Portugal. Pelo contrário, o FC Porto engrandeceu-se numa altura em que ele próprio é o regime: o regime da corrupção, da violência, da intimidação e da mentira.
Com todas as ilegalidades com que foi impunemente poluindo o futebol (e desporto) português, o FC Porto conseguiu também tornar-se grande na Europa. Mas a sua grandeza é uma mentira. Não acredito que os seus adeptos não o sintam. Deviam senti-lo tanto como o ódio que sentem pelo SL Benfica.
Nietzsche disse: "Nunca odiamos aos que desprezamos. Odiamos aos que nos parecem iguais ou superiores a nós."
Demonstram esse ódio em todos os jogos em que participam, tanto em competições nacionais como internacionais, através de cânticos. Demonstram-no quando o SL Benfica vai jogar ao Norte. Demonstram-no contra casas do SL Benfica. Pergunto, será que conseguem pensar no FC Porto sem pensar no SL Benfica?
Na próxima quarta-feira, durante a final da Liga Europa, vão ser entoados cânticos em homenagem à grandeza do SL Benfica, é certo. Pode até ser o clube mais cantado pelos adeptos de ambas as equipas. Sei que não é preciso mas peço: cantem a nossa grandeza!
Onde vocês estiverem nós estamos lá! Até nisto somos maiores. A não ser que o SL Benfica esteja a jogar contra o FC Porto, nunca os adeptos do SL Benfica cantam nada sobre o FC Porto.