quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pequena mensagem a quem ataca o SL Benfica

Hoje deixei esta pequena mensagem no Facebook a quem mentiu sobre a história do SL Benfica:

"...manipulam datas de fundação, números de sócios, números de adeptos, números de campeonatos..."

Quando somos ignorantes em certos assuntos o melhor que temos a fazer é mantermos-nos calados sobre eles, assim está a passar uma imagem de ignorante que certamente não quer.

Quanto à data de fundação - devia preocupar-se mais em repor a verdade da fundação do seu clube - ela está muito estudada e não hão-de ser quem não a conhece a decidir o que é correcto. Desde 1905 que é celebrada no mesmo dia, ao contrário de outros não foi alterada após o principal fundador falecer (não estou a falar do FC Porto). 

Quanto ao número de campeonatos, a história é clara 35 campeonatos em formato de liga (todos contra todos) e 28 Taças de Portugal (competição por eliminatórias), como está documentado pela FPF. É fácil de entender e até de encontrar fontes históricas com pouca pesquisa. 

Apesar de o senhor não me parecer de todo honesto, pois muitas das suas declarações mostram que não é justiça que busca, mas ser beneficiado pelas instituições; desejo-lhe boa sorte na UEFA Champions League, que atinja pela segunda vez na história, desse clube tão grande a nível internacional, os quartos-de-final da principal competição europeia.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O teu destino é chorar!

Há pessoas tão destinadas ao choro que até quando ganham saem a chorar. O Sporting CP ganhou o jogo da Supertaça e, como não podia deixar de ser, queixaram-se de que foram prejudicados pela arbitragem, por causa de um golo mal anulado à sua equipa - isto apesar de precedido de fora-de-jogo não assinalado, que deu origem a pontapé de canto mal assinalado, no qual a bola sai de campo após a marcação -, é uma tradição. Na equipa adversária aceitou-se a derrota, apesar de Byan Ruiz ter jogado a bola com a mão na área aos 34 minutos e Gaitán ter sido atropelado na área do Sporting CP por André Carrillo, já depois do golo do Sporting CP. Se o Sporting CP tivesse perdido este jogo nas mesmas condições em que o SL Benfica o perdeu falar-se-ia disso até ao fim dos tempos. São estados de espírito diferentes. Uns têm muitos anos a chorar, isso não se perde num jogo, outros vêm de uma onda de vitórias, o que custa é que a equipa não consiga ganhar.

Já falam em saber bem ser campeão, quando ainda nem sabem o que isso é. Não é falar pouco dizer que sabe bem ser campeão antes do campeonato começar... Os outros é que podem dizer que sabe bem ser campeão. É verdade, eu confirmo!

Quanto ao jogo não custa admitir que o Sporting CP foi melhor equipa, no entanto, nem é a força destruidora que se anunciava, nem a equipa do SL Benfica está destruída como tem sido publicitado. Foi um jogo equilibrado e a vitória podia ter caído para qualquer lado, depois do golo do Sporting CP a equipa do SL Benfica até foi claramente superior. Contudo, se formos ler e ouvir as crónicas do jogo parece que o SL Benfica foi massacrado, não percebo como isso não se reflectiu em golos, ou sequer em ocasiões de golo. Pelos entusiasmos que esta pré-época gerou, acredito que esta época vai trazer muitas surpresas a muita gente.

Gostei de ver o Lisandro, o Fejsa e a estreia a sério do Nélson Semedo, estiveram muito bem, o Júlio César continua a ser uma estrela, o Jardel a defender também continua muito bem. Nota-se que ainda falta um lateral esquerdo e alguém para a ala.

No SL Benfica os profetas da desgraça devem ser os mesmos que nas duas últimas épocas vaticinavam catástrofes, aconselho calma, na época passada não estávamos melhor. No Sporting CP há grande entusiasmo, especialmente depois desta vitória; aliaram-se ao Pinto Rei e acreditam que isso lhes vai trazer benefícios para derrubar o campeão, talvez até seja verdade, mas não acredito que o benefício maior caia para o seu lado, até porque o destino é...


Deixo ainda duas notas finais:

1- para os adeptos do Sporting CP - continuam a ser os meus preferidos, adoro os cânticos deles que mais são sobre o SL Benfica que sobre o clube deles. O meu preferido continua a ser o "quem não salta é lampião", tem uma sonoridade bonita e faz-me lembrar aqueles 5-7 minutos em que foram campeões (da UEFA Champions League) na época passada. Só continuo sem saber como é que os lampiões, que eles dizem porcos e feios, são a vergonha de Portugal inteiro quando representam uma parte tão significativa da população portuguesa;

2- para o Jonas - é enorme dentro do campo, mostrou-o mais uma vez em campo, cumprindo bem uma tarefa de enorme desgaste. Ontem mostrou também que é grande fora do campo, não se deixa humilhar por quem se pensa superior.