quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O fiasco Oliveira

Escrevo isto correndo (e assumindo) o risco que mo atirem à cara mais tarde (não agora quando ainda não tem uma carreira construída): o Nélson Oliveira não tem qualidade para jogar no SL Benfica.

Desde que comecei a ver jogar o Nélson Oliveira ainda não lhe vi qualidades suficientes para ser jogador da equipa principal do SL Benfica, onde a exigência tem que ser elevada. Não se desmarca bem, toma decisões que fazem parecer que não é muito esperto e demora a passar a bola (logo lento a decidir). Para ser um bom jogador não basta ter qualidades técnicas, há que saber tomar as decisões correctas, não me parece que ele o saiba fazer. Reconheço que seja muito esforçado e corra muito, mas mais cedo ou mais tarde vai ser óbvio que isso não chega para o SL Benfica. 

Tenho ouvido falar dele como se de uma maravilha se tratasse, desde o fraquíssimo Mundial de sub-20, onde a fraca selecção portuguesa chegou à final, mas mesmo aí destacou-se mais pelo esforço. Agora dizem que foi o segundo melhor jogador do Mundial de sub-20, eu lembro-me do Peixe ser o melhor de um! E o Caio, sabem quem é? Eu ainda me lembro dele, a maioria nem sabe que ele existe. Mas se quiserem falar de Mundiais de sub-20, neste momento joga no SL Benfica o melhor jogador de um deles, aparentemente para alguns esse já não presta... O Saviola não presta e o Nélson Oliveira é que é bom? Auguro que o Nélson nunca será tão jogador como o Saviola é neste momento; é um dos mais inteligentes que vi no SL Benfica.

O público que apupa o Cardozo é o mesmo que anseia por Nélson Oliveira. Eu que não estou em nenhum dos extremos na escala de amor/ódio ao Cardozo, espero que ele continue a ser titular e a marcar tanto quanto tem marcado.

O golo de ontem vai servir para dizerem já que estou enganado, mas um golo não é uma carreira. O Pepa marcou na estreia, o Michael Thomas marcou um golo pelo SL Benfica (contra o Vitória SC, quase se tornou mítico! Numa das raras ocasiões em que pisou o meio-campo adversário), o Marcelo marcou 13 golos pelo SL Benfica (duvido que o Nélson Oliveira marque tantos) e podia enumerar muitos outros cepos.

Se se chamasse Matic ou Fernandez anda por aí muita gente que pediria para o dispensarem, como é português dizem que é bom.

É jogador para fazer carreira na primeira divisão, em clubes como o Vitória SC, Marítimo SC, FC Paços de Ferreira, se for para o estrangeiro conseguirá jogar em clubes de topo no Chipre, na Roménia, etc...

Espero estar enganado, mas:
O Nélson Oliveira vai ser um fiasco para o SL Benfica.
(Se algum dia pensar que ele é jogador com qualidade para o SL Benfica virei aqui escrevê-lo.)

10 comentários:

  1. Nelson tem 20 anos e um muito bom potencial, isso é inegável.

    Obviamente ainda não é (nem podia ser sem jogar) o jogador que todos queremos que ele seja.

    Em abono da verdade, Rodrigo está uns furos acima.

    PS: Bom blogue, vou aderi-lo ao meu blogroll e segui-lo.

    Cumprimentos Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Opiniões são opinião caro Paulo.
    Por acaso tenho opinião de que pode ser jogador de topo e pelos vistos não sou só eu. Paulo Bento disse que seria o futuro ponta de lança da selecção e o Jesus não o quis deixar sair para rodar por algum motivo.
    Oxalá estejas errado, para bem do Benfica!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Também espero estar enganado mas não me estou a esquecer que tem 20 anos.

    ResponderEliminar
  4. Daqui a 2 anos, jogando muito e com os melhores a seu lado, vai ser grande. Não o podemos perder até lá.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso ontem ao ver o jogo, pensei exactamente o mesmo.Já tenho visto alguns jogos do Nelson e não vi ainda nada de tão especial.
    Concordo com o post, no entanto vamos ver!

    ResponderEliminar
  6. O Paulo Bento disse que o Nélson seria futuro ponta de lança da selecção porque nos dias de jogo da dita cuja não me dá jeito (derivado a ter de ir passear aos cães à noite). Mas fico contente: quando o Postiga e o Hugo Almeida deixarem de marcar tantos e tão bonitos golos teremos outro matador!

    ResponderEliminar
  7. Nao sabe proteger a bola, não se desmarca bem ( nem mal), eh lento a correr, pensar, e nao sabe pressionar.Concordo plenamente com o artigo, e já que estamos a falar em jovens, aproveito para dizer que o Rodrigo não está uns furos acima, está bastantes furos a cima.Um nota-se claramente que é jogador com enorme margem de progressão e o outro nota-se claramente que não dá mais que aquilo.

    Cumps Benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. Bem trabalhado penso que vai dar que falar. Ainda é cedo para aparecer na formação principal do SL Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Esse teu ódio por este rapaz já vem de há muito e sinceramente não consigo perceber a razão da sua existência. Tem um potencial enorme, é bom tecnicamente, é rápido, é grande e forte fisicamente, é lutador e sua a camisola, ou seja, tem tudo o que o cardozo não tem à excepção do pontapé de pé esquerdo. Já é, agora, muito melhor do que aquele cepo paraguaio que nem à selecção vai!!! Ainda pode melhorar em muitos aspectos mas já tem qualidade para jogar com regularidade.

    Quanto ao Rodrigo, é mesmo muito bom. Melhor do que qualquer outro no Benfica. Duvido que o consigamos aguentar muito tempo. Espero que fique pelo menos mais uma época e que depois possa render um bom encaixe se tiver mesmo que sair.

    FG

    ResponderEliminar