terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nova potência do atletismo

Este fim-de-semana a equipa de atletismo júnior venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato. Foi destronado o domínio das equipas turcas, que tinham vencido todas as seis edições da competição. O Rúben  Silva venceu a corrida, o Adrião Rodrigues foi segundo e ainda ficaram no top 10 o Bruno Varela e o Samuel Barata. No ano passado a equipa júnior feminina foi vice-campeã na mesma competição. 

O SL Benfica tem dominado o atletismo nacional nas competições dos escalões de formação, no ano passado já conseguiu vencer o campeonato nacional de pista em seniores. É de louvar este investimento de vários anos na modalidade, se for dada continuação ao trabalho já desenvolvido nos próximos anos dominaremos as competições seniores nacionais. Espero que esse trabalho também possa levar à conquista de algumas Taças dos Clubes Campeões Europeus (TCCE). O atletismo é a modalidade em que é mais fácil as grandes equipas nacionais conseguirem triunfar, basta observar que para o nosso país já vieram 21 TCCE de corta-mato masculino, 16 TCCE de corta-mato feminino, 23 TCCE de estrada masculino (apenas uma edição sem equipas portuguesas não foi ganha por equipas nacionais), 16 TCCE de estrada feminino, 1 TCCE de pista masculino e agora esta TCCE de corta-mato júnior masculino. É nesta modalidade que compete o clube português com mais vitórias em competições europeias - o Maratona - e todas como campeão europeu (não existem competições menores como Taças das Taças e Taças CERS). O SC Braga foi mais vezes campeão europeu que o SL Benfica, isto tem que ser alterado! (Apesar dos seus títulos não terem a importância dos nossos.) 

Este ano vamos competir na TCCE de pista em masculinos, será muito difícil bater a equipa do Luch Moscva, especialmente sem o Nélson Évora, mas o antigo campeão (o Sporting CP) era presença constante no pódio e chegou a vencer a competição, apesar de ter sido já há 12 anos, portanto, o SL Benfica tem hipótese de fazer uma boa presença já no primeiro ano após uma longa ausência.

Parabéns ao atletismo do SL Benfica! Parabéns à direcção que apostou nesta modalidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário