terça-feira, 16 de julho de 2013

O plantel para 2013-14

Esta ilustração mostra o atual estado do plantel de Jesus para a época que agora começou, considerando que jogadores como Oblak, Luisinho, Sidnei, Airton, Roderick, Carlos Martins, Djaló, Hugo Vieira, Mora, Kardec, Nelson Oliveira, Jara e Djaniny, foram ou serão dispensados do plantel por razões várias que não importa agora aqui referir.
Alguns dos jogadores que ainda estão na imagem poderão sair por venda ou, pura e simplesmente, por não caberem no grupo quando chegarem de férias os jogadores que ainda faltam.


Vejamos então caso a caso este plantel:

1 – Na baliza estamos como no ano passado e, a meu ver, bem. Sei que há muito quem critique Artur e ache que Paulo Lopes é insuficiente. Eu acho que Artur é o guarda redes que o Benfica precisa mas tenho pena que Oblak não faça parte deste plantel.

2 – Estamos perto da solução da época passada se considerarmos que o melhor que Sílvio acrescenta a este plantel é a possibilidade de libertar André Almeida para jogar no meio campo, onde pode render mais. Receber Sílvio emprestado foi, sem dúvida, a melhor opção.

3 – A chegada de Bruno Cortez promete uma melhoria significativa na lateral esquerda. Luisinho foi dispensado e Melgarejo terá um oponente à altura. Quanto a Melgarejo, considero que, na maior parte da época, esteve bem mas falhou em momentos cruciais nomeadamente no início e fim da época. Talvez não estivesse preparado para ser titular. Será que está melhor este ano? Receber Bruno Cortez emprestado também foi a melhor opção porque, por alguma razão ainda não singrou na Europa com a idade que já tem!

4 e 5 – No centro da defesa há 6 jogadores para 2 posições o que faz adivinhar a saída de 2. Garay é o candidato mais óbvio. O outro deverá ser Jardel que já no ano passado teve propostas e ficou devido ao castigo de Luisão e promessas de poder jogar bastante, embora já tenha ouvido por aí que seria o capitão a sair por uma boa proposta. Não acredito. Lisandro parece ser o substituto natural de Garay e Mitrovic e Steven Vitória mais parecidos com Luisão, ou seja, fortes na marcação e no jogo aéreo mas menos capazes para progredir com a bola controlada.

6 e 8 – Junto estas duas posições porque é claro que nesta equipa de Jesus os jogadores que as ocupam complementam-se e jogam lado a lado, isto é, não há um mais defensivo e outro que faça a ligação entre setores, ambos têm as duas funções consoante o posicionamento. Matic e Enzo serão titulares absolutos. Fariña, mais ofensivo, parece ter sido comprado (a confirmar-se) para colmatar a saída de Matic, assumindo Enzo, com mais preponderância, as despesas defensivas. André Almeida e Rúben Amorim são segundas linhas de elevado valor e tranquilidade para o treinador. André Gomes poderá oscilar entre os B’s e os principais sabendo que tem um potencial imenso com uma qualidade de passe e posicionamento a fazer lembrar grandes jogadores da nossa história. Tem que aumentar a intensidade e a rapidez de decisão. 6 jogadores para 2 posições permite tranquilidade quanto à saída de jogadores. Matic pode sair por uma proposta épica. Amorim ainda pode ser vendido. Fariña ainda não foi confirmado. André Gomes pode jogar muito pelos B’s.

7 e 11 – Como é habitual, nos últimos anos, o Benfica conta com muitos e bons extremos. Dos que estão na imagem, considero que Gaitan e Sulejmani seriam mais bem aproveitados no meio, em apoio direto ao ponta de lança, mas não parece ser esse o entendimento de Jesus. Ainda assim temos 6 jogadores para 2 posições. Mais uma vez excesso de 2 jogadores. É sabido que a venda de Gaitan traria dinheiro importante ao clube e a saída de um jogador que ocupa uma posição já colmatada. Fala-se de clubes interessados em Ola John e Salvio, espero que fiquem pelo menos mais um ano. Rojas e Urreta poderão fazer vários jogos pela equipa B embora ache que já tarda a afirmação de Urreta que tem muita qualidade e é extremamente rápido. Ver Sulejmani jogar é um luxo. Uma contratação de peso que, espero e acredito, venha dar muitas alegrias aos adeptos. Talvez Gaitan seja vendido. Talvez Sulejmani, Salvio e John sejam mais preponderantes. Talvez Rojas e Urreta entrem a espaços com vantagem para o uruguaio.

10 – Ou nove e meio como diz Jesus. É verdade que o sistema tático que Jesus utiliza no Benfica não prevê a posição do 10 clássico mas não deixa de ser também verdade que ter Lima ou Rodrigo a jogar nesta posição é totalmente diferente de ter Djuricic ou Markovic, com clara vantagem para a segunda solução. São jogadores que fazem melhor a ligação entre setores e pensam melhor o jogo ofensivo. Não são tão verticais como os dois primeiros e isso pode ser uma vantagem em termos de desposicionamento das defesas adversárias. Markovic poderá também ser uma opção a Salvio mais à direita embora, na minha opinião, seja nesta posição que vai render mais. Sem querer entrar em comparações, é um jogador que me faz lembrar João Pinto no que respeita ao seu estilo de jogo e posicionamento em campo. Djuricic, mais maduro, deverá ter mais preponderância na equipa.

9 – Cardozo parece ter sido posto de parte definitivamente mas enquanto não for vendido existe sempre a possibilidade de ser reintegrado. Lima parte em vantagem com Rodrigo como “segundo titular”. Na minha opinião o Benfica não precisa de mais do que estes dois a não ser um jogador para a Taça da Liga e as primeiras eliminatórias da Taça de Portugal. Sou um grande fã de ambos mas acho que a posição deles não é aquela em que jogavam na época anterior, é antes a de ponta de lança. Pelas suas características e forma de jogar é aquela onde mais rendem. Michel está integrado no plantel e Jesus já admitiu gostar deste jogador mas parece-me que terá pouco espaço. Duvido até que fique. Veremos. Se sair Cardozo poderá até chegar mais um avançado o que na minha opinião seria desnecessário, principalmente se for um com as características do paraguaio que, confesso, não me seduzem. Parece que Nelson Oliveira continua a ficar fora dos planos de Jesus. É verdade que ainda não provou nada mas tenho uma secreta esperança que se possa afirmar como um grande jogador e possa entrar na equipa.

Resumindo, é minha opinião que o Benfica tem o plantel mais equilibrado de toda a era Jesus. É também o plantel com mais talento e mais soluções em mais posições no campo. Deixo uma dúvida para as prestações de Sílvio e Cortez e uma forte confiança em Lisandro Lopez. Fica também o meu receio com a saída de Matic ou Salvio. O primeiro porque perderíamos intensidade e altura. O segundo porque perderíamos força e verticalidade. Qualquer uma destas características são difíceis de encontrar a preços modestos.

2 comentários:

  1. Confesso que só agora estou a ter oportunidade de ver os primeiros minutos do SL Benfica esta época, no entanto, consta que o Markovic tem jogado sempre nas alas (ambas). Não reconheço a mesma capacidade que tu vês no André Gomes, acho que é um aspecto que tem que trabalhar muito. Continuo a preferir o Almeida nas laterais. Disseram-me que o Cortez é muito ataque e pouca defesa.

    ResponderEliminar
  2. Markovic é um avançado móvel, rápido e muito talentoso. Isso permite-lhe jogar nas alas mas é no meio que vai dar nas vistas. A mim faz-me lembrar o João Pinto e espero que se confirme. Dos tempos mais recentes, é o mais parecido que temos com o Saviola mas muito mais criativo.

    Quando o André Gomes chegou à equipa principal não falhava um passe e protegia muito bem a bola mas jogava ao ritmo dos juniores. Depois lesionou-se e, na minha opinião, não conseguiu por isso voltar ao rendimento de antes. Fez um mundial sub-20 miserável! Acho que tem muita qualidade mas se não conseguir meter mais intensidade no jogo e voltar a acertar com os passes nunca vai ser ninguém.

    O Almeida joga sempre a um nível muito bom. Gosto muito dele. É sempre bom ter um polivalente que cumpra sempre. Parece-me que no meio pode render mais mas é certo que nas laterais já é muito bom. Com a contratação de 2 laterais parece-me que a ideia é desviá-lo para o meio.

    O Cortez tem um estilo que não me agrada muito, muito jogo individual ofensivo e pouca preocupação com o adversário direto em termos defensivos, mas a verdade é que está em Portugal há 6 ou 7 dias e já teve que fazer 3 jogos. Deve andar todo trocado! Temos que dar mais tempo para ver melhor sendo certo que quando um jogador vem para a Europa aos 26 anos não vai de certeza ser um Roberto Carlos!

    ResponderEliminar