quinta-feira, 26 de março de 2015

SL Benfica 3-0 GS Porto Robur Costa (Ravenna) - CEV Callenge Cup meia-final

Ontem o SL Benfica jogou a primeira mão da meia-final da CEV Challenge Cup (terceira competição da Europa), em casa contra o GS Porto Robur Costa (Ravenna) - sucessor de um clube campeão do mundo, tri-campeão europeu, vencedor de uma Taça CEV, equivalente a esta Challenge Cup, portanto um gigante da modalidade; é o actual 7º classificado do campeonato italiano.

O que assisti no pavilhão ainda hoje me enche o espírito, foi a melhor exibição a que assisti a uma equipa de voleibol do SL Benfica. Poucos foram os erros, mesmo os mais frequentes na equipa foram evitados neste jogo, por exemplo apenas 5 dos serviços foram falhados.

À primeira vista a equipa italiana impunha respeito, os seus jogadores são mais altos (impressionam os 2,17 metros do brasileiro Renan, quando lhe colocam a bola em boas condições sai um míssil indefenssável), muitos são internacionais e jogam num campeonato sempre muito competitivo, enquanto o SL Benfica joga num campeonato com uma equipa do seu nível, outras duas de nível médio e as restantes muitos furos abaixo das primeiras. O GS Porto Robur Costa (Ravenna) até começou bem o jogo mas a qualidade, talvez inesperada, do SL Benfica e o ambiente no pavilhão levaram a equipa a cometer alguns erros, passando a supremacia no jogo para o SL Benfica.

A qualidade do jogo do SL Benfica esteve sempre tão elevada que o treinador José Jardim apenas efectuou, durante pouco tempo uma substituição táctica, com a entrada de João Oliveira, mantiveram-se brilhantemente em jogo Honoré, Flávio Cruz, Roberto Reis, Hugo Gaspar, Zelão, Perini e o líbero Ivo Casas. Destaco o enorme jogo de Honoré, que esteve fatal nos ataques centrais, e também Flávio Cruz e Roberto Reis, numa equipa que esteve toda no seu melhor nível. Foi no mais importante jogo da história do voleibol do SL Benfica que os seus jogadores jogaram melhor, ou seja, quando mais interessava. Contudo, o próximo jogo será mais uma vez o mais importante da história do voleibol do SL Benfica e só com um nível muito semelhante se alcançará o objectivo.

Esta equipa italiana mostrou ser habilidosa, não apenas no jogo jogado mas também nos truques. muito semelhantes aos utilizados por cá pelo SC Espinho. Foram constantes as tentativas de pressão sobre a equipa de arbitragem para tentar obter erros a seu favor, protestavam mesmo quando era óbvio que não tinham razão, apenas para deixar o árbitro na dúvida após tantas tentativas, no entanto, o árbitro principal manteve-se firme e importunável. Em Itália, perante uma assistência que deverá encher o pavilhão de cerca de 3 500 lugares, será mais complicado resistir a tácticas semelhantes, que deverão persistir.

No próximo domingo joga-se em Itália a segunda mão da meia-final, num ambiente hostil ao SL Benfica. Para se qualificar o SL Benfica (que fez 3 pontos na eliminatória) precisa de:
- vencer;
- perder vencendo 2 sets (recebe 1 ponto na eliminatória que terminaria 4-2); ou
- caso perca por 3-0 ou 3-1 (recebe 0 pontos na eliminatória e esta termina 3-3), vencer o golden set (disputado até aos 15 pontos).
Sabe-se que receber em casa o jogo da segunda mão é uma vantagem, estas regras ainda beneficiam o nosso que pode vencer 3-1 (depois de perder 3-0) e disputar perante o seu público um golden set depois de uma vitória que seria moralizadora.

Vi uma equipa do SL Benfica muito moralizada, concentrada e sempre com grande entrega ao jogo, acredito que em Itália continuarão assim.

O SL Benfica é a única equipa que ainda não perdeu nesta Taça Challenge, segue numa série de 7 vitórias seguidas, o seu recorde em competições europeias, o anterior máximo eram 3, neste momento tenho pena que o CV Andorra tenha desistido na primeira eliminatória. Anteriormente a esta época, tinham sido vencidos 12 dos 38 jogos europeus disputados.

Parabéns ao professor José Jardim por este feito, ainda há muito trabalho pela frente mas já merece realce. Ainda me lembro quando após 3 vice-campeonatos se pedia (nalguns sectores das bancadas) a demissão do homem que tem foi o principal obreiro do voleibol do SL Benfica desde o regresso à competição em 1996/97, dos escalões inferiores até aos títulos nacionais e agora meia-final europeia.

Dados estatísticos do site da CEV: aqui.

Resultado: 25-20 26-24 25-19

Resumo do jogo:

Estou orgulhoso desta exibição.

Destaco também a boa afluência de público que criou um bom ambiente no pavilhão, isto apesar de os bilhetes só terem sido colocados à venda no próprio dia e ser bastante nítida a presença de convidados de escolas. Facto esse que levou a que nuns sectores atrás dos bancos o apoio fosse menor e até ter que ouvir uma jovem aplaudir todos os pontos do adversário, dizendo mesmo constantemente "eu não gosto do Benfica". É de pensar uma estratégia diferente por parte do SL Benfica, é preferível ter benfiquistas que até gostariam de estar presentes e apoiar o seu clube do que convidados amorfos ou mal agradecidos. Se se pretender encher o pavilhão, nem que seja com convidados, deve dar-se primeiro oportunidades aos benfiquistas de dar indícios que vão ou não encher o pavilhão. Também a ter em conta é a abertura da bilheteira para quem paga a Quota das Modalidades com antecedência em relação aos outros sócios e adeptos, eles pagam para ajudar as modalidades, merecem ter esse privilégio.

2 comentários:

  1. Boas,
    Estive no pavilhão e, como tu, tremi de emoção com o ambiente. Fiquei no sector 1, umas filas abaixo da claque e senti-me como se estivesse no estádio da Luz, onde tenho Red Pass a dois sectores deles. Inolvidável. Assombroso fervor benfiquista.
    Queria só deixar um pedido para rectificares o nome do Flávio (e não Filipe) Cruz, esse grande madeirense, que foi gigante.

    Saudações Benfiquistas
    Alex

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Nem acredito que escrevi Filipe!

      Obrigado pela correcção.

      Eliminar