segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Obrigado, Goran!

Goran Nogic, o responsável pela formação de basquetebol no SL Benfica durante as últimas 8 épocas vai partir, deixa Portugal e ruma ao Canadá. Deixa muito trabalho feito na formação, muitos jogadores formados, muitos títulos.

Desejamos-lhe muita sorte. E esperamos que um dia volte.

Esta foi a mensagem que ele nos deixou:

"Caros Amigos,

Por onde começar… talvez o melhor seja pelo início, desde 1999 com a minha vinda para o Estoril Praia com ideia de ficar apenas um ano. E pronto como em todos os bons filmes (e o meu para já esta um “espetáculo”) fiquei em vez 1… 16 anos.

Se começo a contar agora até 16… 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16… ainda me aguento, mas contar todos amigos e amizades que criei ao longo destes anos, ou ainda mais contar os nossos passeios e lutas… nem mais 16 anos chegava.

É um grande orgulho para mim saber que as nossas duas filhas cresceram num País único, rodeados por um povo honesto, humilde e de mente saudável. Crescemos todos no nosso Portugal tanto como pessoas mas também como família. Aprendemos muito… muito mais do que falar, ler e escrever... Aprendemos tudo o que achávamos que era bom para aprender, e ao mesmo tempo lutamos para ajudar a todos aqueles (e não só atletas e treinadores) que precisavam da nossa ajuda.

A minha filosofia desde sempre é que devemos dar sempre mais, do que alguém espera de nós ou pede-nos, para posteriormente podermos pedir aquilo que merecemos e necessitámos para assim podermos subir ao próximo patamar. E foi assim no Estoril Praia, Imortal de Albufeira, FC Barreirense e nos últimos 8 anos no Sport Lisboa e Benfica. Cada um destes clubes e cidades na minha memória ficará marcada só não pelos resultados, vitorias e títulos, mas sim pelas pessoas que tive oportunidade de conhecer e conviver.

É então por isso, que gostava de agradecer a todos por tudo: pela oportunidade, por acreditarem em mim, pela paciência necessária para me aturarem, também pelas coisas menos boas que me fizeram ainda mais forte, pela amizade e pelo respeito. Gostava de deixar ainda um especial obrigado a Sr. Ze Paiva, a Sr. Fernando Barata, a Sr. António Libório, a Sr. Fernando Tavares, a Sr. João Coutinho, a Dr. Almeida Lima, a Sr. José Tomaz, a Sr. Tiago Pinto, e claro e especialmente OBRIGADO para as pessoas que me trouxeram para SL Benfica, a Diretor Geral das Modalidades Sr. Carlos Lisboa e a Presidente do SL Benfica Sr. Luís Filipe Vieira.

Não é fácil no mundo inteiro encontrar um Presidente e Diretor que conseguem liderar um clube e criar condições, para um treinador de basquetebol (num país de futebol), durante 8 anos receber os seus 96 salários, sempre a horas, e que ao mesmo tempo tem toda a autonomia e liberdade para demonstrar o seu saber, o seu entusiasmo, criatividade, mas acima de tudo responsabilidade necessária para fazer o que nós como Formação de Basquetebol fizemos juntos nos últimos 8 anos:

- Vencemos 12 Campeonatos Nacionais e 16 Campeonatos Regionais

- Ajudamos no processo de formação de vários atletas que hoje jogam para diferentes clubes da LPB, Proliga, LFB e no estrangeiro, como por exemplo no Benfica - Tomás, Ferreirinho, Gameiro, Joana Ramos; no Porto - António, Arnete, Galina; no Barcelos – João Ribeiro e J.P. Fernandes; no Galitos – Correia, Castela, Belo; no CAB – Ventura; no Lusitânia – Stefan Djukic; no Ovarense – Cristóvão; no Eléctrico – André Minguens; no Sampaense – Diogo Gonçalves; no Terceira Basket – Tiago e Luís Tomassi; em Espanha – André; no EUA – Cândido, Ruben, Simone, Yoyo.

- Um enorme número de atletas da nossa formação representaram as suas seleções Nacionais e Regionais em diferentes escalões e recentemente a nossa atleta Marta Vargas sagrou-se Vice Campeã Europeia no escalão Sub-16.

- Iniciamos o Basquetebol Feminino Sénior no clube e em 3 épocas subimos 2 divisões com na sua maioria as atletas formadas no clube, grande parte das mesmas desde o mini basket.

- Formamos a equipa Sénior B que na época passada ficou em 5º lugar na Proliga

- Criamos hábitos na organização de alguns eventos como por exemplo o Torneio Memorial de Pedro Raimundo bem como a organização de diferentes Fases Finais Nacionais e Regionais, Jantares de Natal com entrega dos prémios para os atletas que marcaram o ano, a célebre Foto da Família, Caderneta da Formação e ainda o Jornal da Formação entre outro.

Mas para mim pessoalmente relativamente ao nível de trabalho irei especialmente orgulhar-me de três coisas:

- Conseguir com Benfica em 8 anos conquistar 38 trofeus como Coordenador da Formação (23), Treinador da Equipa Sub-20 (5) e Treinador Adjunto da equipa Sénior Masculina (10)

- Ter oportunidade de treinar ao longo dos anos, 10 dos 12 jogadores da Seleção Nacional Sénior Masculina

- Conseguir com a ideia da Academia Monte Basket motivar outros treinadores para fazerem, perto de 10 novos campos de basquetebol (embora, na minha opinião, alguns ainda devam-se libertar de hábitos de fazer apenas campos de férias).

Por fim antes de deixar aqui um agradecimento final, deixar uma mensagem para todos os meus amigos do Benfica, primeiramente quero agradecer a todas as pessoas que muitas vezes ficaram na sombra mas sem as quais a “máquina” não teria funcionado: obrigado Maria João, obrigado Paulo Fernandes, obrigado a todos os funcionários do pavilhão e pessoal da Clínica, pessoal da Logística, de Marketing, dos Recursos Humanos e da Benfica TV.

Obrigado aos meus amigos de Albufeira Nuno, Luís, Helder, Penisga, Tiago, Paulo, Ana…

Obrigado a todos treinadores e seccionistas do Benfica, Barreirense, Imortal e do Estoril, especialmente ao André, Jota, Fredy, Nuno, Tiago, Sérgio, Chico, Daniel, Frederico, Rojão, Calabote, Miguel, Pedro Campos, Vasco, Jorge, Mafalda, Inês, Diogo, Alexandre Martins, Xana, Miguel Lisboa, Gonçalo, João Lima, Pedro Reis, Ruivo, Carlos Soares, Hélder, Luís, Vitor, João, Mário, Carlos Cardoso, Gizela, Isabel, Paula, Aida, Marta, Ana Moura…

Obrigado também aos meus colegas treinadores de todos os restantes clubes, fomos “rivais” dentro do campo mas fora do campo partilharmos o nosso profissionalismo e amizade.

Obrigado pela colaboração à ABL, ANTB, ANJB, ENTB e FPB.

Obrigado pelo ensinamento a Prof. Carlos Silva e ESDRM e a Universidade de Lusófona.

Obrigado a todos os pais dos atletas pela confiança prestada!

Obrigado a todos os adeptos pelo apoio e fé.

MUITO OBRIGADO a Zé Fradilha, a André Cardoso, a Sr. António Raimundo e à Leocádia.

Por fim UM ESPECIAL OBRIGADO A TODOS OS MEUS ATLETAS e espero que com eles o Benfica vá continuar a ganhar e a formar campeões sem nunca se esquecer “de que é difícil criar o hábito de ganhar, e ainda mais fácil de o perder, e que por isso é importante acalentar regularmente hábito vitorioso”.

OBRIGADO A TODOS POR TUDO!!!

Boa sorte e muita saúde e até um breve encontro no próximo verão!

Sempre com vocês

Goran Nogic"

1 comentário:

  1. Obrigado por tudo o que deu ao Sport Lisboa e Benfica, Goran. Muitas felicidades para a sua vida futura.

    ResponderEliminar