terça-feira, 25 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Andebol vence Supertaça
Jogou-se neste fim de semana, em Portimão a Supertaça de Andebol.
Esta prova reúne a 6 primeiras equipas no fim da 1ª volta da Liga de Andebol.
Foram formados 2 grupos de 3 equipas. No grupo do Benfica ficaram Sporting e Porto.
O Porto ganhou ao Sporting na 4ª feira por 5 golos.
Na 5ª feira o Benfica jogou com o Sporting.
O Benfica saiu para o intervalo a perder por 1 golo (9-10), mas daria a volta ao jogo na 2ª parte, mais concretamente nos últimos 5 minutos, com um parcial de 3-0 colocou o resultado final em 22-19 a favor do Glorioso.
Na 6ª feira o Benfica jogou com o Porto e teria de vencer o jogo, pois ao Porto bastava o empate (ganhou por 5 golos ao Sporting o o Benfica apenas por 3).
Com um dia de descanso, ao contrário do Benfica que fez 2 jogos em dias consecutivos, o Porto teria alguma vantagem.
Foi já com 12 minutos de jogo que o Benfica permitiu o 1º golo aos azuis, reduzindo para 5-1 o resultado. Ao intervalo o Benfica vencia por 15-9. Com outra entrada forte na 2ª parte o Benfica esteve a vencer 25-15. Por esta altura o treinador do Benfica, José António Silva já geria a equipa, devido ao esforço do jogo no dia anterior e a pensar na final de Sábado.
O Porto ainda reduziu mas o Benfica venceu o jogo por 32-26 alcançando assim a final da Supertaça que seria disputada como Águas Santas.
Na final de Sábado, o Benfica teve dificuldades de início, perdendo aos 10 minutos por 4-1 e apenas aos 22 minutos conseguiram empatar o jogo (7-7), chegando ao intervalo a vencer por 2 golos (11-9).
Na 2ª parte o jogo continuou equilibrado, mas aos 15 mintuos deu-se o moento decisivo, quando Ricardo Candeias entrou para o Lugar de João Ferreirinho. Nos 5 minutos seguintes à entrada de Candeias o Benfica fez um parcial de 4-2 e nos últimos 10 minutos o parcial foi de 6-1 vencendo o jogo por 28-20 e conquistando mais um título.
É o regresso aos títulos de Andebol após a conquista da Taça da Liga em 2008/2009.
Palmarés da Supertaça de Andebol:
5 ABC
5 Porto
3 Benfica
2 Sporting
1 Belenenses
Sintomas:
Andebol
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
SL Benfica venceu a Taça Hugo dos Santos
O SL Benfica venceu no passado fim-de-semana, no Sabugal, a Taça Hugo dos Santos em basquetebol, a competição que substitui a Taça da Liga, uma prova em que competiram os 4 primeiros classificados da 1ª volta da Liga. Não vejo muita importância nesta competição, especialmente para o SL Benfica, pois vem numa altura em que a equipa vai regressar às competições europeias e tem já hoje uma deslocação muito difícil à Letónia para defrontar o Ventspils. Com 3 jogos em 3 dias, contra as melhores equipas nacionais, esta competição veio causar cansaço no SL Benfica, numa altura em que a equipa já não se encontrava bem. Se é verdade que vencer pode ter elevado a motivação da equipa, pode também ter custos elevados para o resto da temporada. Em Fevereiro, a equipa irá participar noutra competição semelhante, mas mais importante uma vez que participarão duas equipas angolanas, logo uma competição internacional contra equipas de um país mais desenvolvido na modalidade, trata-se da Supertaça Luso-Angolana.
Resultados:
86-77 A Académica de Coimbra
70-62 Vitória SC
76-75 FC Porto/Ferpinta
Depois da vitória na Supertaça, esta foi a segunda competição vencida pelo SL Benfica esta época, ambas conseguidas frente à equipa da Ferpinta. No jogo final, onde não jogaram Greg Jenkins e Rodrigo Mascarenhas, Henrique Vieira teve que optar por jogar também com Eky, algo que não é normal nestes jogos de maior dificuldade. Apesar dessas dificuldades a equipa venceu pela segunda vez em 3 jogos a equipa da Ferpinta, um feito algo inesperado nesta fase da época. No entanto, as 2 vitórias surgiram por margens curtas - 3 pontos e 1 ponto - e na derrota, no terreno do rival, a equipa do SL Benfica não foi adversário à altura da equipa da Ferpinta, há que ter em conta que provavelmente a final do play-off será disputada entre estas duas equipas com vantagem de factor casa para os da Ferpinta. Entretanto, a equipa da Ferpinta parece desenvencilhar-se mais facilmente dos outros adversários que a equipa do SL Benfica, este factor gera-me preocupação. Neste momento considero positivo a eliminação da Taça de Portugal, tendo em conta os desafios - mais importantes - que a equipa ainda vai ter pela frente esta época.
Destaco que Miguel Minhava foi o MVP da final e tem sido esta época muito importante no bom desempenho da equipa.
Com duas competições ganhas e a continuação na FIBA EuroChallenge de momento era difícil pedir mais à equipa, e apesar das dificuldades a equipa deve ser congratulada pelo já conseguido.
Palmarés da Taça da Liga:
5 SL Benfica
4 AD Ovarense e FC Porto
2 UD Oliveirense
1 Aveiro Esgueira, Seixal FC, CAB e SC Lusitânia.
Palmarés da Taça Hugo dos Santos:
1 SL Benfica e FC Porto
Sintomas:
Basquetebol
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Saber contar
O treinador do FC Porto, André Villas Boas, disse recentemente que queria fazer história ao levar o seu clube a tornar-se o primeiro vencedor de 3 edições consecutivas da Taça de Portugal. É mais fácil fazer história quando se inventa a história a fazer. O SL Benfica já venceu 3 edições consecutivas da Taça de Portugal e até já ganhou 4.
É notório que o André Villas Boas tem uma doença crónica, chama-se: Sport Lisboa e Benfica. Depois de ter passado por uma fase em que a sua doença o fazia discursar sobre o SL Benfica em todas as conferências de imprensa, fosse qual fosse o adversário, parece que agora vai passar por uma fase em que não consegue ver o SL Benfica.
Ele que veja no palmarés quem ganhou as 4 edições de 1949 a 1953 e as 3 edições de 1985 a 1987:
Sintomas:
Adversários,
Palmarés,
Taça de Portugal
Breve estado das modalidades
Andebol
Ainda não jogou este ano. Vem de uma vitória motivadora no Limburgse Handbal Dagen (torneio na Holanda), um troféu que tinha sido conquistado no ano anterior pelo FC Porto, tendo pelo caminho - de 4 vitórias e um empate - que eliminar uma equipa russa (o St. Petersburg HC, equipa que participa na EHF Champions League). A próxima competição que vai disputar é a Supertaça, onde integra o grupo de Sporting CP e FC Porto, a tarefa não parece fácil sobretudo devido ao poder corrupto que domina esta modalidade. A equipa também não tem efectuado exibições consistentes, por vezes, em alturas de maior desacerto, parece faltar pulso vindo do banco.
Basquetebol
Está a passar por um período difícil. Saíram dois jogadores devido a problemas físicos e entrou apenas um que ainda não tem o ritmo de jogo da equipa. A equipa foi eliminada, da Taça de Portugal, em casa pelo Vitória SC, num jogo que após o primeiro período pareceu controlado, durante o segundo período o Henrique Vieira mexeu na equipa - sem poder contar com o Élvis Évora, até o Eky entrou nesta fase do jogo - e começou o descalabro. Nesse período esteve em campo o Mike Williams e mostrou-se sem qualquer ritmo de jogo, até a saída da defesa para o ataque parecia feita a custo. Os lançamentos batiam teimosamente no aro e mesmo não defrontando uma equipa que se mostrasse superior a derrota surgiu de forma inevitável e desastrada. No jogo seguinte, contra o penúltimo da Liga (o Illiabum C), a equipa voltou a perder. É necessário efectuar contratações, não sei se será possível, mas são essenciais para tentar alcançar as boas prestações das últimas épocas.
Futsal
Começou o ano a golear e a isolar-se na liderança do campeonato. No jogo contra o Vitória dos Olivais - sem poder contar com César Paulo e Diece -, o Paulo Fernandes deu oportunidades aos jogadores mais jovens da equipa, Anilton (2 golos e 2 assistências) e Teka (2 golos e 1 assistência). Tendo o Anilton entrado ainda com o resultado em 2-0, nota-se que o treinador tem confiança nestes jovens que parecem ter futuro na equipa. Esta semana soubesse que o SL Benfica vai participar na Taça Intercontinental, contra o actual campeão, Interviù FS, uma equipa brasileira, provavelmente o actual campeão brasileiro e sul-americano AD Jaraguá (mais conhecido pelo nome do patrocinador Malwee) e Foolad Mahan do Irão, o campeão asitático. Será mais uma competição de alto nível e dificuldade elevada, no entanto, é possível esperar uma boa participação, uma vez que o Interviù já não é o monstro que encalhava o SL Benfica, numa competição anterior já derrotámos o campeão brasileiro da altura (A Carlos Barbosa F) por 6-1 e o AD Jaraguá deixou de contar com o temível Falcão. Esta competição está agendada para Março e deverá ser disputada em Madrid. A equipa está em muitas frentes, é muito forte e não acredito que a época termine sem títulos.
Hóquei em Patins
A equipa é mais forte que a dos últimos anos, existem 9 jogadores de campo com qualidade para disputar a titularidade. Existe um projecto para a equipa, que se inicia nas camadas jovens e que poderá lançar o SL Benfica em novos tempos de glória. Creio que será com este treinador (Luís Sénica) que o Hóquei em Patins do SL Benfica quebrará a hegemonia corrupta na modalidade. Será difícil combater as forças do mal mas a equipa tem-se mostrado confiante e tem goleado, se conseguir manter este ritmo é a principal candidata à vitória no campeonato. É ainda uma das favoritas a vencer a Taça CERS, tem, no entanto, uma tarefa difícil já nos oitavos-de-final contra o Amatori Sporting Lodi.
Râguebi
A equipa terminou a primeira fase do campeonato na sexta posição, numa época em que se esperava mais e os objectivos apontavam mesmo para a disputa de um lugar nas meias-finais. Resta lutar, na próxima fase, por ultrapassar a Académica, já que é impensável que seja derrotada no jogo de luta pela manutenção. Há ainda a Taça de Portugal onde quem sabe com uma surpresa, como a que foi conseguida ao ganhar ao CF "os Belenenses", possa fazer boa figura. Esta época ficou marcada pela polémica em alguns jogos, o que desmotivou a equipa quando estava em recuperação de um mau início de época.
Voleibol
Está num momento forte. A equipa benfiquista terminou o ano a vencer mais uma vez - depois do feito de 2004 - o Almelo Volleyball Classic na Holanda, derrotando equipas com mais experiência internacional. Segue isolada na liderança, mas o campeonato é equilibrado e, ridiculamente, os pontos alcançados nesta fase não têm qualquer valor para a próxima fase, onde os seis primeiros se voltam a defrontar partindo do zero. Portanto, importa estar assim (tão bem) na próxima fase e há que ter em atenção o SC Espinho que se reforçou bem no mercado de inverno. Parece-me que é realmente a equipa com mais qualidade do campeonato, os reforços do início de época colocaram a equipa num patamar superior ao ano passado (em que foi finalista do campeonato e da Taça de Portugal).
Sintomas:
Andebol,
Basquetebol,
Futsal,
Hóquei em Patins,
Râguebi,
Voleibol
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Justiça e Vergonha
Justiça:
José Mourinho foi hoje premiado com a Bola de Ouro para Treinadores que o consagra como o melhor treinador do mundo em 2010. Prémio justo, após conquistar Liga dos Campeões, Campeonato de Itália e Taça de Itália.
Vergonha:
Messi premiado como melhor jogador do mundo em 2010.
Sneijder que ficou fora do Top 3 venceu a Liga dos Campeões, Campeonato de Itália, Taça de Itália e chegou à final do Mundial tendo marcado 5 golos na competição.
Xavi e Iniesta que ficaram em 2º e 3º, venceram o Campeonato do Mundo e a Liga Espanhola.
Mas o vencedor é Messi, que venceu a Liga Espanhola e foi eliminado nos quartos de final do Mundial com 0 golos marcados.
É óbvio que Messi é um dos 3 melhores do mundo. Diria até que Messi e Ronaldo são os 2 melhores do Mundo actualmente. Mas em 2010 nenhum dos 2 foi o melhor.
Para mim, o melhor de 2010 foi Wesley Sneijder. Mas do Top 3 que a FIFA Escolheu Messi seria sempre 3º, nunca 1º.
Este prémio, para mim, perde muita credibilidade.
Sintomas:
Jogadores,
Treinadores
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Nuno Gomes
Quando Nuno Gomes era titular do Benfica era muitas vezes assobiado e pedia-se que saísse do 11 inicial, quando ele era claramente o melhor avançado do plantel.
Agora que temos jogadores melhores que ele e já não joga tanto, exige-se a sua maior utilização, chegando ao ponto de criticar Jorge Jesus por isso.
Engraçado que o ano passado também teve pouca utilização, mas ninguém se lembrava do Nuno Gomes.
Nuno Gomes foi um grande profissional do Benfica onde passou um total de 12 épocas no plantel, com um interregno de 2 anos na Fiorentina, mas o seu tempo passou e o Benfica não é a Santa Casa da Misericórdia onde quem tem mais anos de clube tem direito de jogar.
Esta época será certamente a última como jogador do Benfica. Seguirá o seu caminho, no Benfica (não como jogador) ou fora dele.
Como nunca percebi os assobios ao Nuno Gomes, ou a qualquer jogador do Benfica, também não percebo essa exigência para que Jorge Jesus dê mais tempo de jogo ao Nuno Gomes.
Sintomas:
Jogadores
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
"Até o Mascarenhas!"
O SL Benfica conseguiu, em basquetebol contra a A Académica de Coimbra - equipa que vinha de uma vitória sobre o FC Porto/Ferpinta -, uma vitória mais fácil que o esperado. Foi um jogo em que a Académica não teve muita sorte nos lançamentos e para o SL Benfica a bola pingava e caía no cesto. Isto permitiu que o SL Benfica se distanciasse cedo.
94 - 76 A Académica de Coimbra
(24-15, 21-15, 27-21, 22-25)
Notou-se que o SL Benfica é uma equipa com mais opções, usou 10 jogadores - se bem que o Ekjersey Viana quase não conta, foi utilizado durante pouco mais de 1 minuto, que representa talvez mais que a sua qualidade - contra 7 utilizados por parte da Académica.
Para além de ter ganho a luta das tabelas com 29 ressaltos contra 19, ontem foi dia de triplos, ao contrário do que tem vindo a ser habitual. A equipa do SL Benfica teve um aproveitamento de 60%, 12 em 20, enquanto nos 8 jogos da FIBA EuroChallenge o aproveitamento é de 30,2%, com média de 5,3 triplos por jogo. Tendo 5 jogadores pontuado dessa forma: Sérgio Ramos (2/5), Ben Reed (4/7), Miguel Minhava (2/3), Diogo Carreira (3/3) e Rodrigo Mascarenhas (1/1). Após tanto acerto, houve uma altura que ao ver o Rodrigo Mascarenhas tentar o triplo exclamei "Até o Mascarenhas!", e entrou.
Destaco, como já é habitual, o bom desempenho de Heshimu Evans, foi o MVP do jogo com 18 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências. Também Ben Reed se destacou com 16 pontos, 4 ressaltos e 6 assistências. Realço ainda a boa exibição de Diogo Carreira, nos 15 minutos que esteve em campo mostrou que o Benfica tem alternativa para o Miguel Minhava - recordo que o Diogo Carreira recuperou recentemente de uma lesão -, esteve com a mão especialmente quente nos lançamentos triplos.
Sintomas:
Basquetebol,
Eu Fui
domingo, 2 de janeiro de 2011
Equipa de basquetebol reforçada
O SL Benfica contratou para a sua equipa de basquetebol o extremo-poste norte americano Mike Williams, tem 29 anos e mede 2,03 metros. Vem da Liga LEB oro (2ª liga espanhola) e já representou o Lusitânia (na época 2006/07), vencendo aí a Taça da Liga como MVP da final contra o SL Benfica. Formou-se na Universidade de Western Michigan, onde jogou com Ben Reed.
Esta entrada vem colmatar a vaga deixada pela saída de Francisco Jordão, que viu o seu contrato com o SL Benfica terminado por motivos de saúde. Contudo, o jogador veio hoje desmentir que tenha acabado a carreira e não considera o seu contrato com o SL Benfica terminado, estando em observação médica para o problema que, aparentemente, lhe pode terminar a carreira - esta divergência parece-me provir de uma precipitação ou aproveitamento da situação por parte do clube. Este jogador não era determinante na equipa, com ou sem Francisco Jordão o SL Benfica necessitava de se reforçar. Creio que o SL Benfica contratou para a posição certa devido a esta saída inesperada, falta, no entanto, mais um jogador, pois o plantel parece ser curto para todas as competições em que a equipa participa.
Sintomas:
Basquetebol
Subscrever:
Mensagens (Atom)