terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Breve estado das modalidades

Andebol
Ainda não jogou este ano. Vem de uma vitória motivadora no Limburgse Handbal Dagen (torneio na Holanda), um troféu que tinha sido conquistado no ano anterior pelo FC Porto, tendo pelo caminho - de 4 vitórias e um empate - que eliminar uma equipa russa (o St. Petersburg HC, equipa que participa na EHF Champions League). A próxima competição que vai disputar é a Supertaça, onde integra o grupo de Sporting CP e FC Porto, a tarefa não parece fácil sobretudo devido ao poder corrupto que domina esta modalidade. A equipa também não tem efectuado exibições consistentes, por vezes, em alturas de maior desacerto, parece faltar pulso vindo do banco.

Basquetebol
Está a passar por um período difícil. Saíram dois jogadores devido a problemas físicos e entrou apenas um que ainda não tem o ritmo de jogo da equipa. A equipa foi eliminada, da Taça de Portugal, em casa pelo Vitória SC, num jogo que após o primeiro período pareceu controlado, durante o segundo período o Henrique Vieira mexeu na equipa - sem poder contar com o Élvis Évora, até o Eky entrou nesta fase do jogo - e começou o descalabro. Nesse período esteve em campo o Mike Williams e mostrou-se sem qualquer ritmo de jogo, até a saída da defesa para o ataque parecia feita a custo. Os lançamentos batiam teimosamente no aro e mesmo não defrontando uma equipa que se mostrasse superior a derrota surgiu de forma inevitável e desastrada. No jogo seguinte, contra o penúltimo da Liga (o Illiabum C), a equipa voltou a perder. É necessário efectuar contratações, não sei se será possível, mas são essenciais para tentar alcançar as boas prestações das últimas épocas.

Futsal
Começou o ano a golear e a isolar-se na liderança do campeonato. No jogo contra o Vitória dos Olivais - sem poder contar com César Paulo e Diece -, o Paulo Fernandes deu oportunidades aos jogadores mais jovens da equipa, Anilton (2 golos e 2 assistências) e Teka (2 golos e 1 assistência). Tendo o Anilton entrado ainda com o resultado em 2-0, nota-se que o treinador tem confiança nestes jovens que parecem ter futuro na equipa. Esta semana soubesse que o SL Benfica vai participar na Taça Intercontinental, contra o actual campeão, Interviù FS, uma equipa brasileira, provavelmente o actual campeão brasileiro e sul-americano AD Jaraguá (mais conhecido pelo nome do patrocinador Malwee) e Foolad Mahan do Irão, o campeão asitático. Será mais uma competição de alto nível e dificuldade elevada, no entanto, é possível esperar uma boa participação, uma vez que o Interviù já não é o monstro que encalhava o SL Benfica, numa competição anterior já derrotámos o campeão brasileiro da altura (A Carlos Barbosa F) por 6-1 e o AD Jaraguá deixou de contar com o temível Falcão. Esta competição está agendada para Março e deverá ser disputada em Madrid. A equipa está em muitas frentes, é muito forte e não acredito que a época termine sem títulos.

Hóquei em Patins
A equipa é mais forte que a dos últimos anos, existem 9 jogadores de campo com qualidade para disputar a titularidade. Existe um projecto para a equipa, que se inicia nas camadas jovens e que poderá lançar o SL Benfica em novos tempos de glória. Creio que será com este treinador (Luís Sénica) que o Hóquei em Patins do SL Benfica quebrará a hegemonia corrupta na modalidade. Será difícil combater as forças do mal mas a equipa tem-se mostrado confiante e tem goleado, se conseguir manter este ritmo é a principal candidata à vitória no campeonato. É ainda uma das favoritas a vencer a Taça CERS, tem, no entanto, uma tarefa difícil já nos oitavos-de-final contra o Amatori Sporting Lodi.

Râguebi
A equipa terminou a primeira fase do campeonato na sexta posição, numa época em que se esperava mais e os objectivos apontavam mesmo para a disputa de um lugar nas meias-finais. Resta lutar, na próxima fase, por ultrapassar a Académica, já que é impensável que seja derrotada no jogo de luta pela manutenção. Há ainda a Taça de Portugal onde quem sabe com uma surpresa, como a que foi conseguida ao ganhar ao CF "os Belenenses", possa fazer boa figura. Esta época ficou marcada pela polémica em alguns jogos, o que desmotivou a equipa quando estava em recuperação de um mau início de época.

Voleibol
Está num momento forte. A equipa benfiquista terminou o ano a vencer mais uma vez - depois do feito de 2004 - o Almelo Volleyball Classic na Holanda, derrotando equipas com mais experiência internacional. Segue isolada na liderança, mas o campeonato é equilibrado e, ridiculamente, os pontos alcançados nesta fase não têm qualquer valor para a próxima fase, onde os seis primeiros se voltam a defrontar partindo do zero. Portanto, importa estar assim (tão bem) na próxima fase e há que ter em atenção o SC Espinho que se reforçou bem no mercado de inverno. Parece-me que é realmente a equipa com mais qualidade do campeonato, os reforços do início de época colocaram a equipa num patamar superior ao ano passado (em que foi finalista do campeonato e da Taça de Portugal).

4 comentários:

  1. Caro Paulo Jorge, boa explanação do estado actual das principais modalidades.
    Creio que cometeste apenas uma falha, a derrota do basquetebol foi na Madeira com o CAB por 1 ponto e não com a Física.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não, caro Manuel, foi mesmo contra a Física.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo, enganei-me no nome, queria dizer Iliabum e disse CAB que é o próximo adversário.
    Vê este link:
    http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Basquetebol/Noticias/noticiasbasquetebol_basilliabumslbcro_090111_71897.asp

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, tens razão! Não sei porque razão me lembrei da Física...
    Obrigado!

    ResponderEliminar