quarta-feira, 9 de março de 2011

A nova Europa

A nova Europa fica a cerca de 200 km da China.
É quase como se fosse noutro continente (até porque geograficamente o é). É lá que o SL Benfica vai tentar revalidar o título de campeão europeu de futsal. Hoje em Almaty, no Cazaquistão, vai realizar-se o sorteio da Final 4 da competição, são três adversários muito difíceis e não arriscaria escolher nenhum. Este ano quer o SL Benfica quer o Sporting CP estão mais fortes e têm equipas muito equilibradas, o Kairat Almaty vai disputar as quartas meias-finais nas últimas seis edições, o Montesilvano (que conta com o fantástico Adriano Foglia) foi à Rússia eliminar o VIZ-Sinara Ekaterimburg (equipa com a qual o SL Benfica se viu à rasca para eliminar em casa no ano passado) e o Araz Naxçivan (terceiro classificado da última edição), é verdade que não estão a fazer um campeonato brilhante, mas esta competição tem outros moldes e já mostraram ser fortes nela. Deve ser tido em atenção que na Final 4 o SL Benfica ainda não pode contar com o César Paulo e o Diece estará a recuperar depois de uma prolongada lesão, o Sporting CP não poderá contar na meia-final com o (arruaceiro) Cardinal.

A candidatura de Lisboa perdeu a organização para a de Almaty, o que aparentemente trará mais dificuldades para as equipas portuguesas. A viagem vai ser desgastante, vai lá estar uma equipa que não teve esse desgaste e que terá o apoio do público (como o SL Benfica teve no ano passado, quer dizer: talvez não seja bem a mesma coisa, mas será importante), não haverá apoio de público Benfiquista. No entanto, sinto que é melhor que a competição seja disputada lá. O SL Benfica é a equipa mais conceituada, talvez a mais temida pelos adversários e apesar de não poder contar com o apoio que teve na última edição também já não tem nos ombros o peso de nunca ter ganho. Podem dizer que a pressão está do lado do campeão, no meu entender o campeão está mais livre, não tem nada a provar. O apoio com que iria contar em Lisboa desta vez seria repartido com o Sporting, uma equipa que poderia sentir a mesma motivação que já empurrou a equipa do SL Benfica até à vitória (apesar de não ser possível acontecer na mesma dimensão, devido à presença do SL Benfica), em Almaty esse empurrão psicológico não existirá (para o Sporting). Mas a principal razão que me leva a preferir a disputa da competição no Cazaquistão é a violência. Nos últimos dérbies os adeptos (especialmente os do Sporting CP) têm proporcionado momentos lamentáveis, não merecem a disputa de uma competição desta importância na cidade do seu clube. Seria difícil em termos de segurança organizar a competição no Pavilhão Atlântico, se nas competições nacionais não é fácil controlar os adeptos (das claques) a disputar um título europeu mais difícil se tornaria. Se fosse em Lisboa eu iria estar lá, mas com receio.

Esta nova Europa não conta nas meias-finais com equipas espanholas (o que acontece pela primeira vez), apenas uma edição não contou com uma equipa espanhola na final. É um factor que favorece o SL Benfica (e na verdade também os seus adversários), porque as equipas espanholas são as mais experientes em jogos deste nível, especialmente devido à competitividade da sua liga. É o segundo ano consecutivo com a participação de uma equipa italiana - o Montesilvano com menos experiência (como equipa) que o Luparense, mas com resultados de respeito na primeira participação europeia e alguns jogadores de topo. Já a equipa da casa tem experiência europeia mas o campeonato nacional é pouco competitivo; lembro-me de os ver empatar em Lisboa e qualificarem-se para as suas primeiras meias-finais (talvez contra o SL Benfica mais fraco de sempre), eram uma equipa bem organizada e com bons jogadores mas não mostraram ser melhores que esse SL Benfica. No entanto, têm conseguido resultados europeus que merecem respeito e este ano o sexto jogador é deles, não será uma grande surpresa se vencerem a competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário