domingo, 12 de agosto de 2012

Um Benfica muito B

Quando assisti ao jogo entre a equipa B do SL Benfica e o SC Beira-Mar fiquei muito sensibilizado com a exibição do SL Benfica, porque vi um jogador - o Rúben Pinto - que executou um "malabarismo" com a bola que me fez lembrar o meu estilo de jogo. Se em termos de equipa do SL Benfica isto não é bom (usando um eufemismo), para mim é de certa forma emocionante.

Nesse jogo achei que a qualidade da equipa B era muito escassa e dificilmente teríamos lá jogadores com futuro no SL Benfica. Fiquei com boa impressão do Djaninny, que apesar do estilo pastelão pareceu lutador e eficaz.

No jogo com o SC Braga a equipa só conseguiu acordar para o jogo depois do golo do adversário, conseguiu empatar de imediato e a partir daí teve sempre o domínio do jogo, consentiu mais um golo - um auto-golo ridículo do Luciano Teixeira - mas mereceu sem dúvida empatar o jogo. Foi uma equipa com mais  vontade que qualidade. (Há quem pense que isso é que é importante para vestir a camisa do SL Benfica, eu dou mais valor à qualidade.)

A primeira impressão que deixam é que poucos deles terão lugar na primeira divisão durante a sua carreira mas a equipa ainda é muito jovem e isso faz-se notar. 

Destacam-se na equipa os dois laterais, o Luís Martins e o João Cancelo - que é um bom suplente para o Maxi e impressiona pelas suas qualidades atacantes. Também gostei do André Almeida, que tem boa capacidade de passe. 

O Miguel Rosa, que alguns querem a jogar na equipa principal e pensam ser um substituto para o Aimar, é um patrão com pouca bola, lento, sem aceleração, manda fazer bem mas faz pouco por sua conta. Dizem que se tem destacado na II Liga, apesar de não jogar em equipas de topo... Eu diria que a jogar assim ele não tem lugar nessas equipas.

Há quem queira já alguns destes jogadores no plantel principal do SL Benfica em substituição de jogadores que já mostraram muito mais. Se assim fosse não conseguiríamos certamente manter o nível de qualidade necessário para sermos campeões quando alguma das principais figuras estiver indisponível. Esta equipa é muito verdinha e parece-me que poucos jogadores têm qualidade para fazer carreira no plantel principal do SL Benfica, mas isso é normal.

Notei também que há adeptos que até em jogos com menos de 3 000 espectadores saem antes do fim do jogo...

5 comentários:

  1. tambem vi partes do jogo
    há ali bons jogadores

    para singrarem têm que se fazer mais espertos

    vamos estar atentos a Míguel Rosa

    tem potencial

    Cancelo se continuar a progredir será craque

    ResponderEliminar
  2. Na tua apreciação discordo de todo da tua opinião sobre o luis martins que fez uma exibição muito fraquinha, pese embora o grande golo que ele marcou.
    Djaninny é um bom jogador mas a opinião que tenho é que é pouco eficaz na concretização, mas a ver vamos com os próximos jogos, fiquei mais uma vez foi com boa impressão do correa.
    Mas esta equipa é muito desequilibrada na defesa temos 3 defesas direitos 3 defesas esquerdos e apenas 2 defesas centrais 1 deles júnior.
    Quanto ser inexperiente, o adjectivo que utilizas-te é de todo improprio, não podemos esquecer que de todos os jogadores utilizados 7 são ainda juniores este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que o Luís Martins tenha jogado bem, mas nota-se que tem qualidade.

      Quanto ao Djaninny ainda não tenho uma opinião formada mas mete-me confusão como consegue fazer tudo de forma tão lenta.

      Sim, nota-se claramente que é nos centrais que há mais lacunas, é verdade que são poucos.

      Se são juniores (e são) acho que inexperiente é a palavra correcta.

      Eliminar
  3. Valeu sobretudo pelos golaços e a atitude da equipa a reagir á desvantagem por duas ocasioes. Longe de deslumbrarem tb acho que nao desapontaram, diria que ficou dentro das expectivas que tinha para este jogo, so faltou mesmo a vitoria.
    O grande ponto fraco parece mesmo ser no centro da defesa com os lances de bola parada sempre a levarem muito perigo a nossa baliza e a sofrermos dois golos muito consentidos, mas tb com Carole a central isso nao e de todo surpreendente. A serio q so temos 2 centrais de raiz para uma epoca de 42 jogos?
    Vou evitar estar ja a entrar em grandes avaliaçoes dos jogadores portanto vou apenas falar em relaçao ao que fizeram no jogo e nao do que acho que podem vir a ser, achei a actuaçao dos alas muito inconsequente e com muitas falhas na definiçao das jogadas, Miguel Rosa e Djaninny esperava mais, jogadores com mais experiencia e portanto com mais responsabilidades falharam mais do que previa e espero melhor desempenho nos proximos jogos, Martins esteve fraco a defender mas grande golo. Mika pese os golos sofridos mostrou sempre segurança e compustura, gostei, Almeida tb teve actuaçao positiva mostrando maior maturidade do que grande parte dos seus companheiros, Cancelo tem talento e atitude, parece ser um jogador a Benfica, acredito que com trabalho e cabeça temos aqui jogador. Com poucos minutos o Correa parece ser bom jogador e quem sabe talvez a melhor soluçao para o centro do ataque ja que me parece que Djaninny rende mais a jogar mais a ala ou descaido.

    Paulo acho que ninguem espera ver os jogadores da formaçao a entrar na equipa principal a toa mas tens David Simao que tem qualidade e futebol nos pes mas nao tem a minima oportunidade de se mostrar e evoluir na equipa principal e acaba sempre despachado, ate o Filipe Meneses jogou mais do que ele, o JJ ate se deu ao cumulo de na epoca passada colocar o Aimar a jogar num batatal sob um diluvio em vez de colocar o puto e isto contra uma equipa da segunda na taça da liga, muita ma vontade e muito desaproveitamento e o que tenho visto do treinador para com este jogador que ja tem provas dadas em equipas do escalao principal. O Rosa podia ter feito a pre temporada com a equipa principal apenas isso ate porque fica mal ao treinador faltar continuamente a palavra para com os jogadores.

    O proximo jogo e com o Feirense , espero ver algumas melhorias e dois defesas centrais em campo, a condiçao fisica tambem espero que seja superior ja que fiquei com a sensaçao que alguns jogadores neste aspecto deixaram algo a desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao David Simão, preferias que estivesse um ano no Benfica a fazer meia dúzia de jogos ou que esteja numa equipa decente em Portugal e com participação nas competições europeias?

      No Benfica, para mim, é claro que não tem lugar - para já.

      Já é um jogador que ambiciona, e bem, mais que a equipa B que joga na II liga.

      Eliminar