sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Júlio Cosme Damião

O nosso mais antigo associado é hoje aniversariante. Por me ter "dado" o Benfica, agradeço-lhe profundamente.
Para a comemoração dos 127 do nascimento do nosso grande fundador, nosso por ter fundado o benfiquismo e não "apenas" o Benfica, o site do SLB publica, hoje, o seguinte texto:

Cosme Damião nasceu a 2 de Novembro de 1885 na cidade de Lisboa, ou seja, se hoje fosse vivo, comemoraria 127 anos! Após estudante na Real Casa Pia de Lisboa, onde se interessou pelo Futebol, foi um dos 24 fundadores do nosso Clube (1904).

Não foi presidente, mas é a principal figura da história do Benfica. Durante 22 anos, entre a fundação e 1926, foi o principal impulsionador do Clube, a sua alma, acompanhando-o diariamente. Teve um percurso notável na instituição: fundador, jogador, capitão, treinador, secretário, vice-presidente e presidente da Mesa da Assembleia Geral. Foi o seu esforço, exemplo, tenacidade, espírito de iniciativa, orientação e entusiasmo que fizeram do Sport Lisboa e Benfica um grande Clube, o maior e mais popular de todos os clubes nacionais.

Na temporada de 2004/05, em 19 de Fevereiro de 1905, inicia a carreira como futebolista e aos vinte anos estreia-se na equipa principal do Clube, no jogo frente ao Lisbon Cricket Club, para o Torneio Interclubes Viúva Sena. No Benfica, esteve sempre ao mais alto nível, nas nove temporadas consecutivas entre 1907/08 e 1915/16, participando em todos os encontros realizados pela equipa (155), um recorde na história benfiquista.

Sendo um futebolista com amplos recursos físicos e técnicos, distinguiu-se como um dos melhores jogadores da década de 10. Conhecia todos os segredos do Futebol, pois era um exímio observador, frequentando os campos com regularidade para observar futebolistas e equipas. Tratava-se de um cavalheiro ao serviço do Futebol. Em 1911, fez a sua estreia internacional da nossa equipa frente aos gauleses do Stade Bordelais Université Club e fez parte da primeira selecção de futebolistas portugueses a deslocar-se ao Brasil, em 1913.

Adeus aos relvados
Aos trinta anos, despediu-se como futebolista, na recepção ao RC Fortuna de Vigo, dia 26 de Fevereiro de 1916. Uma despedida preparada, pois Cosme Damião não deixava nada ao improviso, tendo já um valoroso substituto para o seu lugar. Após deixar de jogar Futebol, manteve-se como “Capitão Geral”, ou seja, continuou a seleccionar e treinar futebolistas e a organizar e orientar as nossas equipas, de Futebol e também nas outras modalidades, durante mais de uma década. A 6 de Setembro de 1931 é eleito presidente da Mesa de Assembleia Geral, sendo sucessivamente reeleito para os Órgãos Sociais em 1932, 1933 e 1934.

Recebeu a Águia de Ouro do “Glorioso”, distinção concedida na Assembleia Geral, em 1935. Nove anos depois, o Jornal “O Benfica” homenageou os pioneiros do Clube, onde também esteve presente. Já combatido pela doença que o minava, faleceu três anos depois, na vila de Sintra, em 12 de Junho de 1947, aos 61 anos.

Cosme Damião legou-nos um Clube sem igual, o que faz com que as gerações benfiquistas seguintes o engrandeçam cada vez mais, de forma a honrar a sua memória.

Nota: Artigo publicado na edição desta sexta-feira, dia 2, do Jornal “O Benfica”

A publicação original pode ser consultada aqui

1 comentário:

  1. Nunca existiu um Júlio Cosme Damião. Esse erro consta de uma biografia mas é isso mesmo: um erro. É importante que os Benfiquistas não propaguem o erro.

    Existiu sim um homem chamado Cosme Damião que foi um dos 24 fundadores do Sport Lisboa.

    http://serbenfiquista.com/forum/imortais/cosme-damiao/750/

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2014/12/cosme-damiao-principio-e-fim.html

    De resto excelente evocação do maior de todos os Benfiquistas.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar