terça-feira, 6 de novembro de 2012

Liga dos Campeões à porta



À primeira vista qualquer pessoa diria que o Benfica está em maus lençóis. Muitos comentadores o disseram. Não me parece que a situação seja assim tão dramática, ainda assim, agrada-me que a equipa esteja sob pressão, talvez assim o nível de futebol praticado seja o melhor e os resultados apareçam naturalmente.

Faltando três jornadas para o fim desta fase de grupos, o ponto (único) que o Benfica tem poderá ser a diferença que nos dará a qualificação. Já todos percebemos que o Barça está a um nível superior tendo já ganho o jogo mais difícil dos seis, fora com o segundo cabeça de série, o Benfica. Deste modo, o mais provável é que o Barça ganhe os jogos que faltam, fazendo o pleno.

Mas se pensarmos apenas nas próximas duas jornadas, diria que o Benfica está obrigado a ganhar os jogos na Luz contra Spartak e Celtic. Mais do que obrigado, é favorito para esses jogos. Se pensarmos que o Barça ganhará também os próximos dois jogos, sendo isso o mais provável, teremos então o Barça na frente com 15 pontos seguido do Benfica com 7, Celtic com 4 e Spartak com 3 à entrada para a última jornada. Desta forma, independentemente dos resultados de Barcelona e de Glasgow, o Benfica qualifica-se sempre.

Eu espero, então, que o Benfica cumpra o seu papel e que os resultados mais prováveis aconteçam nos restantes jogos.

Não quero com isto branquear o que se passou em Moscovo. Se o nosso treinador tivesse tido, nesse jogo, a mesma prudência que teve em Glasgow, na primeira jornada, estaríamos agora com um pé e meio na próxima fase da Liga dos Campeões. O empate bastaria. Mas o que temos é isto e continuo convicto que a pressão maior está do lado dos russos e dos escoceses. Veremos!

Sem comentários:

Enviar um comentário