quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Formação no Benfica

Do 11 mais utilizado do Benfica da época que há pouco findou, não faz parte nenhum jogador português. Se antigamente o Benfica se orgulhava de apenas ter jogador portugueses, agora a situação é praticamente inversa. Mas evitemos comparações pois os tempos são completamente diferentes.

Muitos benfiquistas queixam-se que não se aposta na formação. Que os jogadores formados no Benfica não têm espaço na equipa principal. Há muitas razões para que isto aconteça, mas enquadremos um pouco a formação do Benfica no tempo.

No fim da década de 90 foram desmanteladas várias equipas da formação. O sistema vigente na altura era um modelo em pirâmide. Nas idades mais baixas existiam várias equipas no mesmo escalão e este número ia sendo reduzido à medida que o escalão subia. A juntar a este desmantelamento, com a construção do novo estádio,  ficámos sem instalações para a formação, pelo que tivemos que "andar com a casa às costas" durante alguns anos.

Foi apenas em Setembro de 2006 que o centro de estágio entrou em funcionamento e que, finalmente a formação do Benfica voltava a ter uma "casa". Foi aqui que se começou a desenvolver a aposta a sério na formação do Benfica. Não foram só as condições de trabalho do Seixal, mas também uma grande aposta na rede de prospecção. Até essa altura quem chegava 1º aos jogadores era habitualmente o Sporting, salvo raras excepções, que assim garantia a entrada dos talentos na sua rede de formação ainda muito novos. Ao Benfica só chegavam os que não cabiam no Sporting ou os que tinham pais benfiquistas e os levavam às captações.

Com o erguer de uma forte rede de prospecção e a aposta em técnicos profissionais na formação em vez das habituais glórias o nível da formação foi melhorando.

Foi a partir de 2006, que o Benfica se encontrava em igualdade ao nível da prospecção com o seu rival Sporting. Mas essa igualdade que começou a existir em 2006 começou nos jovens com menos de 13 anos, jovens esses que o Benfica já podia alcançar e que não iriam "automaticamente" para o Sporting.

Dos jogadores provenientes da formação do Benfica no período entre 2001 e 2006 foram poucos os que conseguiram sucesso, eis alguns dos jogadores:

JOGADOR  (CLUBE ACTUAL)
João Pereira (Valencia)
Hélio Roque (Nea Salamis - Chipre)
Fernando Alexandre (Olhanense)
Tiago Gomes (Blackpool)
João Vilela (Gil Vicente)
Tiago Gomes (Estoril)
Manuel Fernandes (Besiktas)
João Coimbra (Estoril)
Sílvio (Atlético Madrid)
Sami (Marítimo)

No período 2006-2011 foram mais alguns:

JOGADOR  (CLUBE ACTUAL)
Ruben Lima (Hajduk Split)
André Carvalhas (Naval)
Romeu Ribeiro (Marítimo B)
Yartei (Sochaux)
Diogo Figueiras (Paços de Ferreira)
Danilo (Roda - emprestado pelo Parma)
Mário Rui (Spezia - emprestado pelo Parma)
Saná (Académica)
Luís Martins (Gil Vicente)
Francisco Júnior (Everton)
Ederson (Rio Ave)

Dos que saíram da formação neste período, alguns ainda mantêm ligação contratual ao Benfica:

Miguel Rosa  - Joga na equipa B onde é a principal figura.
Leandro Pimenta - Também joga na equipa B onde foi titular a maior parte da época.
Miguel Vítor - Termina contrato com o Benfica no fim do mês e não vai renovar. Nunca foi opção séria.
David Simão - Emprestado ao Marítimo, nunca conseguiu ser indiscutível na equipa acabando a época na bancada.
Nelson Oliveira - Emprestado ao Deportivo fez a época toda como suplente utilizado.

O Benfica aposta na formação há bastante tempo, mas esses resultados, penso que só poderão ser realmente observados na equipa principal dentro de 3/4 anos anos que é quando a geração do início da aposta na formação atingirá a idade sénior. Até lá poderá surgir um ou outro jogador que poderá entrar no plantel principal, mas acredito que isso será mais certo dentro de 3/4 anos.

Actualmente o Benfica é o clube, em Portugal, que mais jogadores fornece às selecções jovens de Portugal. Este dado mostra que há trabalho de qualidade a ser realizado. Há que dar tempo à formação e não apressar os processos.

6 comentários:

  1. Como é possível o Benfica ter deixado sair a custo zero um jovem português (o que não quer dizer que seja sinónimo de qualidade) que há bem pouco tempo era um talento?
    Eu não acredito que o Arouca tenho pago alguma coisa. Talvez pagou mas não foi ao Benfica para o deixar sair assim.
    É que vejo muito porcaria todos os anos a entrar e valores que certamente com jeitinho até dava um bom dinheiro a saírem desta maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não provou o talento que alguns pensaram que tinha. A realidade é que o David Simão não conseguiu ser indiscutível no Marítimo na época passada.

      Eliminar
  2. Excelente análise.

    p.s.: O Mário Rui rescindiu com o Parma e pertence agora ao Guimarães..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mário Rui não rescindiu com o Parma. Pelo que vem hoje no jornal Record, ele foi emprestado ao Empoli (serie B).

      Eliminar
  3. Andre Carvalhas, Novo simão, novo micoli, novo rui costa, os 3 num jogador só.
    O que me foste lembrar agora. Era considerado o maior prodígio da nossa formação.

    ResponderEliminar
  4. Grande texto!
    Não deixa de me irritar quererem à força ter jogadores da formação na equipa principal mas se depois a equipa não for competitiva a culpa é do treinador ou do presidente. Ter jogadores da formação na equipa principal é importante para cultivar o espírito de equipa e a mística e haver uma boa recepção aos que vêm de fora mas se esses jogadores não tiverem qualidade para estar no plantel poderá haver problemas.
    O dia de termos 4 a 8 jogadores importantes no plantel que vieram da formação chegará ainda durante esta década... digo eu!

    ResponderEliminar