sábado, 15 de junho de 2013

Futebol – Benfica derrotado nos "descontos"

Chegou o momento de trazer aqui o palmarés que mais interessa aos benfiquistas, o do futebol.
Já muito se disse sobre a época do Benfica e repeti-lo seria redundante. Cada um terá a sua opinião e nisto do futebol todos somos treinadores! Volto a dizer que houve um pouco de tudo e ser fundamentalista é apenas uma expressão de raiva e/ou revolta e não uma explicação da realidade. A culpa não foi toda do Jesus. A culpa não foi toda do Artur. A culpa não foi toda do Martins. A culpa não foi toda do Melgarejo. A culpa não foi toda do Vieira. A culpa não foi toda dos árbitros. A culpa não foi toda dos corruptos. A culpa não foi toda do azar. A culpa não foi toda do que quer que seja!
Como em qualquer outro clube de futebol, a realidade é complexa e o trabalho de equipa vale mais do que o da soma das partes. Ainda assim, como tenho dito sempre, acredito que os dois últimos campeonatos fariam parte do palmarés do Benfica se não houvesse imoralidade e ilegalidades no futebol português, pese embora os erros próprios que existiram e existem sempre que alguém se propõem a fazer algo, ou seja, errar é humano mas nós errámos muito menos do que a nossa concorrência nestas últimas duas épocas. Não tendo tido jogos oferecidos em Coimbra, Paços de Ferreira e Madeira (norte), tivemos Xistralhada em Coimbra, Proençada na Madeira (norte) e SoaresDiasada na Luz com o Braga! Só isto dava o campeonato antes de jogar com o Estoril e nem me esforcei muito para ir buscar coisas muito rebuscadas. Enquanto esta podridão se mantiver o Benfica vai ganhar campeonatos a cada 5 anos, de aflitos, no último minuto da última jornada, isto se tiver equipa para ser campeão europeu (ligeiro exagero!).


Para a história fica uma equipa melhor do que todos os adversários no campo, no jogo, principalmente no campeonato nacional. Uma equipa que maravilhou na Europa (não sempre mas quase). Que mereceu estar na final e que mostrou ser superior ao campeão europeu em título. Uma equipa que passou todas as eliminatórias da Taça de Portugal como se estivesse a jogar sempre contra adversários de divisões inferiores, até que se deu à morte no Jamor contra um Vitória de Guimarães tão medíocre que ainda precisou que o Jorge Sousa lhes desse um empurrão! Mas também fica para a história como a equipa que mais mereceu e que menos conseguiu. A equipa que nos últimos 4 jogos da época só podia perder um e foi esse que ganhou, perdendo os restantes.


O porto voltou a inscrever o seu nome na imundice nacional, como lhe assenta melhor. O Chelsea voltou a ganhar uma competição europeia sem deslumbrar, sem encantar, diria até, sem sequer saber como! O Vitória de Guimarães inscreveu o seu nome, pela primeira vez no seu historial, na lista de vencedores da Taça de Portugal. Já merecia mas já mereceu muito mais do que este ano!
O Sporting fez o pior campeonato da sua história, fez uma primeira metade de época miserável e não se qualificou para as competições europeias como resultado de políticas suicidas e do beija mão à gente corrupta. O Braga conquistou a Taça da Liga que não serviu para amenizar a desilusão da não qualificação para a Liga dos Campeões. O Paços de Ferreira encostou-se à imundice e corre agora lado a lado com Braga, Nacional e Académica, só para referir alguns. O Estoril fez o que lhe competia, acima das expectativas, e foi remunerado com vendas de jogadores! O Beira Mar e o Moreirense desceram de divisão enquanto o Olhanense se mantém à custa de salários em atraso e dívidas que não consegue pagar. O futebol português é aviltante!

O palmarés da modalidade fica assim atualizado:

Palmarés global

Campeonatos Nacionais

Taças de Portugal

Supertaças

Taças FPF

Taças da Liga

Competições Internacionais

13 comentários:

  1. 4 COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS?????? Só se estás a contar com o futsal e o hoquei!!!
    que eu saiba quem omolga as provas oficiais é a UEFA e só constam 2 taças europeias! Mas enfim até podem inventar mais 10...enfim...
    http://pt.uefa.com/teamsandplayers/teams/club=50147/profile/history/index.html

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, tanto a Taça Latina como a Taça Ibérica de 1983 foram competições HOMOLOGADAS pelas federações dos clubes que nessas competições participaram. Há muito por aí quem invente, do teu clube talvez se tiveres coragem de te identificar... anónimo!

    ResponderEliminar
  3. Até o Porto ultrapassar o Benfica em títulos oficiais, NINGUÉM NUNCA TINHA MENCIONADO, DADO IMPORTANCIA OU OUVIDO FALAR EM TAÇA LATRINA OU TAÇA IBÉRICA!!!

    Bastou a remontada do Porto que logo logo a imprensa amiga benfiquista começou a desenterrar "títulos" que ninguém(FIFA e UEFA) dá importancia para tentarem igualar a contagem.

    Felizmente quem manda no futebol é a FIFA e se a FIFA diz que NÃO RECONHECE estas 2 taças desenterradas, tá tudo dito, ponto final parágrafo.

    Querem colocar 4 títulos internacionais à força???Que coloquem, mas nos sites oficiais das entidades que regulam o futebol, só estarão lá HOMOLOGADAS as 2 TCE, de há meio século atrás.O resto é treta!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Competições internacionais não é a mesma coisa que competições da UEFA. Todas as competições homologadas pelas federações são internacionais.

      A FIFA não diz que não reconhece a Taça Latina, eis a resposta deles:
      "Dear Sir,

      The Latin Cup was a tournament organized for European clubs. As FIFA is not responsible for European club football, please refer to the UEFA with your query.

      Thank you for your understanding."

      Ou seja reconhecem-na tanto como a Liga dos Campeões... Falam apenas das competições que organizam.

      A UEFA fala das que organiza.

      As federações se forem honestas falam das que organizam.

      TODAS são oficiais.

      As TCCE de há meio século valem tanto como as de hoje, um clube é toda a sua história. A partir de que momento é que perdem valor? Se calhar às de há 10 anos também já estão a desvalorizar...

      Engraçado falares de Taças Latinas e Ibéricas entre campeões como competições menores e estares tão contente com o "o Porto ultrapassar o Benfica em títulos oficiais" especialmente à conta de supertaças, a competição com menos importância de todas.

      Eliminar
  4. Oh Ivanovic, vai lá reclamar com o Barcelona, com o Real Madrid ou com o Inter de Milão, porque também eles contam as Taças Latinas que ganharam como titulos oficiais....

    deixa-te mas é de lamúrias pá...se queres vai ao site da FIFA para ver se encontras por lá a taça Intercontinental como oficial.

    Agora, também é um facto que eu não conto com o Troféu Ibérico, nem o Barça nem o At Madrid

    VIVA O SL BENFICA SEMPRE

    NC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Taça Ibérica e o Troféu Ibérico não são a mesma coisa.

      Eliminar
    2. A sério Paulo Jorge?

      Se não me dissesses eu não sabia. Se reparares eu estou a responder ao ivanovic que referiu 'taça ibérica' e eu referi-me a essa taça corrigindo o seu nome, porque a denominação é mesmo Troféu Ibérico.

      VIVA O SL BENFICA SEMPRE

      NC

      Eliminar
    3. Eu acho que estás a confundir,

      isto:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Trof%C3%A9u_Ib%C3%A9rico

      com isto:
      http://www.rsssf.com/tablesi/iberica83.html

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2012/04/71-trofeu-oficial-em-61-titulos.html

      Eliminar
  5. a corruptagem conta a taca toyota e taca coca cola cm intercontinentais..

    ResponderEliminar
  6. Pois é meus Srs. podem colocar as taças que quiserem, até podem considerar as taças Eusébio e Guadiana, mas a verdade é só uma! Essas taças de que falam não contam como titulos OFICIAIS, pois as mesmas não são omolgadas pela FIFA/UEFA.
    E Sr. Ferreira a UEFA contabiliza as taças intercontinentais como pode verificar no site oficial:
    http://pt.uefa.com/teamsandplayers/teams/club=50064/profile/index.html
    Mas nem vou perder mais tempo a discutir sobre isso! Fiquem lá com a vossa desonestidade intelectual que eu fico com as minhas certezas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desonestidade intelectual é dizer que a Taça Latina não era oficial porque não era organizada por uma entidade que ainda não existia, quando existiam (e a organizavam) outras entidades reconhecidas com direito para o fazer.

      Também parece não saber que a Taça Europeia/Sul Americana não era organizada pela FIFA, como tal há-de me explicar se a FIFA a homologava ou não? É uma pergunta que duvido que saiba a resposta.

      Eliminar
  7. não tenho por habito responder a mentecaptos, porque esses ganhar-nos sempre em ignorância e estupidez, mas desta vez vou abrir uma excepção.

    taça latina organizada por 4 federações que eram membros da uefa no entanto esta organização nunca a reconheceu como oficial e só o fez quando foi ela a organizar a prova e a alargou a todos os seus membros.
    taça inercontinental organizada por 2 confederações regionais membros da fifa no entanto esta organização nunca a reconheceu como oficial e só o fez quando foi ela a organizar a prova e a alargou a todas as restantes confederações regionais.

    ResponderEliminar
  8. joão carlos, foste tu quem escreveu melhor, responder a mentecaptos é uma perda de tempo! Até porque o argumento é de que o Benfica se apressou a ir buscar troféus para se aproximar do nº de títulos do porto depois de perder a dianteira. Ora, nada poderia ser mais falso e depois desta explicação quero ver se mais alguém responde.

    A Taça Ribeiro dos Reis é uma competição oficial, reconhecida pela FPF, o Benfica conta com 3 títulos enquanto corruptos e verdinhos não têm nenhum e, no entanto, não a considerei aqui... não faz sentido!!! Então, com estes 3 títulos passaríamos, sem dúvida, para a frente! Pois mas apesar de ser uma competição oficial e de não ser uma competição de reservas, a verdade é que as principais equipas jogavam sem os principais jogadores porque tomavam a competição como uma oportunidade para rodar jogadores menos utilizados. E assim cai o argumento de quem quer dizer que é o maior apesar de ter menos campeonatos e taças de portugal que são os únicos troféus que verdadeiramente contam para definir o melhor... o resto é conversa de corruptos.

    ResponderEliminar