sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jesus e Eriksson – Opostos?

Ao ver o 131º episódio do programa Vitórias e Património, alusivo à vitória do Benfica em Roma, ante a Roma, na época de 1982/83, a contar para a Taça UEFA, que o Benfica haveria de ser finalista, lembrei-me de comparar essa “gloriosa” época que permanece na memória de todos os benfiquistas com a “malfadada” época que há pouco mais de um mês terminou. Não nos esqueçamos que Jesus é visto por muitos como o culpado desta época falhada e Eriksson como um dos melhores treinadores da história do Benfica, senão o melhor. Concordo com a segunda, não concordo com a primeira.

 A equipa de Eriksson para a época 1982/83

Campeonato nacional

1982/83 - Campeão
30 jornadas, 22 vitórias
7 empates (Casa – Setúbal e Rio Ave. Fora – Alcobaça, Boavista, Varzim, Guimarães e Porto)
1 derrota (Fora – Sporting)

2012/13 – 2º classificado
30 jornadas, 24 vitórias
5 empates (Casa – Braga, Porto e Estoril. Fora – Académica e Nacional)
1 derrota (Fora – Porto)

Observações:
Em 1982/83 o Benfica foi campeão com menor aproveitamento de pontos relativamente à época que agora terminou.
Em 1982/83 não havia um sistema de corrupção e tráfico de influências instalado como existe atualmente em favor do porto.
Não me parece que a prestação da última época tenha sido pior do que a de 1982/83, antes pelo contrário, no entanto, não ganhámos o campeonato ao contrário de há 30 anos.

Competições europeias

Taça UEFA 1982/83 - Finalista
1ª ronda – Betis, Esp – (2-1), (2-1)
2ª ronda – Lokeren, Bel – (2-1), (2-0)
3ª ronda – Zurich, Sui – (1-1), (4-0)
¼ final – Roma, Ita – (2-1), (1-1)
½ final – Univ Craiova, Rom – (0-0), (1-1)
Final – Anderlecht, Bel – (0-1), (1-1)

Liga Europa 2012/13 - Finalista
2ª ronda – Leverkusen, Ale – (1-0), (2-1)
3ª ronda – Bordéus, Fra – (1-0), (3-2)
¼ final – Newcastle, Ing – (3-1), (1-1)
½ final – Fenerbahçe, Tur – (0-1), (3-1)
Final – Chelsea, Ing – (1-2)

Observações:
Não estão contabilizados os jogos da Liga dos Campeões 2012/13.
Em ambas as épocas o Benfica ultrapassou adversários muito difíceis em que se destacam Roma e Leverkusen.
Em 1982/83 o Benfica chegou à final com 6 vitórias e 4 empates. Na última época chegou à final com 6 vitórias, 1 empate e uma derrota.
Em 1982/83 a final foi jogada a duas mãos. Na primeira mão perdemos, fora. Na segunda mão começámos a ganhar com um golo de Shéu aos 30 minutos e o adversário empatou aos 38 minutos por Lozano. Precisávamos de marcar 2 golos para vencer a competição.
Na última época estivemos a perder e empatámos o jogo. O golo da vitória foi marcado já em descontos o que impediu o prolongamento.
Acho que posso dizer, sem grande polémica, que as prestações foram idênticas até porque tanto Chelsea como Anderlecht são das melhores equipas da Europa na respetiva época.

Taça de Portugal

1982/83 - Vencedor
2ª ronda (casa) – Campinense (8-1)
3ª ronda (fora) – Atlético (6-0)
4ª ronda (fora) – Paços de Ferreira (5-1)
5ª ronda (fora) – Leixões (2-1)
¼ final (casa) – Sporting (3-0)
½ final (casa) – Portimonense (2-0)
Final – Porto (1-0)

2012/13 - Finalista
3ª ronda (fora) – Freamunde (4-0)
4ª ronda (fora) – Moreirense (2-0)
5ª ronda (casa) – Aves (6-0)
¼ final (fora) – Académica (4-0)
½ final – Paços de ferreira (2-0), (1-1)
Final – Guimarães (1-2)

Observações:
Na caminhada para a final de 1982/83 tivemos uma deslocação difícil a Leixões e eliminámos o campeão em título Sporting. Na final eliminámos o porto. Na época passada tivemos uma deslocação difícil a Paços de Ferreira que foi amenizada pelo facto da eliminatória ser jogada a duas mãos. Não jogámos com Sporting nem Porto (nem Braga).
A Taça de 1982/83 foi uma competição jogada com mais mérito da parte do Benfica do que a da última época, não só por termos vencido como também pelo nível de dificuldade dos adversários.
Será que se na final de 1982/83 o Porto tivesse marcado um golo marcado em fora de jogo, que tivesse sido validado pelo árbitro, teria conseguido vencer a taça? Nunca saberemos!


Conclusão
Se descontarmos os roubos que sofremos e a corrupção instalada atualmente no futebol português, não vejo como se pode dizer que o falhanço no cumprimento dos objetivos para esta época tenha sido responsabilidade do treinador (ou pelo menos só dele), até porque a forma como o Benfica joga não envergonha nenhum de nós e rivaliza com qualquer equipa do nosso passado. Isto, apesar de algum erros próprios que podem ser corrigidos mas que, certamente, também existiram nos anos de Eriksson.
Por razões óbvias, tenho que dizer que um jogo não são jogos. Refiro-me ao triste espetáculo que demos no Jamor este ano que contrastou com tudo o que foi feito durante o resto da época.

12 comentários:

  1. Enfim, comparar o treinador q mudou mentalidades em Portugal - foi ai q se começou a ganhar eliminatórias europeias fora - com o mestre dos melões. QQ época em q se ganha títulos é melhor q a época passada. Nunca a diferença entre Benfica e porto e os restantes foi tão grande. E com o porto fizemos um ponto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual era a mentalidade dos jogadores do Benfica antes da chegada de JJ? Que resultados passámos a ter em eliminatórias europeias fora? Ganhámos pela 1ª vez na nossa história na Alemanha, e já lá vão duas. Ganhamos (quase) sempre que vamos a França ou a Inglaterra! Até atingimos uma final europeia 23 anos depois!!! E desta vez fomos melhores em campo do que o nosso adversário o que é raro se vires os jogos das finais que jogámos.
      É verdade que os resultados com o porto ainda são insatisfatórios mas são mais equilibrados do que eram antes da chegada do JJ e com arbitragens vergonhosas como a do jogo do ano passado na Luz que lhes deu o título e o da Taça de Portugal no ano anterior. Ainda assim, já ganhámos no porto (que não acontecia há quantos anos?) e já lhes demos 3 na final da taça da liga.
      Ninguém gosta de perder e eu também não mas há que ver o que foi feito de bom e acreditar que conseguimos ser melhores do que eles, árbitros e treinadores de equipas adversárias que nos fazem a vida negra e a eles lhes dão os jogos sem luta, todos juntos.
      Já agora, por curiosidade, quem porias no Benfica em substituição de JJ que nos levasse a lutar pelo campeonato até ao fim, e a finais de taças (portugal, europa e liga)? Porque para vencer é preciso chegar lá! O vitor pereira? o paulo fonseca? o jesualdo ferreira? quem sabe o mourinho? Acho que darias um excelente presidente!!!

      Eliminar
    2. Qq treinador mediano faria o q fez JJ. Um bom treinador faria bastante melhor.
      Estamos a falar do profissional mais bem pago de todos os tempos do futebol nacional q em 4 anos tem um título de campeão. Um treinador q deve tudo ao Benfica por ter ultrapassado José Rachão no ranking de treinadores nacional. Nunca no Benfica um treinador beneficiou de tanta paciência, nunca nenhum treinador teve tanto apoio duma direcção, nunca nenhum treinador teve consecutivamente tanto dinheiro à disposição - e não me venham a falar de vendas: qdo compras bom e caro é mais fácil vender bem.
      E é mentira q os jogos com porto sejam mais equilibrados. Referiste o jogo (1) q ganhamos no porto. Tendo em conta o q aconteceu cá até me custa relembrá-lo. Só falta referir q em 8 jogos p campeonato (casa e fora) temos uma vitória. Uma vitória caseira. E entre muitas derrotas, um humilhante 5-0. É o pior registo de qq treinador q tenha passado na Luz, pq as equipas de JJ não são feitas à base de Mintos e Manducas. Eriksson ganhou uma Taça de Portugal contra o porto em plenas antas.
      Koeman ganhou em casa e fora ao porto na mesma época. Quique empatou lá mesmo com um penalty forçadíssimo deles.
      E relembrando o grande Eriksson, dizia ele numa entrevista q ao intervalo no jogo fora c Betis, em q estávamos a perder. - "perguntei-lhes (jogadores) o q se passava. Disseram-me q estava bem assim, q na Luz virava-mos o jogo. Respondi-lhes q somos melhores q eles vamos ganhar agora e aqui" E saímos de lá com uma vitória.
      Outra mentalidade, outra cultura, outra confiança sem necessidade de se armar aos cucos (mesmo com uma Uefa já ganha - qdo elas eram bem difíceis de ganhar), ou criar conflitos.
      Não estas já cansado das eternas desculpas dos árbitros? Não foi por eles q perdemos no porto nem q empatamos c Estoril. A questão do sistema já havia no tempo do Eriksson (final disputada nas antas!!!!!!) e se fosse por aí então ainda tinham cá o Quique.

      Eliminar
    3. "Qualquer treinador mediano faria o que fez JJ".

      Mais um expert na matéria. E como expert que é só diz asneiras.

      Eliminar
    4. Joao Godinho mais 1 expert
      tipico treinador de bancada..

      Eliminar
    5. João Godinho:

      "Qq treinador mediano faria o q fez JJ. Um bom treinador faria bastante melhor." - Estás, claramente, no campo da esquizofrenia obsessiva!!!

      "e não me venham a falar de vendas: qdo compras bom e caro é mais fácil vender bem." - Não é verdade. Quando o JJ chegou vendeu jogadores por valores nunca antes vistos que já estavam no clube subaproveitados. DiMaria, Coentrão, David Luiz. E continuou a fazê-lo com jogadores que vieram a pedido dele. Lembro-te que as maiores transferências antes de JJ foram Manuel Fernandes (18 milhões, de que só recebemos parte), Tiago (12 milhões) e Miguel (8 milhões). Não se compara. Não tenho dúvidas que o acordo financeiro que o SLB tem com JJ tem sido proveitoso.

      Quanto aos jogos contra o porto, eu disse "É verdade que os resultados com o porto ainda são insatisfatórios" e o que fizeste foi comparar os jogos que fizémos com o porto só para o campeonato porque é o que te interessa, chama-se demagogia sabendo que nas restantes competições ganhámos 3 jogos e perdemos 2. Não interessam?

      "Não estas já cansado das eternas desculpas dos árbitros?" - Só podes estar a brincar!!! Desculpas???!!! Vês os jogos ou só te preocupas em saber o resultado final? Já agora, a final da Taça de Portugal disputada nas antas já estava definida no início da época e não foi decidida porque o porto se qualificou para a final com o Benfica. O que aconteceu foi que o Fernando Martins não aceitou jogar lá a final porque favoreceria o adversário até que o Eriksson o convenceu.

      Fica o registo que não respondeste à minha pergunta. Quem porias a treinar o Benfica que tivesse, de caras, melhores resultados do que o JJ?

      Para acabar, digo-te o que já disse mais em baixo, tenho o Eriksson em grande consideração, está entre os melhores que já alguma vez cá estiveram e a verdade crua é que o JJ não se pode comparar a ele pela questão dos títulos. Dito isto, a minha convicção é que se o Eriksson tivesse agora 32 anos e viesse agora para o SLB, faria, como fez, um trabalho fantástico e ganharia o mesmo que JJ ganhou, quase nada! E tu estarias a dizer dele o que dizes do JJ. E isso é bem espelhado nos resultados, jogo a jogo, dos campeonatos de Eriksson e JJ.

      Eliminar
  2. Muito bem!

    Apesar dos erros, se não existissem esses factores da corrupção, o Benfica tinha ganho os 4 anos com o JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos 3 de caras e com avanço. Acredito que quando o vilas boas esteve lá teria sido difícil, teria sido até ao fim, mas podia ter dado para qualquer um dos lados.
      Já para não falar que teríamos tido melhor forma de gerir o esforço nas competições europeias em fases mais avançadas, como este ano ou no primeiro ano dele.

      Eliminar
  3. Pode-se dizer o que se quiser. Para além de todos os anos serem diferentes e num ano ter-se sido melhor com 3 derrotas do que noutro sendo invicto (vide o Vitinho que terminou invicto .....) a verdade é que é nos momentos decisivos que se vêm os ganhadores: apesar dos árbitros .... o que se passou com o Estoril? No Marítimo não se ganhou à rasca e com sorte? E o por-se à defesa a mais de vinte minutos do fim, no antro, ao colocar o pouco rodado Roderick» etc, etc, etc. Não há comparações!

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que num país decente já seriamos campeões antes de receber o estoril. E quanto ao marítimo, é verdade que ganhámos à rasca mas não te estás a esquecer que o porto perdeu lá pontos pois não? É que os adversários também jogam!
    Quanto ao jogo do porto, também não foi do meu agrado (a exibição) mas não deixa de ser verdade que eles não tiveram oportunidades de golo para ganharem o jogo, ou seja, o jogo não prestou mas eles é que tinham que ganhar e fizeram menos do que nós!!! Se o remate do kelvin tivesse passado ao lado o JJ era o melhor do mundo? ou teria sido o treinador que meteu o porto no saco? Resumir uma época a um golo nos descontos dá nisto!
    Quanto a comparações, apesar do título, a ideia foi fazer ver que uma época apelidada de estrondoso falhanço foi, em resultados de jogos, até ligeiramente melhor do que outra considerada gloriosa, e bem pela dobradinha conquistada. Dá para meter as coisas em perspectiva e se a isso adicionares as condicionantes atuais para o Benfica, então, acho eu, chamar nomes ao JJ é comlpetamente despropositado!

    ResponderEliminar
  5. Sim opostos porque um é um treinador ganhador o outro não como fica bem exemplificado nas duas épocas em comparação um ganhou dois dos três títulos que estavam em disputa no fim enquanto outro não ganhou nenhum desses três ainda assim convém analisar melhor cada uma das competições.

    campeonato- em 82/83 o treinador apenas tem 14 jogadores de grande qualidade secundado por mais 4/5 de qualidade aceitável tínhamos qualidade mas não quantidade, com a agravante de a equipa ter muitas lesões e muito prolongadas, no outro lado os nosso mais directos adversários tinham qualidade e quantidade, se é verdade que o sistema ainda estava no seu inicio no entanto somos prejudicados a nossa única derrota surge de um penalty que não existe e no empate contra o rio ave é permitida uma dureza extrema que muito contribuiu para o empate, aliás vários foram os jogos onde isso aconteceu principalmente na 1ª volta no entanto sem reflexos no resultado, quanto aos nossos mais directos adversários não sendo tantas vezes beneficiados o foram algumas vezes por exemplo contra o estoril penalty inventado, que falharam, e expulsão ainda assim só empataram e benesse no jogo em casa contra nós em que lhes é poupada no fim uma expulsão.
    Em 2012/13 claramente tínhamos qualidade e quantidade ainda que com alguns desequilíbrios a que o treinador não é de todo alheio mas claramente tínhamos muito melhor plantel e equipa que o nosso adversário directo.

    competições europeias- aqui claramente o paralelismo faz todo o sentido não só pela dificuldade dos dois percursos e seus resultados como pelo resultado e desfecho final aqui estamos de acordo.

    Taça- como bem evidenciaste em 82/83 o percurso até à final foi muito mais difícil a que se soma a final com o segundo classificado do campeonato isto em contraponto com um percurso acessível este ano e a final contra o sétimo classificado e se a isto somarmos que no mais difícil ganhamos e no mais fácil perdemos isto já queria dizer muito mas não se fica só por aqui, referiste e bem que este ano o primeiro golo foi em fora de jogo verdade e influenciou em muito o desfecho final mas olha que ir jogar a final na casa do nosso adversário não fica em nada atrás desse episódio muito pelo contrario.
    apenas um apontamento o presidente fernando martins recusava-se a jogar a final da taça no campo do adversário mas só o aceitou fazer depois de eriksson lhe ter dito para aceitar o local do jogo porque iramos lá ganhar, acho que é esclarecedor.

    ResponderEliminar
  6. Nem por isso. A cor do cabelo é quase igual.

    ResponderEliminar