segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ai, o rigor histórico SL Benfica!

Espero que a informação no Museu Cosme Damião seja mais rigorosa que a disponibilizada hoje, pelo SL Benfica, neste curto vídeo:

O atleta olímpico Francisco Lázaro não era atleta benfiquista. Pelo menos não o era quando competiu nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, nessa altura era atleta do Lisboa Sporting Clube. Foi atleta do SL Benfica no ano de 1911.

O Museu está prestes a ser inaugurado, após tantos anos e tanto trabalho de investigação, espero que o trabalho tenha saído bem feito.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Não percebi o contexto do comentário, mas sei como se escreve foda-se.

      Eliminar
  2. Ricardo, achas que seria normal, daqui a 100 anos, o porto dizer que o seu atleta Nelson Évora foi campeão olímpico só porque representou o porto antes de efectivamente ser campeão olímpico? Não faria sentido como não faz sentido o que é apresentado na peça!

    ResponderEliminar
  3. A falta de rigor nestas situações históricas não são nada bonitas e não abona nada em favor dum grande clube como é indiscutivelmente o S. L. e Benfica.

    Porém, no tocante à famosa questão da fundação, também aí há uma grande falta de rigor e o tal querer ser antes de tempo…

    Enfim, é a tal situação que uma mentira repetida até à exaustão passa a ser verdade…

    Orlando Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar da fundação do clube? Não há qualquer falta de rigor aí!!! O Sport Lisboa foi fundado em 1904 com o intuito de ser um clube de futebol. Para atalhar problemas financeiros e ter um campo para jogar, fundiu-se, em 1907, com o Grupo Sport Benfica, um clube de ciclismo fundado em 1906, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica. Isto é mais do que público e assumido pelo clube, onde está a falta de rigor?
      Sendo o SLB eminentemente um clube de futebol, a sua génese é precisamente aquele grupo de rapazes da Casa Pia que fundou o clube em 28 de Fevereiro de 1904.

      Eliminar
    2. Caro Filipe,

      Bom, no mínimo falta de rigor, para não lhe chamar outra coisa mais feia…

      Vamos lá ver se consigo demonstrar o quanto está errado. Todavia, se estiver perante um adepto ou sócio “doente”, ferrenho ou fanático, dificilmente, para não dizer impossível fazer tal demonstração. Porém, já não é o primeiro, nem será o segundo, felizmente já muitos amigos meus benfiquistas não gostaram nada de saber que esta história da fundação do seu clube está (actualmente) mal contada no Sítio oficial do clube...

      Mas ela já esteve bem contada e patente durante algum tempo na página oficial do clube. Foi aí, nesse local insuspeito, que eu fiquei a saber a verdadeira história da fundação do Sport Lisboa e Benfica. O Filipe já resumiu muito sinteticamente a história, mas se ler e vir atentamente as folhas que estão neste endereço:

      https://plus.google.com/photos/106331319411978555903/albums/5910415293356730385?authkey=CIj0qdnHko-38wE

      vai ver que não é bem assim. Se não vejamos:
      As primeiras três páginas foram retiradas da tal página oficial do clube, como se pode ver pelo logotópico das folhas e no rodapé das mesmas. Em 2004, pelo menos, havia uma pasta da história do clube dividida em várias informações entre as quais a da fundação, que por sua vez estava dividida década a década começando pela fundação e o período de 1904/1908.

      Ora, se vir na página dois, no segundo parágrafo da página e último do período referido, começa-se a perceber como o Sport Lisboa esteve quase a desaparecer, ficando inclusivamente reduzido a 30 sócios, e surge uma agremiação desportiva: Sport Clube de Benfica, onde existiam sócios que eram jogadores do Sport Lisboa.

      Na mesma página, no parágrafo três…

      No período seguinte, 1908/1916, Os primeiros tempos, fica-se a saber que havia uma forte crise social no país e o Sport Lisboa voltou a enfrentar outra crise, talvez a maior depois da sua fundação e intensificam-se os contactos com a tal agremiação desportiva de Benfica, clube que era vocacionado para o atletismo e ciclismo. Assim, em 13/8/1908 (do meu ponto de vista, esta é a verdadeira data de nascimento do Sport Lisboa e Benfica) o Sport Lisboa muda o nome para Sport Lisboa e Benfica, por sugestão de Félix Bermudes, após ABSORÇÃO do Sport Clube de Benfica.

      Ainda na mesma página…

      Repare que no quarto parágrafo da página, segundo do período, fica-se a saber que o Sport Clube de Benfica, ao contrário do Sport Lisboa que não tinha nenhuma infra-estrutura, a não ser cinco equipas de futebol, que não eram tão boas assim, pois com tão poucos clubes na época, ficou em 3º lugar na liga de futebol, dizia eu, o Sport Clube de Benfica não só tem uma sede, um campo de jogos, 246 sócios e, sobretudo, os dirigentes são pessoas da elite de Benfica, com algum poder económico e social! E foi ABSORVIDO, imaginem se não tivessem nada, eram triturados…

      Antes de passar a outras considerações, realço que nas duas outras páginas, retiradas em 16/10/2010 do Sítio oficial do clube, pode ver-se que continua a página da fundação, e na coluna à direita há a tal pasta com os ficheiros década a década. Porém, na página seguinte o tal período esclarecedor de 1094/1908 esfumou-se! Porque seria?...

      Orlando Duarte

      Continua…

      Eliminar
    3. Continuação...

      Do meu ponto de vista, uma coisa é evidente, houve uma fusão, chamem-lhes o que quiserem, de entidades, agremiações ou clubes, mas ninguém pode desmentir tal facto, houve uma fusão! Também lhes podem chamar de integração, junção, o que quiserem, mas partir daqui é tudo uma questão de bom senso e de alguma seriedade. Valores que outros dirigentes e clubes tiveram. Como por exemplo, o Atlético Clube de Portugal, que nasceu da fusão do Carcavelinhos e do União. Ou do Clube Oriental de Lisboa, que nasceu da fusão do Chelas, Marvilense e do Fósforos.

      Ainda do meu ponto de vista, não vale a pena argumentarem que sendo o Sport Lisboa eminentemente um clube de futebol, e que a sua génese é precisamente aquele grupo de rapazes da Casa Pia que fundou o clube em 28 de Fevereiro de 1904, que Sport Lisboa tinha uma grande equipa de futebol (que não tinha com já vimos, pelo seu 3º lugar na liga ), que o Sport Clube de Benfica não tinha actividade desportiva, (não é verdade, tinha ciclismo e atletismo. E se tinha campo de jogos, porque não ter uma equipa de futebol?), que as camisolas e calções continuaram da mesma cor, que ao emblema foi “só” acrescentado uma simples, mera e insignificante roda de bicicleta, que a divisa “E Pluribus Unum” se manteve, que os clubes nem eram rivais, que houve um acordo entre os clubes para que a data permanecesse a do Sport Lisboa, mas eu insisto, do meu ponto de vista, houve uma FUSÃO!

      Também não vale a pena argumentarem que o Sport Lisboa não foi o único clube a mudar de nome, dando como exemplos o Real Madrid, Manchester United, Milan AC, Feyonoord, Atlético de Madrid, Newcastle, Inter de Milão ou o Parma, porque, é um facto que estes clubes mudaram ou fizeram alterações no nome, alguns até mais que uma vez, mas nenhum resultou da tal junção, integração, anexação, assimilação ou a famosa ABSORÇÃO!


      Orlando Duarte

      Eliminar
    4. Orlando, nada do que diz contrapõe o que o Filipe disse... A sua interpretação é muito pessoal, está a opinar contra a história que sempre foi assumida no Sport Lisboa e Benfica desde a absorção, a fundação SEMPRE foi a 28-02-1904.

      O documento que apresenta não traz nada de novo, nem contrapõe a data de fundação.

      Eliminar
    5. No início da minha mensagem comecei por dizer que é muito difícil fazer ver a realidade e a verdade aos sócios ferrenhos…

      A fundação do Sport Lisboa foi SEMPRE a 28/02/1904, mas a fundação do Sport Lisboa e BENFICA foi em 13/08/1908, aquando da FUSÃO dos dois clubes. Tal como o Atlético e Oriental, como é referido na mensagem. Tão simples quanto isso.

      Mas se assim não é, será possível explicar-me o porquê da alteração e retirada da primeira década da história do clube na página oficial do clube?

      Orlando Duarte

      Eliminar