sexta-feira, 19 de julho de 2013

Imprescindível só Eusébio!

No início da época passada vários de nós atirámos a toalha ao chão com as saídas de Javi Garcia e Axel Witsel. A verdade é que Matic e Enzo fizeram uma dupla infernal e se Matic já se percebia que tinha muita qualidade, Enzo foi uma surpresa por ter feito birra na época anterior e por estar deslocado da posição que nos disseram que era a sua de raiz, chegado à linha do lado direito.
Relembrei este episódio para falar um pouco daquilo que é a minha perspetiva sobre o plantel que se começa a formar e quais os jogadores mais importantes. A importância de um jogador num desporto coletivo vai muito além do que é a sua capacidade para pegar na bola e fintar meia dúzia de adversários, levantando o estádio.
Vamos então a nomes:

Artur Morais – Para muitos foi o responsável pelos desaires da equipa, eu não concordo. Acho que é o primeiro bom guarda redes que temos desde Enke mas também acho que não é nenhum Preud-homme ou Bento. É possível encontrar tão bom ou melhor. Não é imprescindível.

Ezequiel Garay – É um defesa central de uma qualidade imensa, não só na marcação como nas dobras, pela velocidade que tem, mas também na capacidade para sair com a bola jogável e executar passes longos. Com estas características complementa na perfeição o capitão Luisão. É ainda novo e, com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, muito apetecível. Pelo que vi de Lisandro López, parece-me que temos jogador ao nível do seu compatriota. Garay não é imprescindível (e parece já estar vendido).

Luisão – Há mais de meia dúzia de anos que é o esteio da defesa encarnada. É um bom jogador, muito forte na marcação e no jogo aéreo defensivo. Soube evoluir no que era o seu aspeto mais negativo, sair a jogar com a bola nos pés e passes longos para ninguém. Agora não faz nenhum desses erros, passa a bola a quem sabe cumprir essas tarefas. A sua maior virtude é ser uma voz de comando dentro e fora de campo. Um líder. Um capitão como não havia desde Bento ou Humberto Coelho (sem comparações). Seria possível de substituir mas difícil. É imprescindível pela liderança natural na sua personalidade.

Maxi Pereira – Um exemplo de combatividade, vontade de ganhar e dinâmica. É bom jogador mas o extremo pendor ofensivo e a falta de velocidade deixam-no, por vezes, sem andamento para alguns adversários. As duas últimas épocas foram algo irregulares. Por já ter 6 anos de Benfica é daqueles jogadores que “faz o balneário”. Não gostaria nada que saísse mas poderíamos encontrar tão bom ou melhor, pelo menos em termos de jogo jogado. Não é imprescindível.

Nemanja Matic – Tornou-se o jogador que todos dizem ser o melhor do plantel e não é por acaso que foi eleito o melhor jogador do campeonato e se fala de meia Europa atrás dele. Tem altura, dinâmica, é bom com a bola nos pés, muito pressionante, posiciona-se de forma excelente e só tem 24 anos! Vai sair do Benfica, senão este ano, no próximo. Seria titular em quase todas as equipas do mundo. Não o conseguiríamos substituir por ninguém melhor e mesmo alguém tão bom que nos fizesse esquecê-lo seria muito difícil. Pelo valor de mercado que tem, não pode ser imprescindível porque o modelo de negócio do Benfica assenta nisso mesmo, vender os melhores. Resta ao Benfica colocar na sua posição alguém que faça um bom trabalho sabendo que seria um milagre arranjar-mos alguém tão bom ou melhor.

Enzo Pérez – Típico jogador à Benfica. Muita dinâmica, muita vontade, muita raça, muita força e muita qualidade nos pés. Por já ter 27 anos não terá um valor de mercado muito elevado. Será o jogador ideal para aguentar o meio campo quando Matic sair e, pela sua atitude, poderá vir a ser uma referência da equipa. É imprescindível.

Nico Gaitán – Tem magia nos pés. É claramente o jogador mais criativo dos que proveem da época anterior e o golo ao Sporting, que continua bem vivo na nossa memória, é prova disso. É rápido e explosivo. O ano passado foi muito marcada por uma lesão que lhe “roubou” a primeira metade da época. É, no entanto, um jogador inconstante, capaz do melhor e do pior (às vezes parece alheado do jogo). Tem uma tendência irritante para se agarrar muito à bola e com isso comprometer a equipa. Não é imprescindível e está na hora de ser transferido para render alguns milhões... que já vai sendo difícil alguém pegar nele.

Eduardo Salvio – Um portento de força, explosividade, dinâmica e verticalidade. Um desequilibrador nato, não pela qualidade técnica em dribles mas pela velocidade com que pauta o jogo. Não parece ter substituto na equipa (Rojas deverá ir para a B e Markovic rende mais no meio) pelo que, se for vendido terá que ser substituído com alguém vindo de fora. Uma das diferenças mais claras da equipa do Benfica relativamente ao porto é o facto dos jogadores do porto parecerem ter mais força, algo que pode ser decisivo, nomeadamente na Europa. Ora, Salvio (juntamente com Enzo) é dos pouco que tem força de sobra e difícil de substituir à altura. É imprescindível mas sairá de certeza, tal como Matic, senão este ano, no próximo.

Oscar Cardozo – Confesso que não sou um adepto das características do paraguaio. Gosto de jogos rápidos e dinâmicos e Cardozo é a antítese disso. Também é pouco combativo tanto no jogo aéreo como com a bola nos pés. Já para não falar nos casos de indisciplina! No entanto, tem marcado muitos golos e nisso tem sido consistente, de tal forma que ninguém se lhe compara nos últimos anos. Ainda assim, há que aceitar que muitos desses golos são um reflexo da qualidade e pendor ofensivo da equipa o que ficou provado na época passada com a prestação goleadora de Lima. Parece-me que Lima ou Rodrigo apoiados por Markovic ou Djuricic terão qualidade e golos para levar o Benfica onde queremos que esteja. Não é imprescindível (aliás, parece que já está vendido!).

Lima – Ao contrário do anterior, aprecio muito as características de jogo de Lima. Rápido, com força, com faro de golo mas também com capacidade para municiar outros colegas em melhor posição de marcar. Acho que é possível ao Benfica encontrar mais jogadores com a sua qualidade mas já faz 30 anos e, a ser vendido, não renderia, em euros, o seu valor em campo. Rodrigo tem características muito idênticas a Lima mas na hora de finalizar ainda tem muito que evoluir. Lima é também importante para fazer evoluir Rodrigo. Com a saída de Cardozo passa a ser o único selo de garantia de golos no plantel. É imprescindível.



Resumindo, com cerca de 100 jogadores com contrato profissional e cerca de 30 no plantel principal, há, na minha opinião, quatro que são imprescindíveis e um deles poderá ser vendido antes do fim de agosto, Salvio.

18 comentários:

  1. Sim, o Cardozo não presta, bom é o Lima...um portento de golos.
    Realmente o meu clube tem o que merece....e vamos andar assim durante mais anos a ver os corruptos a ganhar...Porque eles não facilitam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho um piadão ser agora politicamente incorrecto não se gostar das características do cardozo!!! Temos todos que gostar do homem!!!
      Ficas a saber que o Lima marcou mais golos do que o cardozo no campeonato passado e jogando numa posição de municiador do paraguaio. Se cardozo representa golos o que é que isto diz de Lima?
      No mês de Janeiro, em que Lima pode jogar mais vezes na sua posição de raiz, ponta de lança, marcou 8 golos o que mostra que no que respeita à característica positiva mais fundamental do paraguaio, marcar golos, estará bem substituído. Quanto ao resto nem se fala! Lima não é conflituoso, é rápido, lutador e bem melhor com a bola nos pés. Ah, e sim, é um portento de golos, marcou 30 esta época e tem marcado sempre muitos em Portugal.

      Vê os jogos e não as estatísticas, e se vires nos estádio ainda percebes melhor!

      Eliminar
  2. pois, atirámos a toalha ao chão... e descobriu-se enzo e matic... só n descobrimos foi títulos! mais uma vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá não se falou disso neste post!!! Falou-se de jogadores, das suas características (algumas) e de que forma podem ser mais ou menos importantes para a época que aí vem!!!
      Percebo a tua frustração, também não gosto de perder mas...

      Eliminar
  3. Gaitán para vender? Não brinquem comigo. Por mais irregular que possa ser, é um craque, e um craque é sempre imprescindível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um grande fã do Nico, sempre fui desde que chegou, não tenho dúvida que é craque e acho que a 1ª temporada dele no Benfica foi a melhor. O que digo é que é inconstante, pelo menos tem sido, talvez por problemas físicos. Parece estar muito melhor neste arranque de época. No entanto, é sabido que o modelo de negócio do Benfica prevê a saída de jogadores para render €€ que paguem planteis mais equilibrados, é nesse sentido que digo que não é imprescindível. Não fosse isso e, por mim, ficávamos com todos os que falei no post.

      Eliminar
  4. Se cardozo sair e ainda tenho esperança que não saia temos de contratar outro avançado para o seu lugar porque lima é bom em muitas coisas mas não é tão bom noutras, em casa marca poucos golos e tem muita dificuldade contra equipas muito fechadas, e na europa o ano passado foi simplesmente péssimo, apenas marcou 2 golos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como deves ter percebido, não partilho da tua opinião nem em relação a um nem ao outro. Acho que o Lima vai partir tudo este ano e não precisamos de mais ninguém mas a verdade é que esta vai ser a 1ª época sem Cardozo (a confirmar-se) desde há largos anos e ninguém sabe ao certo qual será o resultado. O que me interessa é que o Benfica ganhe, seja o Lima ou qq outro a marcar!

      Eliminar
    2. Aquilo que eu disse do lima não é uma opinião são factos:
      Lima em casa marcou 14 golos contra os 16 fora de casa, dos 14 em casa apenas 2 foram o primeiro golo da equipa, 4 foram o segundo e 8 foram o terceiro ou mais (marca pouco e é pouco decisivo marca sobretudo quando os jogos já estão decididos) por contraponto aos golos fora marca mais e são decisivos com 8 primeiros, 7 segundos e 1 terceiro ou mais (por comparação cardozo em casa fez 7, 7, 6 e fora 6, 4, 2)
      Lima competições europeias marcou 2 golos em 629 minutos em contraponto a cardozo que marcou 9 golos em 788 minutos.
      Lima não vai marcar muito mais golos que este ano já que ele foi o atacante que mais minutos jogou e para o ano não irá jogar muitos mais, ira marcar mais 6/7 golos que são os penalties, se os conseguir marcar, que o cardozo marcou enquanto esteve em campo.
      De facto não interessa quem marca os golos interessa é marcar e ganhar mas para isso é preciso ter avançados para todas as situações e não só de um tipo.

      Eliminar
    3. Jackson, Falcao, Lisandro, McCarthy, Derlei, Jardel, até Pena foi o melhor marcador do campeonato!!! Estes foram alguns nomes que me vieram à cabeça de avançados com características diferentes que não precisaram de complemento para ganhar campeonatos (por complemento refiro-me a um 2º avançado e não a outras coisas que sabemos que existem!). Isto para dizer que, na minha opinião, não precisamos de jogar com 2 goleadores em simultâneo. Ainda no que respeita ao teu último parágrafo, e como disse no texto, não me agradam as características de jogo do Cardozo (sem deixar de destacar o óbvio, marca golos). Independentemente da estampa física, gosto de jogadores mais móveis, mais combativos, mais rápidos e explosivos e com mais força naquela área do campo.

      Quanto à estatística que apresentas, não te esqueças que, na grande maioria desses jogos, Cardozo foi o ponta de lança enquanto Lima foi o 9,5 (como JJ gosta de dizer), ou seja, com mais preocupações em vir procurar jogo tanto nas alas como mais atrás ao centro para municiar quem estava fixo na área. No mês de janeiro Lima jogou a ponta de lança na maioria dos jogos, vai ver a estatística desse mês por comparação.

      Quanto ao Cardozo, há 2 aspectos em que evoluiu de épocas anteriores para esta. Começou a ganhar algumas bolas de cabeça vindas do GR ou da defesa. Era aflitiva a forma como nem se fazia às bolas antes. Talvez a concorrência no lugar tivesse sido catalisador! E, se não me engano, não falhou nenhum penalti este ano ao contrário de anteriores. Ainda assim, não passa da minha opinião. Ao contrário do que dizes, sem experiência não há factos e se Cardozo sair e Lima for o ponta de lança apoiado por Markovic, Djuricic ou outro, aí poderás tirar conclusões baseadas em factos.

      Eliminar
    4. 1-em nenhum lado me viste dizer que temos que jogar sempre com dois pontas de lança, ainda que este treinador em casa na maioria dos jogos o ira fazer, mais eu quando disse que precisávamos de outro ponta de lança com características diferente não disse que ele tinha de jogar acompanhado. Ainda assim a título de curiosidade o Cardozo jogou 413 minutos, sem a companhia de Lima, Rodrigo ou Kardec, marcando 5 golos nenhum deles de penaltie com uma media de 1 golo a cada 83 minutos.
      2- os exemplos que deste não se podem aplicar aos nossos jogadores já que a nossa equipa jogou e vai jogar com tácticas diferentes, de referir nos casos que apontas que algumas vezes até jogaram com três avançados, de referir que até mencionas um caso de um avançado que de móvel não tinha nada pelo contrario e até tinha muitas semelhanças com o cardozo.
      3- Lima jogou 1.625 minutos a ponta de lança, dos 3.496 que jogou no total, 46,5% do tempo a segundo avançado jogou 53,5% o que não me parece que seja assim uma grande maioria de jogos como dizes.
      4-Mesmo só considerando os números de lima ao ponta de lança deixando de fora os que jogou como segundo avançado e comparando-os com os de cardozo temos:
      Cardozo em casa marca a 81 minutos e a cada 120 minutos fora, lima marca em casa a cada 93 minutos (com apenas 1 a ser o primeiro golo da equipa, 2 segundos e 4 terceiros) e fora a cada 108 minutos (com 5 a ser o primeiro golo da equipa, 4 segundos e 0 terceiros) confirmando aquilo que eu disse tem dificuldades em casa e contra equipas fechadas sendo excelente em casa quando as equipas dão mais espaço quando o resultado se começa a avolumar e principalmente fora onde tira muito bem partido de mais espaço que a equipas nos dão.

      Eliminar
    5. Caro JC (este acrónimo assenta-te que nem uma luva tendo em conta esse síndroma de portador da verdade suprema!!!), a estatística é uma ferramenta muito poderosa, de tal forma que nos permite apresentar a mesma realidade da forma que melhor nos convém (para isso basta ver que não isolaste a estatística de janeiro). É claro que se eu, com a minha barriguinha, entrasse em campo para o lugar do Cardozo, a 12 minutos do fim dum jogo contra uma equipa da 4ª divisão na 1ª eliminatória da Taça de Portugal correria o risco de marcar um golo, tendo em conta o valor do resto da equipa que joga para mim. Com isto, ias espalhar aos 7 ventos que o Benfica tem uma "jovem" promessa (eu) que marca um golo a cada 12 minutos. Ora, isso seria um pouco absurdo para qualquer pessoa que me tivesse visto jogar. A redução ao absurdo é outra ferramenta poderosa mas, como deves ter reparado, também ela pode ser enviesada, neste caso carregada de demagogia. Isto tudo para dizer que o que conta é a performance do jogador tanto no campo como fora dele (disciplina, carácter, etc..), as suas características, a forma como o treinador tira delas proveito, a forma como se encaixam no modelo de jogo, etc.. A estatística serve para perceber pequenos pormenores e actuar sobre eles, não para retirar daí conclusões de fundo. Se releres o que escrevi sobre os jogadores verás que me mantenho fiel a esses princípios com os quais podes ou não concordar. Tal como não julgo o Cardozo "apenas" pelos golos que marca (aceitando que é uma característica de grande valor) também não julgo JJ pelos títulos (é sem dúvida o melhor treinador que tivemos nos últimos 20 anos porque agora jogamos melhor) nem pela mesma razão o presidente (que ficará na história como um dos melhores de sempre). Basta ter os pés assentes na terra e olhar para o que está a ser feito para compreender, mas se olhares apenas para a estatística ficarás com informação parcial.

      Posto isto:
      1 - Tens razão, não disseste. O Aimar e o Gaitán tb contam para os 413 minutos tendo em conta que fazem a posição com as mesmas funções. As características são diferentes, claro, mas isso não vem na estatística!
      2 - Pois era precisamente isso que queria dizer. Com características diferentes pode jogar de forma diferente. Espero que não estejas a dizer que o Jardel era semelhante ao Cardozo porque isso seria de morrer a rir!!! Não me digas que foste ver a estatística da altura em cm?!!!
      3 - Acreditando nos números de que falas (e acredito), tens razão, não é uma grande maioria mas a verdade é que as características do Lima "exigem" que jogue a ponta de lança e não a segundo avançado (até tem sido bem óbvio nesta pré época) e mesmo assim vê o que fez, o rendimento que teve em campo, os golos que marcou, etc..
      4 - Parece-me que estás a comparar 46,5% do tempo de Lima em jogo contra a totalidade do tempo de Cardozo, ou seja, parte dos golos de Lima contra todos os de Cardozo. Ainda que seja representativo (e pode não ser visto que este tempo ainda se divide por jogos em casa e fora) continuo a dizer que não é apenas com base nisto que podes tirar conclusões sobre o tipo de jogadores que o Benfica precisa. Não consideraste, entre muitas outras coisas, qual o nível de dificuldade das equipas contra quem o Lima jogou fora e em casa neste tempo parcial, isto para não falar no Cardozo visto que jogou a maioria dos jogos da equipa. Mais uma vez, quando olhas só para um parâmetro, por muito que te agrade, não verás toda a realidade.

      Só digo mais isto, que é o único argumento que considero totalmente válido, deixemos correr uma época com o Lima a ponta de lança e daí poderemos tirar algumas conclusões mais factuais, ressalvando que todas as épocas são diferentes. Como te disse, acredito que o Lima se vai sair melhor mas, como é óbvio, isto não são factos!

      Eliminar
    6. Se reparaste eu no meu segundo comentário não peguei em nenhuma amostra de ninguém falei de números totais, portanto não peguei em números que me interessavam foi só para dar resposta ao teu argumento de que lima tinha jogado a grande maioria a segundo avançado, e que vimos que não foi bem assim, que eu só utilizei parte desses números para os comparar com o total do lima e verificar assim se alterava alguma coisa daquilo que disse o que se viu que não continua a ser o melhor em jogo fora, melhor fora do que em casa e em casa marca sobretudo quando o marcador já se avoluma.
      Eu não mostrei os números que me interessam alias se verificares os numero a ponta de lança são melhores do que aqueles que ele tem como segundo avançado, se fosse minha intenção colocar números parciais que interessavam tinha escolhido só os números das competições europeia onde cardozo jogou 788 minutos e marcou 9 golos e lima jogou 629 e marcou 2.

      1-neste caso eu peguei numa amostra pouco representativa mas por ser pouco representativa é que eu disse “por curiosidade” isto porque tu é que falaste em avançados que não precisaram de complemento para ganhar campeonatos deixando implícito que cardozo só podia jogar com o tal segundo avançado e no caso nem aimar nem gaitan ou o carlos martins são esse complemento de serem segundo avançado, depois lima quando jogou a ponta de lança muitas vezes teve o apoio de rodrigo, de aimar ou de gaitan.
      2- eu não disse que jardel era semelhante ao cardozo disse que tinha muitas semelhanças com cardozo, ambos pouco moveis, não defendem muito, pouco jogo faziam com a equipa, poucas ou nenhumas desmarcações, são essencialmente ratos de área isto em contraponto aos restantes avançados que referiste que eram quase todos a fotocopia uns dos outros com diferentes graus de qualidades.
      3- mais uma vez eu não disse nunca que o lima tinha de jogar a segundo avançado ou até que o lima fosse melhor a segundo avançado que ponta de lança que de facto não é, o que eu disse e digo é que lima é bom para determinados jogos/adversários e não é tão bom para outros onde é necessário outro tipo de avançado com outras características diferentes das de lima e rodrigo.
      4- estamos a falar de 1625 minutos ou seja 18 jogos de noventa minutos se não achas que podemos tirar conclusões de uma amostra deste tamanho, se reparares eu também dividi os golos de cardozo por fora e em casa portanto não será por ai, depois não analisei o grau de dificuldade dos jogos do lima como não o fiz para o cardozo, depois “isto para não falar no Cardozo visto que jogou a maioria dos jogos da equipa” se estas a dizer que cardozo jogou mais tempo que lima não corresponde á realidade lima jogou mais tempo que cardozo.

      Eu nunca disse que cardozo é melhor que lima ou vice-versa porque isso depende dos gostos e de uma avaliação que vai muito para alem só dos golos (só um aparte por exemplo quando cardozo não esta em campo a equipa recua muito para perto da sua a área então no caso do rodrigo é por demais a equipa defende muitas vezes em 2/3 do terreno no caso do lima não recua nem tanto nem tantas vezes mas ainda assim mais que quando joga o cardozo), o que eu disse é que nós como equipa precisamos, caso cardozo saia, de ter um tipo de avançado diferente daqueles que já temos lima e rodrigo, avançados muito similares, alias eu não acho que todos os nossos avançados tenham de ter as mesmas características devemos ter avançados para todas as situações que se apresentam durante a época.
      O que eu digo e suporto-me nos números para o dizer é que temos que ter avançado com características diferentes das de lima porque lima tem melhores números em determinados jogos, melhores que cardozo inclusive, mas piores noutras onde é necessário ter outro tipo de avançado se não queres ver isso é contigo.

      Eliminar
    7. Quanto aos números de Janeiro que pedes do lima em casa jogou 102 minutos como segundo avançado e marcou 1 golo, jogou 86 minutos como ponta de lança e marcou 2 golos fora jogou 157 minutos como segundo avançado e marcou 3 golos e como ponta de lança jogou 232 minutos e marcou 3 golos.

      Eliminar
    8. Aproveitei para ler todos os teus comentários para me situar melhor porque isto já vai extenso. É verdade que nunca disseste que deveríamos jogar com dois PL em simultâneo, apenas que deveríamos acautelar todo o tipo de características de jogadores dentro do plantel. Não posso discordar do principio mas a verdade é que o Kardec nunca foi opção para o JJ quando o Cardozo não podia jogar. E se Cardozo ia embora porquê despachar também o Kardec se têm características semelhantes? A resposta é que JJ não está à procura disso.
      Mas independentemente das escolhas de JJ, o que sempre tenho dito é que um jogador lento e sem garra está a mais no futebol actual. Mas ele responde com golos, em volume total e em média! O que, na minha opinião o Lima mostrou este ano é que, um bom jogador, independentemente das suas características e tendo em conta o volume ofensivo da equipa (em quantidade e qualidade) vai sempre ser um goleador. Até digo mais, a equipa do Benfica é, hoje em dia, um céu de oportunidades para qualquer avançado centro de qualidade.

      Quanto ao Jardel ser semelhante ao Cardozo, acho que é absurdo. O Jardel era muito mais móvel e rápido a executar para além de que não marcava golos de cabeça apenas quando os defesas falhavam a marcação, saltava mais alto e ganhava muitas vezes (para não dizer quase sempre) no jogo aéreo. Na minha opinião só são comparáveis em altura!

      No 4 o que te disse é que, da parte dos jogos do Lima que estás a considerar (nem metade), ainda tens que subdividir em 2 grupos, casa e fora, sendo que não é linear que essa divisão seja pelo meio. Não sendo (se não for), poderá não ser representativa, num dos grupos, para comparação com a totalidade dos jogos do Cardozo (casa ou fora). O mesmo no que respeita ao grau de dificuldade porque não estás a comparar a totalidade dos jogos, embora aqui haja mais subjectividade aceitando que não é o mesmo jogar com o porto ou para a europa do que jogar com o moreirense ou setúbal.

      Volto a dizer que a estatística é importante mas é quando dizes que que te suportas nos números para dizer que temos que ter avançados com características diferentes que não concordo contigo. Para já porque, mais uma vez, podes fazê-los "dizer" praticamente o que quiseres mas principalmente porque a última temporada do Lima, e da equipa, não é comparável à que aí vem precisamente pela saída dum jogador com as características do Cardozo (a confirmar-se) e se não é comparável de pouco te servirão os números se não para comparar a época anterior com a que aí vem à posteriori. Esperemos que não tenhas razão mas se tiveres podes vir aqui martelar-me e dizer que tu é que sabes e eu sou um burro que não percebo nada de números!

      Eliminar
    9. Ah, o Lima marcou 9 golos num mês? Parece-me bem!!! Tendo em conta que janeiro teve 4 fins-de-semana e muitos jogos a meio da semana (serve isto para considerar algum cansaço acumulado) não é nada mau!

      Eliminar
    10. Sobre o Kardec apenas algumas considerações primeiro ele já tinha sido descartado pelo treinador, e o que temos mais é exemplos de jogadores que depois de descartados pelo treinador já não contam mais, depois ele só ficou no plantel porque não se conseguiu colocação, ou não terá aceitado a colocação que lhe propuseram, portanto não será de descartar em nada muito pelo contrario que este treinador ache que kardec simplesmente não serve. Depois o treinador até pode achar que não precisa de um avançado com estas características o que não invalida que eu continue com a minha opinião de que ele é necessário, no entanto noticias de hoje apontam para que o treinador seja da minha opinião e já tenha pedido um reforço com características próximas das de cardozo, é verdade são noticias de jornais temos que dar o desconto mas também diziam o mesmo quando apareceram as noticias do lisandro, do cortez, do Sílvio, do pizzi ou do farina.
      Uma coisa é certa não fique o cardozo e precisamos de outro ponta de lança, seja com as mesmas características deste como eu defendo ou com outras o que eu acho um erro, porque só dois não chega.

      Sobre o Jardel não concordamos, mas volto a frisar eu disse que tinha muitas semelhanças e não que era semelhante, e não concordo que fosse mais móvel que não o era, mais rápido a executar e muito melhor a jogar de cabeça sem duvida mas como poder ter visto não mencionei numa dessas características como sendo comuns aos dois, no entanto tenho a referir que eu no meu comentário não referi o nome do jogador que partilhava algumas semelhanças com o cardozo e no entanto tu acertaste em cheio em quem eu me referia e isso quer dizer alguma coisa.

      4- não tinha percebido a tua duvida ele como ponta de lança jogou 650 minutos em casa e 975 minutos fora numa relação de 40/60 muito próxima da relação que lima teve globalmente no total dos jogos 46/54 respectivamente entre jogos em casa e fora.

      Sobre o mês de Janeiro do lima nunca eu disse que não era bom ou a na época toda e penso que já terás percebido que eu gosto do lima, alias nunca me viste pedir a sua transferência, o que eu acho é que ele não é perfeito longe disso e tem deficiências em determinadas situações e que temos que ter um avançado que colmate essas deficiências ainda assim podemos olhar para o outro lado destes números se marcou 9 golos num mês significa que nos outros 7 meses marcou 21 golos.

      E não concordamos quanto aos números eu não ponho os números a dizer nada se assim fosse era porque tinha martelado os números e não os martelei podemos é tirar diferentes conclusões dos mesmos números mas isso agora é com cada qual.

      Eliminar
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar