sexta-feira, 17 de julho de 2015

Plantel 2015-16




Guarda Redes
Parece estar fechado com Júlio César, Ederson Moraes e Paulo Lopes

Defesa Direito
Sílvio parece ser o grande beneficiário da saída de Pereira e dá garantias. André Almeida é um polivalente que cumpre bem defensivamente mas fala-se que poderá sair. Nélson Semedo é um dos do “grupo de 6” da formação com os quais se conta como extras para ganharem experiência e suprirem alguma necessidade temporária. Ainda assim, Semedo parece-me bom tecnicamente e veloz com e sem bola o que augura bons futuros.
Ficaríamos bem com estes 3 mas se entrar alguém tem que ser para titular e para suprir uma eventual saída de Almeida.

Defesa Esquerdo
Parece estar fechado com Eliseu e Marçal mas muito se tem falado da contratação de mais um jogador para esta posição. Eliseu é rápido, forte e bom ofensivamente mas peca pelo desastroso posicionamento defensivo. Não conheço o suficiente de Marçal para saber se é uma boa alternativa. Fico na expectativa.

Defesa Central
Com o empréstimo do jovem promissor César, parece que a posição fica fechada com Luisão, Jardel, Lisandro e Lindelof. Temos uma dupla de centrais experientes e com muita qualidade e um primeiro suplente com capacidade para ser titular. Estamos bem servidos e, pelo que conheço de Lindelof, não vejo lacunas nesta posição.

Médio Defensivo
Parece que Pelé não conta e deverá ser emprestado nos próximos dias. Samaris revelou-se, na época passada, um jogador de altíssimo talento logo que ultrapassou a necessária fase de adaptação. Fejsa é mais físico mas igualmente bom. Cristante é um talento puro com um potencial fantástico, daqueles jogadores que vai ser alguém no topo do futebol mundial. Em breve subirá na hierarquia até porque Samaris poderá não ficar muito mais tempo na Luz. Mesmo saindo o grego temos qualidade e quantidade para não precisar de contratar ninguém (não esquecer que André Almeida também faz a posição).

Médio Centro
Rúben Amorim parece ter um pé fora da Luz. Sou um fã das suas qualidade técnicas e táticas mas a pouco velocidade que mete no jogo já não se coaduna com o futebol moderno. É com tristeza que o vejo sair, se se confirmar. Sobram Pizzi e mais dois do “grupo de 6”, Guzzo e Teixeira.
Gosto muito de Pizzi, faz o jogo fluir com rapidez, tem cultura tática que lhe permite ser eficaz no momento defensivo e na transição defensiva e é capaz de colocar a bola milimetricamente a distâncias longas, para além de que é o nosso marcador de livres e cantos e não é por acaso. Não sou apreciador do João Teixeira. Não que não ache que tenha qualidade mas não suporto ver um jogador perder bolas constantemente e é isso que vejo nele. Do Guzzo apenas sei que é muito talentoso com a bola nos pés mas isso não é tudo e como pouco mais conheço dele, vou ficar à espera para ver mais.
É fundamental contratar um jogador para esta posição e estou convencido que, assim que Gaitán saia, será a primeira posição a ser reforçada.

Médio Ofensivo
No tempo de Jesus esta posição não existia mas quando ganhámos no Porto na época passado fizemo-lo com Talisca atrás de Lima. Bem pode Jesus dizer que Talisca é avançado as vezes que quiser, a verdade é que ganhámos lá, onde Jesus tantas vezes perdeu, a jogar em 4x3x3.
Talisca será o talento a potenciar nesta época e, na minha opinião, será o dono do lugar. É um jogador fantástico que me faz lembrar Rivaldo, sem tirar nem pôr! Dizem que Taarabt não lhe fica atrás, que é fabuloso, que é um daqueles mágicos... não o conheço além do que vi poucas vezes no Milan. Acredito que em forma (física e psico-emocional) possa ser uma grande mais valia. Djuricic é um jogador com um perfil diferente, um 10 mais clássico. No futebol moderno estes jogadores têm sucesso quando descem um pouco no terreno e aceitam missões mais táticas e defensivas potenciando a organização do jogo de trás e de longe. Foi isso que aconteceu a Pizzi e vejo em Djuricic algumas das características que se conhecem em Modric. Será esta a contratação para médio centro? Se sim ótimo, se não pode ser que saia do plantel. De qualquer das formas não precisamos de mais ninguém para esta posição.

Extremo
Gaitán deverá sair, nem vou contar com ele. Mukhtar não seguiu para as Américas. Não estando lesionado, tudo leva a crer que será dispensado. Acho que tem um grande potencial e, a confirmar-se a saída, não a entendo! Salvio é sobejamente conhecido mas não está disponível até Janeiro. Restam Ola John, Mehdi Carcela, Nuno Santo e Gonçalo Guedes. Fala-se ainda que Bilal Ould-Chikh começará na equipa B, tal como Zivkovic que ainda nem é uma contratação confirmada.
Fala-se que a saída de John está eminente o que me deixa desiludido. Apesar da opinião geral em desfavor do holandês, acho que tem um talento enorme, é forte fisicamente, rápido, explosivo, desconcertante quando embalado e excelente tecnicamente. É verdade que, não sendo fraco, pode melhorar no remate mas, principalmente, parece perder-se do jogo, nomeadamente, quando está sem bola. No entanto, John ainda é muito novo e com a saída de Gaitán tem as condições ideais para se afirmar. Espero que fique.
Carcela parece estar a mostrar toda a qualidade que tem e será o substituto natural de Salvio. Santos e Guedes são mais dois miúdos do “grupo de 6” embora, na minha opinião, Guedes deixe de o ser rapidamente. Tem tudo para ser um super crack e vai mostrá-lo muito em breve. Santos é um bom jogador mas não acredito que vingue na primeira equipa do Benfica.
Parece-me claro que é necessário reforçar esta posição com mais um jogador que passará a dois se a eventual saída de John se confirmar. Com Mukhtar no plantel não precisaríamos de mais ninguém e esta é mais uma razão pela qual não percebo esta dispensa!

Avançado
Apesar de Rui Vitória garantir que o 4x3x3 não é o sistema tático único que idealiza para o Benfica, duvido que jogue com Lima e Jonas em simultâneo a não ser em situações de desespero no fim de algum jogo de resultado inconveniente. Dito isto, temos Lima e Jonas, que dispensam apresentações, a lutar por um lugar e Jonathan Rodríguez como terceira opção, para ganhar experiência, potenciar-se e, quem sabe, aproveitar algum azar dos consagrados. Vi alguns jogos deste uruguaio na equipa B e gostei bastante. Rápido, forte, combativo e com faro de golo. As comparações com Suárez parecem-me absurdas tanto em qualidade como em estilo de jogo!
Há ainda Rui Fonte e Nelson Oliveira que deverão ser dispensados.

Conclusão
Precisamos de contratar apenas dois ou três jogadores, um médio centro e um ou dois extremos. Se, como eu gostaria que acontecesse, Djuricic tivesse capacidade para se adaptar bem à posição de médio centro, então só precisaríamos dos extremos que até seriam dispensáveis se Mukhtar e John ficassem no plantel. Ou seja, podíamos bem trabalhar com o que já temos.
Acredito na qualidade dos jovens e na experiência/qualidade dos mais jogados. Acredito que este plantel tem condições muito favoráveis para lutar pelo título e acredito que o vamos conseguir.

Rumo ao 35!!!
Saudações gloriosas

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Será uma equipa de jogadores medianos sem aqueles fora-de-série que façam a diferença é resolvam jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo. Este plantel já estava carregado de qualidade, é necessário dar oportunidade aos mais novos para jogar e isso faz-se com as vendas dos mais experientes.
      Júlio César, Luisão, Samaris, Talisca e Jonas não prestam? não decidem jogos? não são foras de série? Só para falar de alguns! Isto para não falar do Salvio que arranca para a 2ª metade da época!

      Eliminar
  3. Não concordo com os defesas esquerdos, não que não acredite, mas com esses não vamos lá. Precisamos de uma truta ponto. Não venham cá inventar que depois pagamos caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, é claramente a posição onde estamos mais necessitado de qualidade.
      O Coentrão é que era!!!

      Eliminar
  4. "Talisca será o talento a potenciar nesta época e, na minha opinião, será o dono do lugar. É um jogador fantástico que me faz lembrar Rivaldo, sem tirar nem pôr!"
    Não me ri porque tenho é vontade de chorar.

    ResponderEliminar