quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Benfica e a época que se avizinha: "Problemas..."

- Pré época: Estamos a 1 de Agosto e o campeonato começa dia 19 de Agosto. O Benfica realizou 7 jogos amigáveis de pré época em que venceu 5 (Marselha, Hamm, Slask, Real Madrid e Gil Vicente), empatou 1 (Lille) e perdeu 1 (PSV). Ainda vai realizar mais 2 jogos amigáveis (Juventus e Fortuna Dusseldorf) e já tem já um 11 inicial definido pelo treinador:

Artur;

Maxi, Luisão, Garay, Melgarejo;

Javi, Witsel, Martins;

Nolito, Cardozo, Enzo.

- Ausência de lateral esquerdo: Bom de facto está no plantel um lateral esquerdo de seu nome Luisinho. Podemos querer alguém com mais qualidade, mas ele está lá. Depois, Jorge Jesus tem apostado em Melgarejo o que tem sido encarado como um escândalo. Melgarejo é melhor a lateral esquerdo que o Emerson, que era o anterior lateral esquerdo. Também acho o Melgarejo melhor que o Luisinho. Se vai resultar a lateral esquerdo ou não, não sei mas Jesus tem mais capacidades que eu para decidir isso. Ainda assim acho que o Benfica necessita de um "Maxi" para a esquerda, para que Melgarejo possa crescer na lateral caso esse seja o caso. Mas se queremos alguém com qualidade, essa contratação tem que ser bem feita e a vida real não o CM/FM. Na vida real há que lidar com as 3 partes. Clube do jogador, clube que quer contratar e o próprio jogador. Não há muitos jogadores de qualidade que queiram vir jogar para a Liga Portuguesa. Por vezes acho que as pessoas se esquecem disso. Não é só dizer: Vem jogar para o Benfica que é um grande clube e está na Liga dos Campeões. O Benfica joga na Liga Portuguesa que é muito fraca a nível europeu para a qualidade dos jogadores que os sócios/adeptos pretendem. E quando se fala que o Benfica não consegue contratar um lateral esquerdo, vejam há quanto tempo o Mourinho quer contrtar um lateral direito e não consegue. E é o Real Madrid. Para irem buscar outro Emerson prefiro ficar com o Melgarejo.

- Ausência de suplente de Maxi: Também acho que precisamos de alguém com qualidade para substituir o Maxi quando é preciso. Mas a questão é que o Maxi só falha 5 a 6 jogos por época e contratar alguém com a qualidade do Maxi que não custa pouco para fazer 5 ou 6 jogos por ano é solução? Não me parece, até porque criaria problemas no balneário. Parece que se vai apostar no jovem da formação João Cancelo, e acho que é uma excelente medida. Este jovem, ao contrário de outros da formação, tem qualidade para vir a fazer parte do plantel principal.

Falta 3º central de qualidade semelhante aos titulares: Isto é claramente conversa de quem vive no mundo do CM/FM. O Jardel e o Miguel Vítor servem perfeitamente para 3º e 4º central. Um 3º central do nível do Luisão ou do Garay poderia causar problemas de balneário. Acham que o 3º central de Real Madrid, Barcelona ou Manchester United tem o mesmo nível dos titulares???

- Contratação de Salvio: O facto de precisarmos de um lateral esquerdo não implica que o Benfica não possa contratar jogadores para outras posições, e nesta até já tem bastante qualidade. Estou curioso para ver quanto custou esta transferência, pois os jornais falam à boca cheia de 11 milhões, mas enquanto não for comunicado o valor oficial esses 11 milhões valem tanto como 3 milhões.

- Empréstimo de Nelson Oliveira: Ai meu Deus!!! Mais um português que sai do Benfica!!!!!! Vamos lá acalmar um pouco. O avançado titular vai ser Cardozo. A 2ª opção é Rodrigo que é muito melhor que Nelson Oliveira. Ser emprestado a um clube da 1ª Liga Esapnhola onde parece que poderá ser titular é muito bom. Pode ser que assim melhore bastante o seu nível de forma a poder fazer parte das 1ªs opções no Benfica.

- O Benfica não aposta na formação: É uma das actuais "pancadas" dos benfiquistas. Parece que o Benfica tem de apostar nos jovens da formação, quer tenham qualidade para isso ou não. É português? É da formação?? Tem de estar no plantel principal!!! Mas que loucura é esta?? E que tal apostar na qualidade??? É assim tão estranho apostar na qualidade??  Este estranho fenómeno aconteceu há uns anos no nosso rival de Alvalade. Eles assumiram que tudo o que saía da Academia de Alcochete era bom. Mas depois foi o que se viu: fizeram das piores épocas de sempre. Eu quero um Benfica com mais jogadores portugueses. Mas portugueses com a qualidade que o actual plantel do Benfica exige.

- Demora na contratação do lateral esquerdo: Não sei se o Benfica anda à procura de um lateral esquerdo (espero que sim), mas precisamos de alguém do nível do Maxi, Luisão e Garay. E jogadores destes não há aí ao pontapé e a preço de saldo. Já disse que se for para irem buscar outro Emerson prefiro apostar no Melgarejo!! Claro que eu preferia ter já o lateral esquerdo a trabalhar com a equipa, mas acredito que se está a tentar trazer alguém com grande qualidade, e que há que jogar com o mercado. Há que esperar pela melhor oportunidade de trazer alguém que tenha muita qualidade.


15 comentários:

  1. não estou a ver assim tantos problemas, calma.
    a casa está a ser bem arrumada e teremos um excelente plantel e equilibrado.
    ainda vai entrar pelo menos mais um jogador e será o lateral esquerdo titular, possivelmente ainda esta semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou calmo. Se leres bem, acabas por perceber que também não considero que haja grandes problemas. O título é um pouco irónico...

      Eliminar
  2. Alguém que vai com as minhas ideias ... Concordo em tudo com aquilo que dizes. Gostaria que fizesses um Post a abordar :

    Enzo Perez ( Sobre o seu passado recente e sua actualidade no SLB )

    Sídnei ( Vejo enormes qualidades neste central e penso que seria um 3º excelente Defesa Central. Poderíamos vender Jardel sendo que é sabido que tem mercado. Ou seja reforçavamos o sector de uma maior qualidade, era menos um salario ao final do mês e entravam aí um 3 Milhoes nos cofres e ainda rentabilizava-mos um activo que nos redeu alguns milhoes e que tem enorme margem de progressão )

    Djaló ( Tem qualidade, mas .... acho que não está ao nivel de outros extremos )

    Saviola ( Excelente jogador, excelente profissional mas acho que o seu percurso chegou ao fim e penso que poderíamos poupar aí uns 200 mil euros mês por um suplente )

    Emerson ( Será que alguem o quererá ? Vamos pagar um ordenado a quem nem sequer vai defender o nosso emblema ? Venda ou empréstimo a pagarem o ordenado seria optimo )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sidnei tem muita qualidade mas parece que o problema dele é outro (copos, dizem). Não será por acaso que, com toda a qualidade que tem, não se conseguiu impor em nenhum clube.

      Djaló tem qualidade? Acho que não, pelo menos não para o Benfica.

      Sou grande fan do Saviola mas, infelizmente, concordo contigo.

      O Emerson foi um excelente profissional e sempre lutador mas não tem, nunca teve nem nunca terá qualidade para jogar no Benfica o que leva a concluir que quem o contratou devia estar bêbado mas, enfim, erros acontecem e não têm sido muitos nos últimos anos. Acho que se deverá lidar com o jogador com a dignidade e profissionalismo com que ele sempre trabalhou no Benfica.

      Eliminar
  3. Apenas fiz uma leitura na diagonal mas deparei-me com uma frase que escreveste e parei logo ai. Ja nem quis ler mais. No entanto, transcrevo-a : "(...) Parece que o Benfica tem de apostar nos jovens da formação, quer tenham qualidade para isso ou não. É português? É da formação?? Tem de estar no plantel principal!!! Mas que loucura é esta?? E que tal apostar na qualidade??? É assim tão estranho apostar na qualidade?? (...)"

    Na formação na ha qualidade?! é so na america do sul?? Se nao estamos a apostar na qualidade da nss cantera mais vale fechar. visto que, so se torna um grande custo para o benfica. NA cantera ha jogadores com qualidade com ha outros que talvez nao tem tanta qualidade. A questão é que Putos Brasileiros/Argentinos/Uruguaios/paraguaios mm n dando nd em 3 épocas são apostas, se for tuga nem hipotese tem de se mostrar e, por conseguinte, crescer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que tenha sido isso que o Gandaia disse mas deixo para ele o esclarecimento.

      Eliminar
    2. Õ que eu quis transmitir é que deve-se apostar na formação, mas se o jogador tiver qualidade para tal. Por exemplo, há 1 ano atrás era uma "escândalo" o Benfica "deixar" fugir e também não integrar no plantel o Mário Rui (lateral esquerdo) e Danilo (médio defensivo) da selecção sub-20 que esteve no mundial da mesma categoria).

      Ora bem, estes 2 jogadores assinaram pelo Parma. A época passada foram emprestados a clubes da 2ª divisão italiana e este ano voltaram a ser emprestados e desde já afirmo que muito dificilmente vestirão a camisola do Parma. Portanto estes jogadores não servem para o Parma, mas o Benfica devia apostar neles. É a isto que me refiro. Nem todos os jovens da formação têm qualidade para jogar no Benfica. É um facto. Nem o Barcelona tem 100% de aproveitamento.

      Eliminar
  4. Tens os 2 melhores centrais em Portugal e criticas por não termos um 3º??? O 3º é melhor que Rolandos, Onhenhenhuns ou afins.

    Criticas o empréstimo do Nélson Oliveira quando tens Cardozo, Saviola, Rodrigo e Mora no plantel? Queres que ele fique parado aos 20 anos???

    Vai dar banho ao cão, mas é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente leste mal e estás demasiado exaltado!!! Aconselho nova leitura do post, com mais calma, e verás que percebeste tudo ao contrário!!!

      Eliminar
    2. A mim até me pareceu que não leu... Leu umas palavritas na diagonal.

      Eliminar
    3. Anónimo, leste o texto? Eu quero acreditar que não leste, porque se leste é sinal que a inteligência escasseia nesse cérebro.

      Mas eu explico devagar:

      3º central: " O Jardel e o Miguel Vítor servem perfeitamente para 3º e 4º central." Creio que sou bastante explícito a afirmar que temos qualidade nos 3º e 4º centrais.


      Nelson Oliveira: "Ser emprestado a um clube da 1ª Liga Esapnhola onde parece que poderá ser titular é muito bom. Pode ser que assim melhore bastante o seu nível de forma a poder fazer parte das 1ªs opções no Benfica." Mais uma vez creio ser claro que apoio o empréstimo de Nelson Oliveira.

      PS - Desta vez tenta ler, ou então lê mais devagar...

      Eliminar
  5. Gandaia, excelente post. Concordo a 100%

    ResponderEliminar
  6. Concordo genericamente, mas tenho de registar que se para o ano não chegarmos aos Quartos de Final da Champions, espero que não culpem o treinador ... É que o Emerson já não está, e o problema não era o Emerson, mas sim haver uma corrente dominante que acha que os defesas têm de atacar. Quando os defesas são para defender. Emerson cumpriu e safou o Benfica em pelo menos 2 jogos da Liga (Braga e Feirense). Já Coentrão ataca muito, mas perde a recuperação defensiva obrigando os colegas que o dobram (Javi, etc) a fazer muitas faltas. Depois entra golo e a culpa era do Roberto.

    Gostei de o ver jogar na Luz. Ainda foi a tempo de "mamar" o 5º golo pelo lado dele. Mas ninguém percebeu. Se fosse o Emerson o gajo da rádio não se calava e todos percebiam...

    ResponderEliminar
  7. E não achas que esse trabalho tambem parte um bocado da estrutura do "Benfica", fazer com que o Sidnei seja um jogador bastante profissional ??? Lembro-me de alguns jogadores que eram assim e triunfaram noutros clubes. Acho que merecia uma oportunidade o Sidnei !!!

    Jardel como tem mercado era tentar arrecadar aí uns 3 Milhões com ele e libertar-se de mais um jogador contratualmente ligado ao Benfica !

    Ainda ficava-mos com o sector defensivo mais reforçado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao Sidnei também no Besiktas demonstrou ser mau profissional, pelo que acredito que o problema estará apenas no jogador. Tem capacidade técnicas e físicas, mas a cabeça é que manda...

      O Jardel é bom para 3º central. É um jogador barato em termos de salário e cumpre bem o lugar que ocupa (3º central).

      Eliminar