segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A sorte de Jesus e o apito (mudo) de Xistra


Ontem encontraram-se os dois adversários diretos do Benfica na luta pelo título, sendo que, o mais perigoso, em todos os sentidos, acabou por ganhar o jogo. Mais perigoso porque tinha mais pontos à partida, porque é o campeão nacional, porque tem melhor equipa e porque, claramente, controla a arbitragem em seu absoluto favor.

O jogo foi bem disputado embora muito tático e com poucos riscos assumidos pelas equipas. O Porto esteve muito superior durante os primeiros 15 minutos, tendo tido a possibilidade de marcar por mais do que uma vez nesse período, mas o Braga acabou por conseguir equilibrar a posse de bola e o controlo dos espaços, principalmente no centro do meio campo, nos restantes 30 minutos da primeira parte. Na segunda parte, o jogo manteve-se equilibrado com um ligeiro ascendente do Braga, não no domínio territorial nem na posse de bola mas nas ocasiões de golo. Neste período Beto foi pouco mais do que um espetador enquanto Helton teve que se aprimorar em três ou quatro situações.

A questão da sorte

Jorge Jesus tentou provocar os portistas quando, um ou dois dias antes, disse que as últimas idas do Porto a Braga tinham resultado em alguma sorte para os visitantes. Verdade mal digerida por Vítor Pereira que veio a verificar-se novamente. O golo de James Rodriguez é um monumento a essa mesma sorte, ainda para mais a um minuto do fim do jogo! Ouvir o Freitas Lobo, na Sporttv, a teorizar sobre os resultados positivos do rearranjo tático do meio campo portista promovido por Vítor Pereira na segunda parte foi ridículo tendo em conta que o golo é absolutamente fortuito e que os jogadores do Braga estavam bem posicionados nesse lance, já para não dizer que o Porto foi quase inofensivo na segunda parte e, mais ainda, à medida que o jogo caminhava para o seu fim. Se o milagre não se tivesse dado ouviríamos o mesmo Freitas Lobo a falar sobre a inoperância e ineficácia das alterações do Porto! Enfim, o habitual.

Xistrada

A sorte faz parte do jogo e aparece umas vezes a uns e outras a outros. Dela ninguém se pode queixar por ser aleatória, já do Xistra...
Como que a prever a dificuldade do Porto conseguir ganhar o jogo de forma limpa, foi nomeado um dos habituês da vergonha, um doutorado em corrupção passiva, um arbitro português, portanto! Xistra cumpriu, senão vejamos:
  • Depois do pressing inicial do Porto, num dos primeiros lances de perigo do Braga, aos 20 minutos da primeira parte Alan recebe uma bola alta cruzada e remata à baliza. Pelo caminho, Alex Sandro decide levantar os braços bem alto e nisto a bola embate-lhe no cotovelo. O lance é claro, o árbitro tem visibilidade e o auxiliar está no enfiamento da jogada. Não marcaram penalti porque não quiseram porque viram e disso não há dúvida alguma. Vejam o lance aqui.
  • No início da segunda parte, Leandro Salino passa por Mangala pelo lado direito não tendo outro defesa do Porto nas imediações. Mangala fez pela vida e agarrou de forma clara Salino. Xistra viu, assinalou mas deixou o amarelo no bolso não vá o defesa ter que fazer outra igual nos 45 minutos de jogo que ainda faltavam. Houve lances idênticos após este embora nenhum tão grave mas nesses saíram amarelos, nomeadamente a bracarenses.
  • A meio da segunda parte, aos 66 minutos, foi a vez de Lucho derrubar Eder dentro da área. Mais uma vez o lance é claro, Xistra está bem posicionado, viu e decidiu não marcar. Não convinha porque a cerca de 25 minutos do fim do jogo poderia fazer mossa!

E é isto que temos, uma boa equipa, sem dúvida, mas que joga com trunfos extra. Prevejo mais uma época de grande sofrimento para o Benfica e depois vêm os mesmo do costume dizer que está tudo mal na Luz. Não se esqueçam da forma como perdemos os únicos pontos que perdemos até aqui (Braga em casa e Académica fora), com Xistradas idênticas. E não se esqueçam, também, da forma como o Porto ganha os seus jogos, como este. Na época passada foi exatamente isto que se passou do início ao fim e acabou com os corruptos campeões e o Jesus e o Vieira como maus da fita e incompetentes! A meu ver, não é bem assim.

2 comentários:

  1. há ainda outro penaltye por assinalar para além do lance da mão?

    Estou atónito como a comunicação social não fala disso! Cada vez estou mais desanimado com o futebol português... e no fim, vamos ter adeptos benfiquistas a falarem da incompetência do Jesus e da direcção por não conseguirem ser melhores que o Porto!Neste momento, o que eu presencio é: um terço do campeonato como não vemos há anos na luz, uma das melhores defesas da liga e a discutir o campeonato taco a taco com o Porto! E com 4 pontos já roubados, continuamos a lutar e a acreditar. Mas se com verdade desportiva, já é dificil vencer o campeonato, então com estas arbitragens habilidosas a tarefa é quase impossivel!

    Mas depois ainda temos que levar com bocas que só sabemos criticar árbitros e que só não vencemos porque não sabemos ser os melhores! Comparem ambos os planteis titulares e depois digam-me se o Benfica não possui um plantel tão bom como o do Porto?

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, é precisamente essa a minha opinião.

    ResponderEliminar