sábado, 12 de fevereiro de 2011

SuperTaça Compal 2011 - 1ª Jornada

No primeiro jogo do dia o Primeiro de Agosto venceu o Recreativo do Libobo por 77-76, foi um jogo emocionante mas não muito bem jogado. As equipas não se mostraram muito organizadas, foi pouco pensado - o que proporcionou a existência de muitos espaços -, as equipas tentaram (e marcaram) muitos triplos.

Quanto ao jogo do SL Benfica o resultado foi favorável à equipa da Ferpinta por 72-64. Após ver a forma como os jogadores benfiquistas observavam as cheerleaders esperava que entrassem no jogo com mais tesão; tem de ser o cinco inicial - com Miguel Minhava, Ben Reed, Sérgio Ramos, Heshimu Evans e Greg Jenkins, melhor que o da Ferpinta - a vencer o jogo, pois como ficou demonstrado as soluções no banco são muito escassas, e quando os desequilíbrios não surgem no início o jogo torna-se muito complicado. E hoje mais uma vez o problema começou com os lançamentos triplos, que representaram mais de metade dos pontos da Ferpinta no primeiro período, a equipa do SL Benfica não estava a defender bem e assim continuou durante toda a partida. O seu plantel é o mais curto desta prova, e a equipa da Ferpinta mesmo não contando com dois dos seus jogadores mais importantes teve melhores soluções vindas do banco que o SL Benfica, mesmo com jogadores jovens - algo que o SL Benfica não tem - a Ferpinta foi uma equipa mais equilibrada. Com António Tavares e Ben Reed lesionados durante o jogo e Heshimu Evans, provavelmente, poupado a partir do terceiro período para compromissos muito próximos, a equipa teve que alinhar até com Eky Viana, que até fez o jogo menos mau que já lhe vi fazer. Quem voltou a mostrar que é uma lástima como jogador foi Mike Williams, nos cerca de 10 minutos que esteve em campo fez quase tudo mal; não se sabe posicionar, anda sempre desorientado, tem dificuldade em movimentar-se, é macio na disputa de bola e demonstra falta de confiança - é uma contratação falhada. A equipa precisa de renovação, mas tem que ser feita com jogadores de qualidade muito superior a Mike Williams (parece-me que era o único jogador disponível no mercado de Inverno).


Mesmo com todas estas dificuldades, o SL Benfica podia ter vencido o jogo mas durante a segunda parte a equipa de arbitragem pareceu-me estar a um nível fraco, em prejuízo do SL Benfica. Destaco as faltas anti-desportivas marcadas a Eky e ao treinador Henrique Vieira, esta última escandalosa, foi marcada por protesto (o primeiro) depois de terem sido poupadas algumas a Moncho Lopez, que no seu estilo habitual se fartou de pressionar a equipa de arbitragem (desta vez com proveitos). Os comportamentos pouco imparciais da equipa de arbitragem motivou vários protestos na bancada, sendo de lamentar os insultos racistas de que foram alvo, estava a ser incómodo ouvir falar tanto em "palhotas", "jaulas", "macacos" e "vai prá tua terra", entre outros, numa bancada cheia de apoiantes angolanos. Foi de repudiar o comportamento destes dois ou três adeptos mais insolentes.

Devido a este resultado, o SL Benfica defronta amanhã às 15:00 o CD Primeiro de Agosto.

Nota: Quem também não me deixa saudades é a família anti-benfiquista de Paulo Faria, antigo treinador de andebol do Sporting CP, dois dos três pirralhos não paravam quietos (as pirralhas).

1 comentário:

  1. "A equipa precisa de renovação"

    Ora nem mais, Paulo. Dois ou três jogadores jovens iriam de certeza combinar muito bem com a experiência do plantel e trazer mais frescura em certos momentos dos jogos. O plantel é curto para tantas competições. O que é uma pena, pois poderíamos fazer uma carreira interessante na Europa e limpar o campeonato com uma perna às costas.

    Assim vai ser complicado. O Benfica vai chegar à fase dos playoffs muito cansado. Esperemos que mais ninguém se lesione entretanto.

    ResponderEliminar