terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SuperTaça Compal 2011 - 2ª e 3ª Jornadas

Na 2ª jornada o SL Benfica defrontou o CD Primeiro de Agosto e perdeu 89-95 após prolongamento. Com Ben Reed lesionado, a ter que disputar 3 jogos em 3 dias e com jogo para a EuroChallenge na terça-feira, Henrique Vieira recorreu a jogadores menos utilizados no início deste jogo (que começou muito atabalhoado), inclusivamente colocou Eky (o pior jogador do plantel) a titular, jogou nos primeiros 6 minutos e não voltou a entrar. Também foi dada uma oportunidade ao júnior Carlos Ferreirinho, que jogou durante a primeira parte com o número de Ben Reed, não percebo porque não tem sido dada esta oportunidade noutras ocasiões, uma vez que o plantel precisa de renovação e de mais rotatividade devido ao excesso de competição; de qualquer forma as estatísticas deste jogador foram 0, mas só com mais tempo de jogo será possível a integração de jovens na equipa. O SL Benfica, ao contrário do que é habitual, esteve bem na marcação de triplos, conseguiu encestar 13. Heshimu Evans e Greg Jenkins mal chegaram a jogar uma vez que fizeram 3 faltas cedo e foram substituídos, quando voltaram a entrar no início da segunda parte fizeram a 4ª e voltaram a sair. Quem esteve bem, como ainda não tinha feito no SL Benfica, foi Mike Williams, que marcou 24 pontos e foi o melhor marcador e jogador mais utilizado da equipa, num nível muito superior ao do dia anterior quando só tinha marcado 2 pontos da linha de lance livre. O SL Benfica mostrou ter uma equipa superior ao campeão africano e não fossem as lesões, acumulação de faltas e ingenuidade no final do jogo e a vitória seria benfiquista. Apesar de ter feito um bom jogo, acabou por ser Mike Williams a borrar a pintura ao perder a bola nos últimos segundos quando o SL Benfica tinha tudo para vencer o jogo. No prolongamento, Heshimu Evans, Élvis Évora e Sérgio Ramos acabaram excluídos e o SL Benfica não conseguiu dominar a equipa angolana. Destaco no SL Benfica António Tavares que fez um grande jogo.

Ao meu lado ficou sentado um senhor que repetiu inúmeras vezes "sou benfiquista mas hoje sou angolano", isso é algo que não existe, quando se é benfiquista é-se benfiquista sempre, não há dias de folga, caso contrário não é.

A equipa da Ferpinta perdeu contra o C Recreativo D do Libobo por 74-83, foi um bom jogo em que a equipa angolana teve mais ritmo.


Na 3ª jornada, não assisti à primeira parte do jogo do SL Benfica. Desta vez não houve oportunidades para juniores mas o Eky jogou durante todo o terceiro período, a um nível bastante razoável, mostrando que afinal é mesmo jogador de basquetebol. Foi um jogo bem disputado por ambas as equipas. O SL Benfica voltou a estar bem na marcação de triplos. O SL Benfica perdeu outra vez no prolongamento, desta vez por 109-107, devido à marcação de um triplo nos últimos segundos, quando o SL Benfica tentava defender a vantagem de um ponto. 

No meu entender António Tavares foi o melhor jogador do SL Benfica na competição. Pena que Ben Reed se tenha lesionado no primeiro jogo quando estava a jogar muito bem. Foi difícil a gestão de recursos por parte de Henrique Vieira, com mais 3 jogos em 3 dias a equipa ainda teve que suportar dois prolongamentos, quando se avizinha um compromisso europeu importantíssimo. Resultados à parte, se esta competição não viesse numa altura tão má teria sido proveitosa para o SL Benfica em termos de fortalecimento da equipa.

No outro jogo, também bem jogado, a equipa da Ferpinta voltou a não ter ritmo para os adversários e perdeu 87-96. Pareceu-me que a equipa da Ferpinta não aguenta bem este tipo de competição com jogos em três dias consecutivos e em termos de qualidade de jogo o SL Benfica até acabou por ser superior.

Classificação
1. CD Primeiro de Agosto
2. C Recreativo D do Libobo
3. FC Porto/Ferpinta
4. SL Benfica

Foi um bom torneio, não existe grande diferença entre as equipas, o que tornou a competição interessante. Foi boa ideia disputar o torneio na Arena do Campo Pequeno, tem boas condições e a envolvência da arena é muito elegante. Apesar disso, o público foi escasso para o que a competição merecia, estavam mais angolanos no pavilhão que portugueses, se fosse disputada em Angola a competição teria mais assistência, creio que em Portugal as pessoas nunca irão aderir muito a este tipo de torneios. Fala-se que talvez se estenda a competição a equipas cabo-verdianas e moçambicanas; seria positivo competir também contra equipas desses países e levar para lá a organização, onde espero haja mais interesse por parte do público.

Sem comentários:

Enviar um comentário