segunda-feira, 13 de maio de 2013

Final da Liga Europa - Amesterdão outra vez!


A Liga Europa é a segunda divisão do futebol europeu, o seu vencedor é a décima sétima melhor equipa desse ano nas competições europeias (atrás dos participantes nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões). Se o SL Benfica jogasse a final do campeonato da segunda divisão nacional, eu quereria estar lá, sendo uma final europeia eu vou.

Participaram 193 equipas na Liga Europa deste ano, restam as duas melhores. Dessas 193, 32 vieram das 76 que participaram na Liga dos Campeões, 20 equipas foram eliminadas nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões sem segunda oportunidade e 8 não se conseguiram qualificar na fase de grupos da Liga dos Campeões. 16 equipas qualificaram-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, provando que foram melhores que os que podem ganhar a Liga Europa (neste caso, duas equipas que vieram dessa competição e foram eliminadas). No entanto, não haja dúvida que este é um jogo muito importante. É uma final europeia, podemos ganhar uma taça muito prestigiante.

Vai ser a nona final europeia do SL Benfica, um feito alcançado por poucos:
Real Madrid CF
16
AC Milan
14
FC Barcelona
13
(4)
FC Bayern München
12
Juventus FC  
12
(2)
Liverpool FC
11
SL Benfica
9
FC Internazionale
9
AFC Ajax
9
(entre parêntesis o número de finais da Taça das Cidades com Feira, não incluído no total.)

À partida esta será uma das finais mais históricas da Liga Europa / Taça UEFA (ou qualquer outra competição europeia secundária), será a terceira edição que terá dois finalistas campeões europeus – após as finais de 2002, entre SC Feyenoord e BV Borussia 09 (em Roterdão), e de 2003, entre FC Porto e The Celtic FC (em Sevilha) -, feito que nunca chegou a acontecer na extinta Taça das Taças, nem na antecessora da Taça UEFA, a Taça das Cidades com Feira. Na Taça dos Campeões Europeus aconteceu por 7 vezes, na Liga dos Campeões (contando a edição em decurso) por 12 vezes (9 delas após o aumento de participantes com não campeões nacionais).

Apenas por três vezes houve finalistas com mais títulos de campeão europeu que Chelsea FC e SL Benfica – nas vitórias do Real Madrid em 1985 e 1986 (6 títulos) e na vitória do Liverpool FC em 2001 (4 títulos) – e em outras duas com a mesma quantidade de títulos – nas vitória do AFC Ajax em 1992 e na vitória do FC Bayern München em 1996. Na Taça das Taças aconteceu haver mais títulos na final em 1972 e 1983 - quando o Real Madrid CF (6 títulos) foi finalista vencido -, o mesmo número de títulos em 1987 e 1988 – quando o AFC Ajax (3 títulos) venceu e perdeu as finais, respectivamente.

Ou seja, em 80 edições anteriores (39 da Taça das Taças e 41 da Liga Europa / Taça UEFA, a que se poderiam juntar as 13 edições da Taça das Cidades com Feira), houve duas finais entre campeões europeus, cinco finais entre finalistas com mais de três títulos e quatro finais entre finalistas com 3 títulos. Esta será a primeira final entre campeões europeus em que um deles tem mais que um título.

Esta vai ser a quarta final europeia em Amesterdão (além da final a duas mãos que o AFC Ajax ganhou em 1992):
1962 TCCE SL Benfica 5-3 Real Madrid CF (Estádio Olímpico)
1977 TVT Hamburger SV 2-0 RSC Anderlechtois (Estádio Olímpico)
1992 TU AFC Ajax 0-0 Torino C (Estádio Olímpico)
1998 LC Real Madrid CF 1-0 Juventus FC (Amsterdam Arena)

Será a décima quarta final na Holanda, foram finalistas equipas dos seguintes países:
Inglaterra – 4 vitórias 1 derrota
Espanha – 3 vitórias, 3 derrotas
Alemanha – 2 vitória, 3 derrotas
Holanda – 2 vitórias
Itália – 1 vitória, 3 derrotas
Portugal – 1 vitória
Áustria – 1 derrota
Bélgica – 1 derrota
França – 1 derrota

Se juntarmos a Taça UEFA (finais a duas mãos, por acaso o jogo decisivo foi sempre na Holanda), os holandeses levaram mais três taças, os alemães mais uma, perderam ingleses, franceses e italianos.

Antes do SL Benfica, já três clubes repetiram finais na Holanda: o AC Milan, Barcelona FC e o Real Madrid CF. Todos na mesma cidade, na mesma competição e com uma vitória e uma derrota. Juntando as finais a duas mãos, o SC Feyenoord ganhou duas Taças UEFA (uma a duas mãos), o AFC Ajax uma Taça dos Campeões e uma Taça UEFA (o único clube a jogar em duas cidades diferentes) e o Tottenham Hotspur FC venceu uma Taça das Taças e perdeu uma Taça UEFA. Até agora apenas clubes holandeses conseguiram vencer mais que uma competição europeia no seu país. Os clubes ingleses apenas perderam  duas finais, na Holanda, uma a duas mãos, já levaram de lá taças em quatro finais. A história está contra nós, temos que tentar seguir a tendência do AFC Ajax de vencer na Taça dos Campeões e depois na Taça UEFA e a do SC Feyenoord de vencer duas vezes na mesma cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário