domingo, 19 de maio de 2013

Fui a uma final europeia ver o SL Benfica!

Foi a terceira vez que vi o SL Benfica numa final europeia - depois da UEFA Futsal Cup de 2010 e da EHF Challenge Cup de 2011 - mas foi a primeira vez que me desloquei ao estrangeiro para o fazer e mais importante: foi no futebol!

Nunca hei-de esquecer o momento em que nos sagrámos campeões europeus de futsal (feito que ainda me emociona) mas uma final europeia no futebol era o meu sonho. O meu sonho maior seria ser campeão europeu de futebol, mas o sonho mais possível era uma final europeia. Depois de ver os adeptos do Real Zaragoza CD, do FC Rapid Wien, do RCD Mallorca, do Middlesbrough FC, do RCD Espanyol de Barcelona, do PFC CSKA Moscva, do FC Zenit, do FC Shakhtar Donetsk, do Fulham FC e do SC Braga a presenciarem a finais europeias com os seus clubes cada vez o vazio era maior dentro de mim.

Fui ver uma final europeia do meu clube, posso dizer que saí contente. A festa foi bonita, o convívio agradável, houve respeito entre os adeptos e os clubes, bate-mo-nos bem, o jogo foi bom e emocionante. Não saí feliz, perdemos. Aquela movimentação do Ivanovic, a cabeçada e a trajectória da bola até bater nas redes, são um momento que me pareceu enorme e em que não consegui esboçar reacção; tirou-me o que mais interessava na final, mas não me tirou a importância do momento e toda aquela vivência.

O certo para mim é que o SL Benfica merecia (e devia) ter marcado mais um golo, era aquele lance imediatamente após o golo do Chelsea FC... O Cardozo devia ter marcado para poder dedicar a todos aqueles que saíram antes do final do jogo e já não estavam lá para ver o segundo golo do SL Benfica. Já não estavam lá para empurrar a equipa para a frente. Já não estavam lá para aplaudir o esforço da equipa. Foram a uma final europeia e não a viram toda! Deviam ter pressa para evitar as filas do trânsito... Esses mereciam que o Cardozo tivesse marcado aquele golo, mas, obviamente, também mereciam que o SL Benfica perdesse. (O parágrafo seguinte exclui aqueles a quem este parágrafo foi dedicado.)

Durante o jogo os adeptos do SL Benfica estiveram muito bem, a equipa jogou bem e esteve bem apoiada nas bancadas, a equipa saiu aplaudida no final; ainda me senti mais orgulhoso de pertencer ao SL Benfica. Já critiquei várias vezes o apoio das claques e do público em geral em jogos europeus, no jogo contra o Fenerbahçe SK e na final os adeptos do SL Benfica fizeram do SL Benfica um clube maior. Saí orgulhoso.

Muitas vezes os nossos adeptos querem que as equipas vençam mas não fazem nada por isso. Acreditam que as equipas têm obrigação de ganhar apenas porque representam o SL Benfica, não têm em conta que existem rivais com a mesma ambição que as nossas equipas, com valor talvez superior, não interpretam o desporto como desporto mas como uma equação que tem como resultado o SL Benfica a vencer sempre. Tudo que não seja isso é incompetência; sem ter qualquer respeito pelo esforço e dedicação de jogadores e equipas técnicas. Basta ler alguns comentários sobre a equipa de voleibol e basquetebol para o perceber. ( A equipa de basquetebol perdeu dois jogos esta época, já ganhou três competições, só que um dos jogos que perdeu ditou a perda da Taça de Portugal, o que fez com que essa fosse a competição mais importante a ganhar... Nem percebem que é nos jogos mais importantes que há maior probabilidade de perder.) São muito ambiciosos mas não merecem ganhar; não sabem como se ganha.

Gostava de lembrar que houve tempos em que éramos eliminados pelo SC Bastia, pelo Halmstads BK, éramos humilhados pelo FC Bayern München e pelo RC Celta de Vigo, houve tempos em que não íamos às competições europeias. Perder uma final europeia não é vergonha para ninguém. Eu prefiro perder na final que em qualquer outra eliminatória, prefiro perder nas meias-finais que em qualquer eliminatória anterior, etc... Perde quem chega lá, nós chegámos lá. E bate-mo-nos com brio - equipa e adeptos!

3 comentários:

  1. Bom dia! Eu conheço esse sentimento....já que vi 3 do meu clube ao vivo, ganhando.

    Saudaçoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma delas contra um campeão europeu em título?
      Alguma delas contra a equipa mais rica do mundo?
      Alguma delas contra uma equipa que fosse capaz de ser campeã em Portugal?
      Alguma delas sem ter o campeonato nacional comprado e no bolso de forma a que o desgaste físico dos jogadores fosse facilmente gerido?

      Esta final do Benfica tem mais valor do que as vossas 3 taças juntas, corruptos.

      Eliminar