sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Entrevista a Rui Rangel

Entrevista a Rui Rangel efectuada pelo Diário Económico - 19 de Outubro de 2012



Tem vários ex-dirigentes do clube na lista. Não receia que o vejam como mais do mesmo?

Não. Mais do mesmo é a lista de Luís Filipe Vieira com duas mudanças puramente cosméticas. Os dirigentes que fazem parte da minha estiveram com Vilarinho quando começou, de facto, a recuperação financeira e isso deixa-me honrado. Aliás, Fernando Tavares revolucionou as modalidades do Benfica, tendo sido elogiado pelo presidente na última assembleia geral.


Essa assembleia não deveria ter sido interrompida por causa do petardo que foi lançado?

O que a assembleia teve de mais relevante foi o chumbo às contas do clube, de forma clara e inequívoca, à gestão de 12 anos, nove como presidente e três como director no futebol. Mas os benfiquistas cultivam valores como a mística e a democracia, portanto não subscrevo o que tenha a ver com injúrias ou ofensas a Luís Filipe Vieira. Não aceito é que apareça como o grande equilibrador quando o aumento do passivo é assustador...

O passivo da SAD é elevado...

Vai a caminho dos 500 milhões e precisamos de esclarecimentos. Distingo passivo bancário, o qual é para cumprir na íntegra, e não bancário, realidade desconhecida com zonas de obscurantismo. Pedir uma auditoria é das primeiras medidas que tomaremos.


No Sporting, em função da auditoria às contas do Grupo, houve quem falasse em striptease. Não sucederia o mesmo ao Benfica?

Quando se lida com um clube com esta dimensão histórica, simbólica e pela importância que assume no desporto é fulcral dar o exemplo. Não existirá striptease. Queremos linguagem de rigor e seriedade para esclarecer os sócios sobre o monstro financeiro e acerca do fundo de jogadores.


Como se reduz o passivo?

Por exemplo, evitando que haja 95 jogadores sob contrato com o clube. O Benfica tornou-se um entreposto de compra e venda de jogadores e a carga salarial é brutal´. É preciso reduzir para 40/50 elementos: face à crise do País, a realidade do futebol não pode ficar de fora. Temos de actuar na área dos proveitos e estruturar preços mais compatíveis com os bolsos dos portugueses, baixando-os e aumentando a procura, dar o exemplo nesta mudança de paradigma.


Fala em apoio social?

Exacto. Jovens e reformados atingidos pela crise não podem ser esquecidos. A Fundação está quase no anonimato, não tem programas de solidariedade ou subsídios para crianças e jovens desfavorecidos. Queremos contribuir para resolver problemas de benfiquistas desempregados através de acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.


Mantém a proposta de um debate com Luís Filipe Vieira?

Reitero-o com o objectivo de esclarecer os sócios, porque a cultura da arrogância não faz parte do Benfica e até para ser ditador é preciso inteligência.


Chama ditador ao seu rival?

Não fulanizo as questões, quero um debate elevado. O Benfica passou a ser um negócio quando, de facto, deve apenas fazê-los, porque o clube são os sócios. Não podemos desligar-nos do associativismo e ter uns estatutos que, além de afastarem os sócios, impediriam que grandes presidentes o tivessem sido. Alterá-los é outra medida que proponho, uma vez que, quando se exige mais do que a um presidente da República, conduz-se à perpetuação do poder.


Vieira nada fez de positivo?

Fez. A credibilização que abriu caminho a um reposicionamento na parceria financeira depois do caos; construiu o centro de estágio; iniciou a construção do museu; teve papel importante no novo estádio. Mas, ao contrário de mim, que gosto e joguei futebol, Vieira não gosta de futebol. Depois dele não vem o caos - tenho gestores reputadíssimos que sentem o Benfica e, se Domingos Soares de Oliveira é sportinguista, a minha equipa tem gente capaz sem se intrometer nas áreas comercial e do futebol como sucede agora. E a prática remuneratória na estrutura da retaguarda, com alguns salários de 20/30 mil euros/mês, é incomportável.


A quem se refere?

A pessoas ligadas à estrutira da Direcção e do departamento de comunicação.


Vieira apresentou discurso de austeridade com redução da massa salarial. Como avalia isso?

Faz sentido, mas é tardio e a responsabilidade é dele.


Como interpreta as mudanças de Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz?

Respeito e tenho consideração pelo primeiro, as pessoas têm liberdade para mudar de opinião. Ouvi Vieira conforme sucedeu com varandas Fernandes, mas não fiquei convencido. Moniz um soldado de última hora que se lembrou do Benfica aos 60 anos. Nunca o vi nos estádios a sofrer pelo clube. Respeito-o como excelente profissional da comunicação, mas só o conheço aí. Há três anos, no âmbito do movimento "Benfica vencer, vencer", as coisas não correram bem devido a certas atitudes menos correctas. E sendo vice-presidente da Ongoing, um dos parceiros do clube, isto deve se esclarecido aos sócios. Se for considerado que a aproximação é positiva, mesmo sendo tardia, todos os bnfiquistas são poucos, embora estranhe a coincidência da aproximação pelo mundo dos negócios.



E a afirmação de Vieira ao lembrar "Vale e Azevedo também se afirmava benfiquista"?

Baixa o nível do debate, mas Vale é um fenómeno irrepetível. Quer passar a ideia de que é o único salvador da pátria benfiquista, de que fez a recuperação do clube, mas os juros da dívida representam 17 milhões de euros, em quase 10 anos ganhou 2 campeonatos. Inclusive quando afastaram Mourinho do clube era director do futebol...


Mourinho elogiou-o...

Quem está no poder tem facilidade em granjear simpatias, mas o mundo do Benfica não começa nem acaba em Luís Filipe Vieira.


Que papel reserva a Rui Costa?

Se ganhar, como sei que vai suceder, ninguém pode desperdiçar um valor como Rui Costa. falarei com ele para ser director desportivo com amplos poderes. Tenho Cunha LEal com experiência na gestão di futebol e quero prestigiar Rui Costa, não servir-me dele para ganhar eleições e, depois, colocá-lo na prateleira. E também vou falar com Nuno Gomes...


Vai manter Jorge Jesus?

Sim. Fez bom trabalho em alguns aspectos, noutros não. Defendo a estabilidade, embora deva haver resultados e avaliação no final de cada época. Há ano e meio que o clube procura um lateral-esquerdo, tornou-se uma equipa de adaptações, agravadas com as saídas de Javi Garcia e Witsel que representavam 70% da força.


Como agiria com os direitos tv?

A renegociação é um ponto estruturante. Temos de conhecer o actual contrato que acaba dentro de seis meses, saber se há negociações e de que tipo são. O direito de preferência fica subordinado à procura da melhor proposta. Tentaremos internacionalizar os direitos TV através de uma multiplataforma. Pretendemos um parceiro que assegure exclusividade na relação contratual e não um adversário com interesses opostos. Faremos ainda um estudo de viabilidade económica para os encaixar na Benfica TV.


E a formação?

Não tem sido apoiada, mas é um sector em que vou apostar para aumentar o número de portugueses na equipa principal. Pode haver limitação de extracomunitários, caso contrário a selecção terá problemas a médio prazo. Mesmo alguns estrangeiros não registam retorno desportivo nem financeiro: Sidnei custou 7 milhões e está na equipa B; Urreta e Júlio César são outros casos de desaproveitamento. E quanto gastou o Benfica nos mandatos de Vieira em comissões para os empresários? Não está quantificado e é preciso ser revelado.


O que propõe para as relações com Porto e Sporting?

O Benfica deve retomar a sua matriz exemplo, humildade, democraticidade, ética e rectidão. A linguagem trauliteira afasta as pessoas. Quero relações cordiais, mas isso não se faz de um dia para o outro, são preciso estímulos. Os presidentes não são os actores principais, isso são os jogadores. Em Espanha, apesar da rivalidade, os líderes de Real e Barcelona estão lado a lado nos jogos; em Inglaterra, ninguém conhece os presidentes.


O presidente tem agido bem em relação à arbitragem?

Denunciou situações, mas os resultados são pífios; apoiou certos dirigentes e, depois, queixou-se de perder força. Defendo que o Benfica deve ser vigilante e apoiar a profissionalização.

7 comentários:

  1. Embora ainda resvale para uma certa demagogia, acho que está a melhorar. E tu Gandaia o que dizes ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei fraco. Diz que Fernando Tavares é bom nas modalidades, mas já afirmou que vai estar na Gestão Financeira.

      A Fundação está quase no anonimato?????

      Acusa o outro candidato de ser um ditador sem inteligência, mas quer elevar o debate???

      Gosta e jogou futebol?? Boa eu também....

      Pega em Mourinho para criticar Vieira e depois já diz que quem está no poder é fácil granjear simpatias...

      Ideias para o futuro do Benfica? Muito poucas e as que apresenta já as vejo há muito tempo em blogs do Benfica...

      Parece-me que está condenada ao fracasso esta candidatura...

      Eliminar
  2. É extraordinário que RR não diga preto no branco, OLIVEDESPORTOS NUNCA! Porra que raio de benfiquismo é este? Ao menos aqui mostrava a sua diferença, e obrigava a clarificação por parte de LFV.... Mas não! porque será? Será que vencendo tb RR está garantido o negocio com o mamão chupista, como se vai dizendo de LFV?

    ResponderEliminar
  3. Sócio:

    "Caros,

    Como a qualquer benfiquista, preocupa-me a questão dos direitos televisivos. A forma como eles forem tratados, pela futura direcção, dirá muito sobre a sua capacidade de resposta aos problemas que se colocam ao nosso clube. Quando for eleito, em relação a essa matéria, a primeira coisa que devo fazer é olhar para as responsabilidades contratuais ainda existentes e verificar se se confirma o direito de opção da actual entidade gestora dos direitos televisivos.

    Mas, atenção, quero, desde já, garantir aos benfiquistas que direito de opção não significa direito de obrigação. Se esse direito existir, o que se passa é que a actual entidade gestora dos direitos deve acompanhar a melhor oferta. E é aqui que a futura direcção tem de zelar pelos interesses do Benfica e não de outros. A futura direcção do Benfica tem de ir à procura da melhor oferta, não pode cristalizar numa única oferta. E o primeiro passo é fazer um estudo de viabilidade económica sobre a possibilidade de encaixar os direitos televisivos na Benfica TV, embora devamos reconhecer que nenhum clube mundial que tem canais televisivos próprios o tenha feito até hoje. Por alguma razão será. Mas é o dever da nova direcção de não dar nenhum passo sem completar, primeiro, a realização desse estudo de viabilidade económica. A seguir, deve a direcção dar outros passos, como o de abrir um concurso internacional, porque acredito que os direitos televisivos podem jogar um papel importante, até mesmo crítico, no esforço de internacionalização da marca. Um concurso internacional terá o efeito de colocar o Benfica perante uma escolha e sobretudo de confirmar o estatuto de único clube português com margem internacional de crescimento. Dentro desta perspectiva, a direcção eleita do Benfica, deve igualmente cuidar de estabelecer, perante a melhor oferta, um conjunto de condições à eventual parceira do clube, como gestora dos direitos. Esse operador não pode ter interesses opostos aos interesses manifestos do clube. Isso, para mim, é incompreensível, assim como julgo que o Benfica deve pugnar, nessa eventual relação com o novo operador, pelo estabelecimento de uma exclusividade, que garanta ao Benfica que os seus interesses não se cruzam com os interesses de outros clubes. Terminado este processo, deve realizar-se uma assembleia geral, em que as várias soluções serão apresentadas, discutidas e votadas.

    Este é um assunto que preocupa os benfiquistas, por isso, entendo que a decisão deve ser tomada pelos benfiquistas. E porquê? Porque confio na capacidade dos benfiquistas em escolher o que é melhor para o Benfica. Não conheço ninguém melhor do que os benfiquistas para decidir o que é melhor para o Sport Lisboa e Benfica.

    Melhores Cumprimentos,

    Rui Rangel"

    ResponderEliminar
  4. continua com um discurso muito populista e sem concretizar.. baixar o passivo e vender 20 jogadores? pf .. ele e que vai por portugueses na equipa principal? vai ser o treinador? infelizmente cada vez mais acho que foi uma candidatura em cima do pe, orquestrada talvez por veiga.. talvez com mais tempo podia ter feito algo mais planeado..

    muito sinceramente, o seu discurso parece facilmente "comprado" para quem nao gosta da direccao.

    ResponderEliminar
  5. O juiz numa resposta chama "ditador sem inteligência" ao outro e na seguinte diz que quer "um debate elevado"? Li bem?

    Noutra resposta diz que, ao contrário de Vieira, percebe de futebol e mais à frente demonstra isso cabalmente dizendo que Javi e Witsel correspondiam a 70% da força da equipa? Li bem?

    Já estou a perceber porque é que lhe validaram a candidatura mesmo não tendo os 25 anos, é muito fraquinho.

    ResponderEliminar
  6. A resposta a: Fala de apoio social?
    Foda-se... diz tudo do homem! É um registo inquestionável de demagogia pura... a explicação dos anos de associado... tudo dito...

    ResponderEliminar