terça-feira, 21 de maio de 2013

Râguebi - Benfica desce de divisão


À semelhança do que foi feito com o Voleibol, e será feito em muitas outras modalidades, chegou a hora de falar do Râguebi nacional e do Râguebi do Benfica que este ano escreveu a página mais negra da sua história.

Os três maiores clubes do Râguebi nacional tiveram “sortes” diferentes nesta época desportiva. O Direito reconquistou o campeonato perdido na época passada frente ao CDUL. O CDUL reconquistou a  Taça de Portugal 6 anos depois, venceu a sua primeira Supertaça e ganhou a Taça Ibérica, feito que não conseguia há quase 30 anos! O Benfica desceu de divisão com 18 derrotas em 18 jogos da fase regular e mais duas derrotas no play-off que o confirmaram como a equipa mais fraca da divisão de honra!

O Benfica, a par de equipas como o Belenenses e o CDUL, é um dos maiores históricos da modalidade em Portugal, não só pelas presenças no principal campeonato da modalidade como também pelos títulos conquistados. Num período em que a direção do Benfica tanto investe no crescimento do clube e no engrandecimento de várias modalidades, algumas delas com pouco reconhecimento histórico no Benfica, ter deixado cair o Râguebi para um campeonato secundário é triste. É triste pelo que o Benfica representa para a modalidade em Portugal. É triste pelo que a modalidade sempre representou no palmarés do clube. É ainda mais triste porque teria sido possível, com pouco investimento, construir uma equipa extremamente competitiva. Alguma razão terá levado o Râguebi a ser deixado cair uma vez que outras modalidades, como as cinco de pavilhão, têm investimentos bem mais avultados e algumas delas com pouco retorno no que respeita a conquistas.

Há, no entanto, um facto curioso relacionado com a descida de divisão do Benfica. Esta realidade vai permitir que se joguem derbis com o Sporting na próxima época na medida em que a equipa do Campo Grande foi campeã da terceira e subiu de divisão.

De referir ainda que Agronomia continua a passar ao lado das importantes conquistas nacionais o que contrasta com os investimentos milionários (para a modalidade em Portugal) feitos nos últimos 15 anos!

O palmarés da modalidade fica assim atualizado:

Palmarés global

Campeonatos Nacionais

Taças de Portugal

 Supertaças

Competições Europeias (Taças Ibéricas)

3 comentários:

  1. Não é a primeira vez que o râguebi do SL Benfica desce de divisão, talvez seja a primeira vez que acontece apenas com derrotas, portanto tenho que concordar com o facto de ser a página mais negra da nossa história na modalidade. No entanto, creio que nos vamos reerguer outra vez, este ano nas camadas jovens já houve bons resultados. A aposta desta secção foi mesmo essa, desinvestir (por falta de apoios) e apostar na juventude do clube. Concordo também que a direcção não devia ter abandonado a modalidade.

    O CDUL ganhou a sua terceira Taça Ibérica, o SL Benfica continua como único clube português com 4.

    É de referir também que a equipa feminina voltou a ganhar o Campeonato, a Supertaça e o Campeonato de Sevens, mostrando que somos a maior potência feminina da modalidade.

    ResponderEliminar
  2. Há ai um pequeno lapso...quem ganhou este ano a supertaça foi o CDUL. Defrontou a Agronomia na final e ganhou por 45-11.

    ResponderEliminar
  3. Mea Culpa!!!

    Este não correu lá muito bem!
    Quanto à Taça Ibérica, havia uma troca entre o CDUL e o Cascais. Talvez por começarem os dois com a mesma letra tenha sido a origem do erro. Freaky!
    Quanto à Supertaça, não vi o jogo, vi o resultado no site da Federação Portuguesa de Rugby mas devia ter os olhos cansados na altura!!!

    Tudo devidamente corrigido e atualizado.

    ResponderEliminar