terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SL Benfica venceu a Taça Hugo dos Santos

O SL Benfica venceu no passado fim-de-semana, no Sabugal, a Taça Hugo dos Santos em basquetebol, a competição que substitui a Taça da Liga, uma prova em que competiram os 4 primeiros classificados da 1ª volta da Liga. Não vejo muita importância nesta competição, especialmente para o SL Benfica, pois vem numa altura em que a equipa vai regressar às competições europeias e tem já hoje uma deslocação muito difícil à Letónia para defrontar o Ventspils. Com 3 jogos em 3 dias, contra as melhores equipas nacionais, esta competição veio causar cansaço no SL Benfica, numa altura em que a equipa já não se encontrava bem. Se é verdade que vencer pode ter elevado a motivação da equipa, pode também ter custos elevados para o resto da temporada. Em Fevereiro, a equipa irá participar noutra competição semelhante, mas mais importante uma vez que participarão duas equipas angolanas, logo uma competição internacional contra equipas de um país mais desenvolvido na modalidade, trata-se da Supertaça Luso-Angolana.

Resultados:
86-77 A Académica de Coimbra
70-62 Vitória SC
76-75 FC Porto/Ferpinta

Depois da vitória na Supertaça, esta foi a segunda competição vencida pelo SL Benfica esta época, ambas conseguidas frente à equipa da Ferpinta. No jogo final, onde não jogaram Greg Jenkins e Rodrigo Mascarenhas, Henrique Vieira teve que optar por jogar também com Eky, algo que não é normal nestes jogos de maior dificuldade. Apesar dessas dificuldades a equipa venceu pela segunda vez em 3 jogos a equipa da Ferpinta, um feito algo inesperado nesta fase da época. No entanto, as 2 vitórias surgiram por margens curtas - 3 pontos e 1 ponto - e na derrota, no terreno do rival, a equipa do SL Benfica não foi adversário à altura da equipa da Ferpinta, há que ter em conta que provavelmente a final do play-off será disputada entre estas duas equipas com vantagem de factor casa para os da Ferpinta. Entretanto, a equipa da Ferpinta parece desenvencilhar-se mais facilmente dos outros adversários que a equipa do SL Benfica, este factor gera-me preocupação. Neste momento considero positivo a eliminação da Taça de Portugal, tendo em conta os desafios - mais importantes - que a equipa ainda vai ter pela frente esta época.

Destaco que Miguel Minhava foi o MVP da final e tem sido esta época muito importante no bom desempenho da equipa.

Com duas competições ganhas e a continuação na FIBA EuroChallenge de momento era difícil pedir mais à equipa, e apesar das dificuldades a equipa deve ser congratulada pelo já conseguido.

Palmarés da Taça da Liga:
5 SL Benfica
4 AD Ovarense e FC Porto
2 UD Oliveirense
1 Aveiro Esgueira, Seixal FC, CAB e SC Lusitânia.

Palmarés da Taça Hugo dos Santos:
1 SL Benfica e FC Porto

2 comentários:

  1. Paulo Jorge, se é certo que comprometemos a Eurochallenge, também nunca a ganharíamos, eu acho que esta conquista foi importante. Importante porque é um título nacional que soma ao palmarés, importante ainda porque não permite ao Ferpinta elevar mais os seus índices de confiança. Podem estar melhor e mais frescos, mas na hora H, levam na corneta!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel, preferia que a equipa fizesse bons resultados na Europa em vez de ganhar esta competição, pelo menos nesta altura. E parece-me que com alguma sorte será possível a qualificação, mas muito difícil.

    ResponderEliminar