sexta-feira, 12 de julho de 2013

Um SL Benfica feminino

Gosto desta nova faceta de aposta em equipas femininas por parte do SL Benfica. Fui assistir a jogos de futsal e basquetebol, ambas as equipas têm condições para ter um bom futuro, não consegui ir a nenhum jogo de hóquei em patins, foram campeãs nacionais, não há dúvidas sobre a qualidade.

A equipa de futsal feminino começou na época 2002/03 na terceira divisão da AFL, em 2004/05 venceu a sua primeira "dobradinha" regional e a sua primeira Taça Nacional. Esta época venceu todas as competições regionais - campeonato, Taça e supertaça -, ficou em quarto lugar da fase final a 4 da Taça Nacional. Na fase final a equipa jogou três jogos em três dias, creio que isso foi prejudicial à equipa do SL Benfica - apesar de desconhecer as equipas adversárias -, uma vez que apesar de ter um cinco inicial muito forte (com Ana Catarina, Inês Fernandes, Rita Martins, Sara Ferreira e Bárbara Paulino) só tem uma jogadora no banco (Érica Pereira) à altura das restantes. Com três jogos em três dias - vitória no primeiro - é natural que o desgaste se faça sentir. As competições foram reformuladas para a próxima época, em vez de campeonatos e taças regionais, teremos Campeonato Nacional (zona Norte e zona Sul, com 8 equipas cada, as 4 primeiras de cada zona apuram-se para a fase nacional) e Taça de Portugal. O SL Benfica é, naturalmente devido à qualidade da equipa, candidato a vencer as competições, até porque tem mais hipóteses de vencer competições com um jogo por semana. A equipa junior venceu o regional, prevejo que algumas dessas jogadoras já contem para a nova época. Com a reformulação terminou a Taça Nacional, foram 17 edições, com cinco títulos (em sete participações), o SL Benfica foi o seu maior vencedor. Acabou também a Taça da AFL, onde o SL Benfica venceu as últimas nove de 18 edições, e, o campeonato da I Divisão da AFL, onde o SL Benfica venceu 6 das 18 edições.

Este ano não consegui ir assistir a nenhum jogo da equipa feminina de râguebi, mas a equipa foi dominadora e venceu todos os jogos do campeonato nacional, durante a época apenas foi derrotada na final da Taça de Portugal (não conseguindo a sexta vitória consecutiva). Foi a quinta vitória no campeonato nacional (13 edições, 9 participações), na Taça de Portugal contam com 6 troféus (em 9 edições), na Supertaça vão em 6 vitórias consecutivas em 8 edições. O râguebi feminino em Portugal é jogado com 13 jogadoras em vez das tradicionais 15. A equipa venceu também o campeonato de sevens, pela segunda vez em quatro anos.

No basquetebol, depois de se ter começado com as camadas jovens, no ano passado criou-se também a equipa sénior, que competiu no campeonato da II Divisão. O primeiro ano foi a transição das camadas jovens para a equipa sénior para as jogadoras, este ano apostou-se na subida, e reforçou-se bem a equipa com Sofia Ramalho (base, ex-Quinta dos Lombos, uma estrela do basquetebol nacional, internacional por Portugal, com várias épocas a jogar em Espanha, esposa do nosso jogador Betinho), Sofia Teixeira (extremo, ex-Forte da Casa) e Ana Maseda (poste espanhola). Na Zona Sul da II Divisão a equipa terminou com 20 vitórias em 20 jogos, no entanto, foi eliminada da Taça de Portugal, na 1ª eliminatória por uma equipa da mesma série. Fui assistir à fase final, onde duas das quatro equipas subiam de divisão, e foram conseguidas três vitórias em três jogos. O SL Benfica era a melhor equipa em competição, teve um jogo difícil com o Sporting CP (que ficou em terceiro), mas acabou por superiorizar-se na linha de lance livre, onde as nossas jogadoras não tremeram e as adversárias falharam muito. Foram campeãs e no próximo ano jogam na I Divisão, o último passo antes de chegar à Liga. Fiquei muito agradado com as exibições de: Sofia Ramalho, uma estrela muito acima do nível desta divisão, o jogo do SL Benfica tem obrigatoriamente que passar pelas suas mãos, é impressionante como não falha na linha de lance livre; Jovana Nogic, uma jovem de 15 anos (!) que parece poder jogar em qualquer posição e será, certamente, uma das melhores jogadoras nacionais; Ana Maseda, a sua altura permitiu-lhe ganhar sem muita dificuldade a luta debaixo das tabelas; e Mafalda Borges, outra jovem que não tem medo de pegar no jogo e assumir a responsabilidade no ataque.

Este ano criou-se a equipa feminina de hóquei em patins, sem que existissem escalões de formação a sustentá-la anteriormente. Contrataram-se jogadoras muito jovens (5 jogadoras com 20 anos ou menos), jogadoras veteranas (4 jogadoras com 30 anos ou mais) e duas com 25/26 anos, algumas destas jogadoras já eram internacionais por Portugal. O treinador escolhido foi, o meu ídolo da juventude, Paulo Almeida. O SL Benfica começou por inscrever-se no Torneio de Abertura da APL, venceu-o à frente do GDR "os Lobinhos" (campeão há duas épocas, bi-vencedor da Taça de Portugal, vencedor da Supertaça e terceiro classificado na última Taça da Europa). Boa estreia para uma equipa com média de idades de 23 anos. Na Taça de Portugal saíram à primeira contra a mesma equipa. Depois veio a zona Sul do Campeonato Nacional, onde para além do forte adversário atrás referido surgia também o campeão nacional HC Turquel, o SL Benfica terminou em segundo cinco pontos atrás do campeão nacional - um adversário a quem não ganhou mas a quem deu muito trabalho, 2-2 fora, 3-4 em casa. Na fase final com as quatro melhores equipas do Norte e as quatro melhores equipas do Sul, a equipa do SL Benfica terminou a primeira volta com um empate a 2 em Coimbra e uma derrota 1-2 em Turquel, o HC Turquel continuava como o grande favorito à conquista do campeonato. A três jornadas do fim já a nossa equipa estava em primeiro, perdeu 7-2 com o GDR "os Lobinhos" e seguia-se o HC Turquel... Vitória na Luz por 3-0, vantagem no confronto directo e chegava o empate fora com a AD Sanjoanense para a vitória final, foi conseguido esse empate. Campeãs nacionais no primeiro ano! A mostrar estofo de campeãs nos dois últimos jogos, que eram duas finais. Que o próximo ano traga continuidade a este grande trabalho. Espero que tenham oportunidade de jogar na Taça da Europa, onde, devido ao nível do hóquei em patins feminino em Portugal e ao completo domínio das espanholas, não se prevê a conquista da taça, mas seria importante participar para evoluir e preparar o futuro.

Existem outros desportos menos mediáticos onde o SL Benfica tem equipas femininas, como o ténis de mesa e o bilhar, mas os meus comentários referem-se a equipas de modalidades colectivas. Temos também o atletismo em bom nível. Temos atletas com bons resultados na canoagem e no judo, a mim interessam-me, sobretudo, os títulos conquistados pelas equipas do SL Benfica.

Faltam agora as equipas de andebol e voleibol, que já existiram e foram dominadoras das modalidades. E claro, uma equipa de futebol feminino. No entanto, com os cortes que estão a suceder nas modalidades, não acredito que a criação dessas equipas esteja para breve.

2 comentários:

  1. Apoiado. è nessa vertente que o Benfica deve apostar até como forma de cativar mais sócias na politica de expansão de associados rumo aos 300 mil, em lugar da Miss Benfica, cheerleaders e outras iniciativas do género.

    O desporto feminino está em geral pouco desenvolvido em Portugal e o envolvimento do Benfica em certas modalidades pode constituir um forte incentivo ao seu desenvolvimento e proporcionar um retorno e visibilidade ao Benfica como promotôr do desporto português e reforçar a implantação nacional do clube - e em algumas regiões até em contra-ciclo como no norte. É que não é apenas de vitórias que se constitui a angriação de novos adeptos sobretudo daqueles que têm sido mais esquecidos como as mulheres, permitindo a quem se adiantar nessa vertente recolher os beneficios de uma aposta percussora e socialmente aceite

    ResponderEliminar
  2. Bela resenha!

    PS. o Paulo Almeida também era meu ídolo de infância :)

    ResponderEliminar