sábado, 23 de novembro de 2013

Vontade de ver taças

Na última quarta-feira fui ao pavilhão Fidelidade ver o jogo de hóquei em patins entre o SL Benfica e a A Juventude de Viana, estava anunciado que nesse jogo a Taça Continental e a Taça Intercontinental da modalidade iriam estar expostas para os adeptos poderem tirar fotos. E estiveram. No entanto, era preciso ir ao jogo - logo ter bilhete - para se poder ver também as taças das últimas conquistas internacionais do SL Benfica. Isto já causou um grande incómodo para alguns benfiquistas, vi um que pediu para ver as taças, quando lhe pediram o bilhete do jogo deu para perceber a tristeza, não queria ver o jogo da equipa que conquistou aqueles troféus, queria ver as taças, até insistiu e pediu para o deixarem ir vê-las. Não sei se estaria ocupado na hora em que o jogo se realizou, mas não o vi no jogo (até pode lá ter estado, certamente contrariado porque o que queria era ver as taças...). Na generalidade os benfiquistas são melhores a festejar que a apoiar as equipas do clube. Mesmo entre aqueles que vão assistir aos jogos há os que vão apenas para ver o SL Benfica ganhar, não estão lá para incentivar a equipa, porque para eles, a equipa já tem obrigação de ganhar seja contra quem for e se não o fizer é porque são incompetentes - o valor e o esforço dos desportistas de uma e outra equipa parece ser insignificante. 

Eu até compreendo porque se hão-de querer ver as taças, já vi muitas peças em museus com menos beleza e menos significado histórico. Por isso, a pensar nos benfiquistas dos festejos, tirei esta foto das taças juntinhas: 
Agora também podem ir ao museu observá-las. 

Na quinta-feira e ontem fui a Almada assistir à UEFA Futsal Cup, prova disputada pelo Sporting CP num pavilhão que dizem levar cerca de 4 000 pessoas. Em ambos os jogos nesta fase tinham o pavilhão completamente cheio, com ambiente que só conseguimos em dérbis. Em 2009/10, enchemos o pavilhão no último jogo porque havia futebol a seguir, nos outros jogos era como um jogo nosso no campeonato (ou seja, assistência fraca). Em 2005/06, nem com o Interviú tivemos uma casa decente, com os outros estava quase vazio. E nós jogámos essas fases no nosso pavilhão, eles andam com a casa às costas. A militância das claques deles nas modalidades é muito superior e do público em geral também.

Hoje depois do jogo de futebol do SL Benfica, há um jogo internacional de andebol em que o preço de bilhete de sócio é 1€, vamos ver se enche... (Tenho um amigo que tem receio de não conseguir bilhete, eu acho que está a ser ingénuo.)

No ano passado o Sporting CP fez uma época de futebol miserável, quase até ao final da época dava a sensação que o SL Benfica seria campeão, reparem nas assistências dos 3 grandes nessa época em casa:

Esta época o SL Benfica está a 3 pontos da liderança do FC Porto, tal como o Sporting CP, eis as assistências em casa:

Na época miserável do Sporting CP tiveram % de ocupação média de 52,96%, o SL Benfica este ano tem % de ocupação de 53,80%. É verdade que a média de espectadores ainda é superior à do Sporting CP, mas o estádio também é maior e há que perceber que num estádio com a capacidade do estádio do Sporting CP a nossa média seria inferior, pois nunca teríamos uma assistência de 50 000 espectadores.

No SL Benfica somos muitos, somos quem tem mais adeptos, mais sócios, mais fanáticos mas muitos são-no apenas porque somos o clube que ganha mais no futebol e estão presentes apenas nas vitórias. Não são os valores do clube e toda a sua história que os move, apenas a quantidade de títulos que foram conquistados. 

Muitas vezes ouço dizer que os adeptos empurraram a equipa para a vitória. Por exemplo neste ambiente fantástico no Pavilhão Atlântico [encher em finais é fácil, apesar de já ter visto finais de modalidades na Luz que não encheram]:
   
Ou quando em 2010 a equipa marcou o quarto golo ao PSV. Mas se conseguem estar tão bem, ao ponto de empurrar a equipa para feitos maiores, também devem ser alvo de críticas quando não o fazem ou até fazem o contrário. 

Na maioria dos adeptos do SL Benfica vejo muita vontade de ver taças mas pouca vontade de fazer alguma coisa por isso. A festejar e a apoiar nas vitórias é que os adeptos são bons:  
Aparecem cerca de 200 000 para a festa mas não enchem um estádio para cerca 65 000 espectadores nem nos jogos da Liga dos Campeões, onde este ano as assistências foram miseráveis mesmo com grande quantidade de bilhetes oferecidos a escolas de futebol (a soma de espectadores nos dois jogos em casa passa a capacidade do estádio em cerca de 2 000 espectadores... com muitos bilhetes de oferta, repito!).

2 comentários:

  1. A meu ver, o problema deve-se à conjugação de 3 factores:

    1 - Preços dos bilhetes muito elevados, no caso do futebol.
    2 - Diminuição do poder de compra das pessoas.
    3 - Falta de dinamização por parte do clube no que toca às modalidades.

    Neste último ponto, poderia-se nos casos em que a calendarização permita criar com o comboio Benfica uma espécie de dia à Benfica, no qual as pessoas poderiam ter acesso aos jogos de outras modalidades antes do futebol.

    Outra é criar dinâmicas para atrair as pessoas aos pavilhões. É possível fazê-lo com parcerias... muitos dos actuais patrocinadores do Benfica também fazem pouco e o Benfica exige pouco deles. Por exemplo, poderia haver mais animação.

    Enfim, falta criar uma cultura mais desportiva e associativa no Benfica. Isso leva as pessoas a dispersarem-se.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica já não é o que era,aconteceu muita coisa e não se pode varrer tudo para debaixo do tapete e fingir que não se passou nada. O nosso orgulho foi completamente ferido e ninguem nunca se responsabilizou por nada,sacodem as mãos,dizem pra levantar a cabeça e siga camioneta,não pode ser assim....

    Eu falo por mim mas conheço varios e inumeros exemplos iguais,um senhor meu vizinho com quase 60 anos de benfiquismo,esteve no jogo do cesar brito nas antas,somos do norte não se pode ir á luz como quem desce a rua mas nunca falhou um jogo na casadobenfica..e quando alguem o via na rua perguntava então e o benfica,e ficavamos ali a falar durante 1 hora ou mais...hoje em dia ele não sai de casa pra ver os jogos,não sei se ve em casa mas o certo é que quando o vejo na rua e pergunto..então?Ele diz..opah agora não ligo muito a isso..e isso acreditem,é uma coisa muito mas muito triste

    ResponderEliminar