Quais são os objetivos dum clube para os seus adeptos? Ganhar! Para todos os adeptos de todas as modalidades em todas as competições de todos os clubes do mundo, embora, por vezes, se compreenda que os adversários são demasiado poderosas e a vitória não é expectável mas para nós, benfiquistas, isso não existe porque nós somos adeptos do maior clube do mundo.
Ainda assim, não se querendo cair no erro duma gestão que ganhe tudo no imediato e comprometa o futuro do clube, uma direção (ou CA da SAD) deve ter em conta outros objetivos que não apenas a vitória imediata e a qualquer custo. Isto para dizer que há muito que tenho um conceito claro sobre os objetivos do Benfica, época a época. Desde o ano 2000 que esses objetivos têm vindo a mudar. Passaram de sobreviver para recuperar para ganhar para dominar. De há uns dois a três anos para cá sinto que o clube tem dois objetivos no início de cada época desportiva, a consolidação crescente das contas e a vitória desportiva. Ao ler o conjunto de posts sobre o passivo do Benfica do grande José Albuquerque no Guachos Vermelhos (que acompanho religiosamente), dei comigo a ler os meus próprios pensamentos escritos por outra pessoa! É claro que a fundamentação contabilística aí feita permite-nos outro nível de detalhe na discussão do tema mas eu pretendo apenas focar-me no essencial, os objetivos macro para cada época desportivos e esses são (sem ordem de importância):
- O objetivo financeiro do grupo empresarial, pelo menos o que depende dos resultados desportivos, e esse passa pela classificação nas duas primeiras posições da fase de grupos da Liga dos Campeões e consequente qualificação para a fase a eliminar, bem como a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos campeões da época seguinte.
- O objetivo desportivo mais puro, na mente de qualquer adepto, ser campeão nacional.
É claro que estes objetivos podem ser complementados com vitórias noutras competições, internas ou internacionais, e daí poderemos aferir sobre o nível de domínio do Benfica numa determinada época mas estas outras vitórias não podem, de modo algum, substituir qualquer dos objetivos principais.
Completamente de acordo!
ResponderEliminarEste ano a champions é para esquecer (mais uma vez).