quinta-feira, 17 de setembro de 2015

100ª vitória e goleada histórica

Nesta jornada europeia o SL Benfica conseguiu duas vitórias históricas, a centésima vitória na principal competição europeia de clubes (TCCE/LC) e a maior goleada da história da UEFA Youth League.

Contra o FC Astana a equipa principal do SL Benfica venceu 2-0, com uma boa exibição na segunda parte, e conquistou a 100º vitória na TCCE/LC, tornando-se o 8º clube a atingir este número. Apesar de, no site da UEFA já estarem registadas 100 vitórias no final da época passada:

Este quadro retirado de um guia da UEFA sobre registos da competição (até ao final da época passada) contém mais um jogo e mais uma vitória que os reais obtidos pelo clube. Esta discrepância pode estar relacionada com o facto de, na época de 1987/88, a equipa do FK Partizani (de Tirana) ter sido desqualificada após o jogo da primeira mão na primeira ronda, devido a conduta incorrecta nesse jogo, portanto não se realizou o jogo da segunda mão e o SL Benfica não o venceu; o registo do FK Partizani também contém 10 derrotas, quando na verdade apenas tem 9. No entanto, a própria UEFA não considera esse jogo nos registos por época do SL Benfica: 

A equipa de sub-19 venceu o mesmo FC Astana na UEFA Youth League por 8-0 bateu o antigo recorde da competição - NK Maribor 0-7 Chelsea FC, num ano em que o Chelsea FC venceu a competição e conseguiu várias goleadas, esta continua a ser a maior goleada fora de casa. Note-se que o SL Benfica também já foi detentor da maior goleada em eliminatórias com a vitória por 4-0 nas meias finais da primeira edição contra o Real Madrid CF, esse registo foi batido na época passada pelo RSC Anderlechtois ao vencer o FC Porto 5-0 nos oitavos-de-final. 

O adversário era frágil, já se previa que a formação de uma equipa formada em 2009 no Casaquistão onde as competições de juniores ainda não estão bem estruturadas não fosse adversário à altura para a nossa equipa júnior.

Prevejo que com o novo modelo de competição, com um Champions Path para campeões não qualificados para a fase de grupos, este resultado não prevaleça durante muito tempo, no entanto por agora juntamos este recorde à maior goleada a duas mãos na TCCE/LC - 18-0 ao Stade Dudelange na época de 1965/66.

Sem comentários:

Enviar um comentário