terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ser Benfiquista: Paulo Jorge

A maioria das pessoas diz que não sabe porque é afecta a um clube e que sempre foi desse clube; eu sei porque sou Benfiquista: eu escolhi ser Benfiquista. Ainda me lembro quando ligava pouco ao assunto e dizia que era Benfiquista porque os meus amigos eram todos, mas o meu pai era sportinguista, então passei a dizer que era de 5 ou 6 clubes: o SL Benfica, o FC Porto, o Sporting CP, o CF "os Belenenses", o Boavista FC e não tenho a certeza se também do SC Braga. Mas na verdade não era afecto a nenhum, não tinha razão suficiente para estar especialmente ligado a qualquer deles; eu nem ligava assim tanto ao futebol!

Que razões me levam hoje a gostar de um clube? O nome, o símbolo, o equipamento, a história e a equipa. Quanto ao SL Benfica não me lembro de ter sido tão abrangente, comecei a gostar pelas equipas que tinha nas diversas modalidades. Creio até que o futebol nem foi o primeiro desporto pelo qual me apaixonei, terá sido o hóquei em patins. Mas no SL Benfica as primeiras equipas a cativar-me foram a de basquetebol, que era a melhor equipa que o basquetebol português alguma vez teve, e a de futebol, com o Paulo Futre, o Paulo Sousa e o João Pinto, fiquei marcado pelo jogo em que o Paulo Sousa foi à baliza no Bessa e pela final da Taça desse ano. E escolhi apoiar este clube.

Sinto que sou - não apenas, mas muito - um Benfiquista de Pavilhão. Assisto aos jogos de todas as modalidades do SL Benfica, até já fui assistir ao ténis de mesa e ao futsal feminino. Não consigo imaginar-me de um clube que não me proporcionasse a oportunidade de assistir a andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins, voleibol e claro futebol, e o SL Benfica é o único que o pode fazer, acrescentando ainda o râguebi que aprecio muito. Felizmente entre 1992 e 1993 o SL Benfica tinha grandes equipas em três das modalidades com mais visibilidade, graças a isso sou Benfiquista. Há quem diga até que sou doente pelo SL Benfica, mesmo que doença seja a designação correcta não me quero livrar dela e não fujo ao paradoxo de dizer que é uma doença boa.

Há uns tempos um amigo disse sobre o meu Benfiquismo: "Este é daqueles que até chora quando o Benfica perde", no entanto, isso não passa de um mito. Aconteceu apenas duas vezes:
- a primeira, foi quando o SL Benfica perdeu a meia-final da Taça das Taças contra o Parma. Lembro-me de ir a caminhar cabisbaixo, incrédulo e ouvir a madrinha do meu pai dizer "Coitadinho!", ao que o meu pai (com alguma satisfação perversa) respondeu "Coitadinho porquê? Ainda tem muito que sofrer", estava muito correcto o meu pai naquele momento, até porque vi imensos jogos do SL Benfica ao seu lado, o que aprofundou a experiência do sofrimento;
- a segunda e talvez última, aconteceu quando o SL Benfica perdeu o campeonato de basquetebol para o FC Porto na última época do Carlos Lisboa, não podia ter acontecido! Era um desfecho anunciado, mas eu não estava preparado para o aceitar.
Sou mais pessoa para me emocionar com as vitórias do que com as derrotas. Depois da vitória na UEFA Futsal Cup estive durante semanas a ver vídeos e a ler entrevistas sobre a ocasião, fiquei sempre emocionado, ainda hoje quando penso nessa vitória fico com os olhos lacrimejantes [...pronto! já está!]. As derrotas que me fizeram chorar hoje são apenas lembranças muito vãs, já têm algo de lendário na minha memória, as vitórias hão-de estar sempre presentes.

Esta noite a maior parte dos meus amigos há-de ver um jogo qualquer da UEFA Champions League, eu preparo-me para sair, vou ver jogar o basquetebol do SL Benfica. Para mim é mais importante. É o SL Benfica.

"Parto rumo à maravilha
Rumo à dor que houver p'ra vir"

3 comentários:

  1. Uma visão muito racional dum assunto muito sentimental! Em breve exporei o meu.

    Brilhante toque, Ornatos a acabar!

    ResponderEliminar
  2. Ser Sportinguista e Não Anti-Benfiquista,


    Venho aqui escrever pelo respeito, companheirismo e já amizade que comecei a nutrir por Paulo J Martins…sim, é assim que ele é conhecido por aqui…

    Já perdi a conta às vezes que torci para o Benfica perder, sim é verdade…não é sequer difícil de admitir, gosto de vos ver sofrer…e porquê? Porque o vosso clube é o Maior de Portugal, e como tal todos temos sempre aquele gostinho de ver os Grandes perderem! Além disso vocês sempre tiveram aquela sobranceria sobre os outros…e falo disto quando nem sequer olhavam para o FC Porto, quando para vocês, o jogo dos jogos era contra o Meu Sporting…sei que as coisas mudaram, mas um Benfica x Sporting terá sempre aquele gostinho a “antigo”, a “clássico”, a “história”… algo sempre diferente da rivalidade norte x sul tão aludida por Jorge Nuno, um Slb x Fcp de facto tomou proporções maiores de que qualquer outro jogo em Portugal na actualidade.

    Mas…Não Anti-Benfiquista…acima de tudo gosto de ver o Sporting ganhar, se vocês perderem melhor, senão, também não há problema. Foi com algum gosto que vi o Benfica dominar tudo e todos o ano passado, fez-me lembrar grandes equipas vossas do passado. Para mim o 6-3 está bem mais presente que o 7-1, e que grande equipa que vocês tinham no 7-1, o futebol é assim mesmo…

    E sim chorei, apenas uma vez pelo Benfica…tinha 7 ou 8 anos e chorei porque o Veloso falhou o penalti na final da Taça dos Campeões Europeus… chorei porque para mim era Portugal que ia ganhar à Holanda…chorei porque ainda não percebia o porquê de os Sportinguistas mais velhos estarem contentes à minha volta… chorei porque normalmente as crianças choram pelo mau e riem pelo bom... e para mim aquilo era mau… provavelmente era eu quem estava certo.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. António, és o melhor sportinguista de sempre.

    ResponderEliminar