segunda-feira, 29 de abril de 2013

Modalidades de pavilhão no limbo


O fim de semana que passou foi azedo no que toca aos pavilhões deste país que receberam as modalidades do Benfica.

Andebol 
Até há duas jornadas atrás tínhamos uma performance fantástica. Na fase regular perdemos um jogo, fora com o Porto, e empatámos outro, fora com o ABC, este com uma arbitragem vergonhosa. Entrámos para a segunda fase em igualdade pontual com o Porto e ganhámos os primeiros quatro jogos, incluindo ao Porto em casa. Na semana passada fomos fechar a primeira volta fora com o Sporting e perdemos. Estranho mas, enfim. No abrir da segunda volta fomos perder à Maia com o Águas Santas! Neste momento, tendo em conta que as duas únicas derrotas domésticas do Porto foram connosco na Luz, temos que ir ganhar o campeonato ao Porto! Não percebo a mentalidade dos nossos jogadores! Temos equipa para ganhar folgadamente a todas as outras e lutar ombro a ombro com o Porto mas parece que isso não vai acontecer. Falta mentalidade vencedora à nossa equipa e, para já, o Porto é a a melhor equipa do campeonato. E só faltam quatro jogos para acabar!

Hóquei em Patins

Ao contrário das restantes modalidades de pavilhão, nesta poucas responsabilidades se podem assacar aos jogadores ou treinadores. Mais um assalto de igreja a favorecer quem controla a modalidade, o Porto. Jogámos fora com a Oliveirense, adversário difícil que nos impediu de conseguir a dobradinha no ano passado, e a arbitragem foi mais do mesmo! Empatámos a quatro golos mas poderíamos ter ganho caso não tivessem anulado dois golos de livre direto nos segundos finais do jogo. Parecia que mandariam repetir até falharmos! Estamos a três pontos do líder, o Porto, com quatro jornadas para acabar o campeonato. Daqui a duas jornadas vamos discutir o título fora com o Porto.
 
Voleibol

Apesar da derrota deste fim de semana, estamos em condições de ser campeões nacionais, mas a situação é absolutamente idêntica à do ano passado em que perdemos. Na final do playoff, ganhámos o primeiro jogo em casa e perdemos agora em Espinho. No próximo fim de semana, na Luz, quem ganhar é campeão nacional. Este ano já foi disputada a final da Taça de Portugal conquistada pelo Fonte Bastardo.

Futsal

Mais uma modalidade, mais uma derrota! Se na semana passada a derrota com o Sporting pouco interessou porque não mexeu na classificação da fase regular e ainda temos playoff’s para melhorar o nosso jogo, este fim de semana fomos eliminados da Taça de Portugal em Braga. Perdemos por 3-2 e já só temos o campeonato para disputar, algo que não se afigura fácil tendo em conta o score do Sporting até aqui.

Basquetebol

Finalmente uma vitória! Ganhámos e garantimos o acesso às meias do playoff. Este era, sem dúvida, o jogo mais acessível do fim de semana e cumprimos mas lembro que nesta modalidade já perdemos a final da Taça de Portugal para o Vitória de Guimarães. Apesar de já termos conquistado a Taça da Liga e a Supertaça, não há mais folga nesta modalidade, o campeonato é para ganhar. Venha a Académica.

Resumindo, no que toca a modalidades de pavilhão

Andebol – Ganhámos a Supertaça e podemos conquistar o campeonato e a Taça de Portugal (estamos na final four)
Hóquei em Patins – Ganhámos a Supertaça e podemos conquistar o campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões
Voleibol – Ganhámos a Supertaça e fomos eliminados da Taça de Portugal. Podemos reconquistar o título nacional
Futsal – Conquistámos a Supertaça e fomos eliminados da Taça de Portugal e das UEFA Futsal Cup. O campeonato vai entrar agora em playoff’s
Basquetebol – Ganhámos a Supertaça, a Taça da Liga e o Troféu António Pratas. Perdemos a final da Taça de Portugal. Podemos conquistar o campeonato (estamos nas meias finais do playoff)

7 comentários:

  1. Boas,
    De facto, mau de mais pra ser verdade!

    Nesta época, sinceramente, aposto nos n/ títulos em Futebol, Basquetebol e Voleibol!
    Futsal, Hóquei e Andebol,... duvido seriamente!

    Estive de novo em Espinho e... mais uma derrota!
    Este ano, apesar de tudo, acredito no Voleibol!
    Se assim não fôr,... 4 ANOS SEGUIDOS A MORRER NA PRAIA,... adeus J.Jardim e talvez à secção!

    Não há CULTO DE VITÓRIAS E DE TÍTULOS NO SLB, DE FORMA SUSTENTADA! As vitórias são maioritariamente ocasionais ou episódicas!
    Os factos comprovam-no, do Futebol, às outras Modalidades e à Formação!

    E quando parece que há alguém de valor a assumir ESSA CULTURA GANHADORA (João Coutinho),... a pessoa vai-se embora... ou é afastada!
    Porquê???

    FORçA BENFICA!

    VAMOS GANHAR AO MARÍTIMO,
    PRA SERMOS CAMPEÕES NACIONAIS 2012-13!

    ResponderEliminar
  2. "adeus J.Jardim e talvez à secção!"

    Adeus à secção?! Só és benfiquista quando ganhamos?
    Não faz nenhum sentido fechar a secção, se se tivesse pensado como tu pensas durante a história do Benfica neste momento éramos um clube de futsal!

    Não é por não ganharmos que uma secção deve ser fechada. O râguebi desceu de divisão mas é uma secção histórica e que merece respeito, merece continuar - somos o clube que o pratica há mais tempo. O ténis de mesa está há muitos anos na segunda divisão mas é uma secção histórica, merece continuar. O Benfica é todas as secções, não apenas as que ganham. Eu tenho orgulho do Benfica assim.

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo Jorge,

    EU NÃO DEFENDO QUE SE FECHE O VOLEIBOL!
    Muito pelo contrário, ADORO VOLEIBOL (quase como o Futebol)!
    Tenho receio, ISSO SIM, é que uma abordagem economicista o faça, deixando apenas espaço aos escalões de Formação!
    Sobretudo, face aos investimentos avultados no plantel, sistematicamente! São factos e os investimentos obrigam a retorno!

    Ao contrário do Rugby, Ténis de Mesa,..., modalidades que me merecem todo o respeito, mas sem investimentos de monta, pelo SLB!

    ResponderEliminar
  4. Só posso concordar...algo vai mal...este fds acompanhei as modalidades, mais do que o normal...e de fato não percebo o que falta, se calhar por não perceber nada das modalidades...mas há outra coisa que continuo sem perceber...para quê jogar playoff's???qual o sentido? só se fosse uma taça! campeonato? é para mim no mínimo ridiculo!
    como é possivel no futsal, fazer playoff? o SCP é mais do que um justo vencedor! é injusto de for o SLB!
    no andebol e voleibol...fomos de longe a melhor equipa! o campeonato é regularidade!
    no volei então nos ultimos anos tem sido ridiculo! somos de longe os melhores e depois perdemos à melhor de 3 jogos...
    se me poderem explicar a psicologia disto agradeço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago, antes de mais é bom ver-te por aqui :)

      O Benfica não dominou o andebol. O Porto é a melhor equipa principalmente porque é equipa e o Benfica um conjunto de jogadores consagrados. Ainda assim, podemos ganhar lá.

      Quanto aos playoff's, se não me engano quem começou com isso foram os americanos com o objetico de aumentar a espetacularidade dos campeonatos, ou seja, há emoção até ao fim, ninguém é campeão em dezembro como o Porto fazia na segunda metade dos anos 90. E não me digas que a NBA, a NFL, a NHL e a MBL não são as melhores ligas do mundo nas respetivas modalidades. Mas percebo o que dizes, o modelo do voleibol é ridículo! Quanto ao futsal, não critico, parece-me bem. Provavelmente não haverá um sistema que seja absolutamente justo.

      Um abraço e conto ver-te aqui mais vezes :)

      FG

      Eliminar
  5. GLB, continuo a achar que apesar de ser baseado no sistema americano, parece-me mal...para isso há campeonatos, taças e torneios...se me falares num sistema em que joga norte/sul ou este/oeste, mas que não se tenham cruzado no campeonato, até concordo!
    ainda a propósito das modalidades, falta-nos estrutura... o hóquei e andebol são exemplo disso...tínhamos tudo para ganhar...
    volei é palhaçada...
    futsal já devia ter acabado o campeonato e entregue o caneco!
    abraço glorioso! :) MLB :)
    Basket...enfim...o mesmo do volei...

    ResponderEliminar