quinta-feira, 20 de junho de 2013

No topo da memória: Jean-Jacques

Jean-Jacques Nzadi da Conceição, foi certamente o melhor power forward que passou pelo basquetebol português, como já estava anunciado há algum tempo, foi introduzido nesta quarta-feira no FIBA Hall of Fame. É o primeiro jogador africano a receber esta honra. O primeiro jogador do SL Benfica! O primeiro que passou pelo basquetebol português. Depois de em 2011 ter sido considerado, no cinquentenário da FIBA Africa, como o melhor jogador africano de sempre.

Que privilégio vê-lo jogar! Que privilégio tê-lo visto no SL Benfica! É daqueles jogadores que podemos dizer: é nosso! Tem a sua carreira muito ligada ao SL Benfica, é com a nossa camisola que é mais recordado.

Chegou em 1988, vindo do CD Primeiro de Agosto, para jogar durante 8 épocas numa equipa que consigo ganhou 7 campeonatos consecutivos, 5 Taças de Portugal, 6 Taças da Liga e 4 Supertaças nacionais. Tendo também capacidades para derrotar as melhores equipas do mundo, como fizeram quando em 1993/94 derrotaram, em Badalona, o CB Juventut Badalona, que viria a vencer a Euroliga nessa época, na mesma época eliminaram o KK Olimpija Ljubljana da Euroliga, iriam ganhar a FIBA European Cup, em 1995/96 derrotaram o Panathinaikos BSA, que viria a vencer a Euroliga nessa época, e ainda outros grandes nomes do basquetebol europeu, como o Virtus P Bologna, o CSKA BC, o Hapoel Tel-Aviv BC, entre outros.

Essas equipas tinham grandes jogadores como Mike Plowden, Steve Rocha, José Carlos Guimarães, Henrique Vieira, Pedro Miguel, Luís Silva e, claro, Carlos Lisboa, formaram uma época dourada no basquetebol benfiquista, aquela que todos recordamos com saudade. Uma equipa como nunca houve em Portugal. O tipo de equipas que engrandece um clube, não só pelas vitórias mas também pela arte. Equipas que são relembradas. Essa conjugação de grandes jogadores e grandes treinadores tornou-os ainda mais famosos. Mas mesmo nas grandes equipas há aqueles que sobressaem, depois de Carlos Lisboa, os benfiquistas recordam com saudade os lances de Jean-Jacques.

Começou por ser treinado por Tim Shea, que formou esta grande equipa, depois por Mário Palma, que brilhou com a equipa. Em 8 anos apenas não ganhou o campeonato no seu último ano, aquele que marcou também a despedida de outro grande ídolo - Carlos Lisboa. Foi jogar para França, para o CSP Limoges, equipa que 4 anos antes havia sido campeã europeia, jogou ainda no CB Unicaja Málaga e volltou a Portugal para terminar a carreira na equipa da Portugal Telecom, onde ganhou mais três campeonatos. Com a sua selecção participou em 2 Jogos Olímpicos e foi 7 vezes campeão africano (recorde).

Era um poderosíssimo jogador defensivo, mas sobretudo, o tipo de jogador, que devido à sua espectacularidade, os adeptos querem pagar para ver jogar, como Carlos Lisboa, Panchito Velázquez, Ricardinho ou Pablo Aimar, quando tocava na bola sentia-se que o valor do bilhete estava garantido. 

É com orgulho benfiquista que o vejo no Hall of Fame da FIFA. Está também no Hall of Fame da memória de muitos de nós.

Termino a mostrar-vos uma das suas jogadas mais famosas e mais importantes. Em Almada, na vitória contra o Panathinaikos BSA, fez este estrondoso afundanço contra a lenda da NBA Dominique Wilkins:

4 comentários:

  1. GRANDE POST!!!
    PARABÉNS!
    O BENFICA é isto!!!

    ResponderEliminar
  2. Nunca mais me esqueço de um Iliabum-Benfica que tive oportunidade de ver em que alguém do Benfica rouba a bola e mete no Jean Jacques e ele isolado para o cesto, quando todos esperávamos e queríamos um daqueles afundanços para partir a tabela, faz um lançamento na passada normal em que sem afundar deposita a bola no cesto e solta um sorriso e um piscar de olhos muito malandro! Grande Jean Jacques! Miguel Bola, Sócio do eterno Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Foi uma década fantástica do basquete do Benfica. Só conseguida por uma conjugação de grandes jogadores que tinha o seu expoente máximo no Carlos Lisboa e no Jean Jacques.

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me bem das lutas dele com o Jared Miller já em final de passagem pelo Benfica. Grande jogador esse americano e grandes vitórias as de Jean Jaques nessas lutas debaixo da tabela.

    ResponderEliminar