sábado, 21 de setembro de 2013

A nossa vergonha do momento

O estádio da Luz está cada vez maior.

O SL Benfica já nem 30 000 pessoas consegue ter no seu jogo de estreia na Liga dos Campeões, mesmo depois do seu último jogo europeu ter sido uma final europeia. Foi a terceira assistência europeia mais baixa do novo estádio do SL Benfica. Há que analisar este problema e tentar evitar que se volte a repetir.

Será culpa da crise económica que assola o país? Aparentemente a crise tem atacado mais os benfiquistas que os adeptos de outros clubes... Creio que os adeptos do FC Porto também devem sentir a crise, no entanto, na última jornada da Liga nacional, o FC Porto, num jogo contra o 13º classificado da época passada, teve mais assistência que o SL Benfica, que defrontou o 3º classificado da época passada, este acontecimento não é normal - supõe-se (creio que bem) que o SL Benfica é o clube neste país que tem mais adeptos. A assistência do jogo europeu ainda foi inferior.

Será culpa do futebol praticado pela equipa, que tem passado enormes períodos em todos os jogos a não jogar bem?

Será da forma pouco entusiástica como se geriu a pré-época? Com uma má gestão do plantel com muitos casos para resolver até tarde, com alguns ainda não resolvidos e novamente com a contratação de muitos jogadores que não vêm para a equipa principal do SL Benfica.

Será culpa da desilusão sofrida pelos adeptos no final da época passada?

Será culpa do desgaste da imagem do treinador perante os adeptos?

Será porque os adeptos não querem arriscar perder os golos do SL Benfica como com o Gil Vicente FC?Porque têm que sair todos os jogos mais cedo por haver coisas muito mais interessantes para fazer que o assistir ao jogo a que foram assistir (e pagaram para ver). (Eu gostava que a maioria dos jogos fosse assim, em homenagem a esse tipo de adeptos.)

Será culpa daqueles adeptos que só vão as jogos quando as coisas correm mesmo muito bem? Adeptos que não vão para apoiar o SL Benfica mas apenas para ver o SL Benfica ganhar.

Ou será dos preços abusivos praticados por esta direcção? Será porque quem compra RedPass não tem preços reduzidos nas competições europeias? Quem compra RedPass tem direito a apenas os 15 jogos da Liga, até para um jogo sem importância como o da Eusébio Cup tem que pagar. A direcção baixou alguns preços de RedPass esta época mas inferior aos aumentos que tinha praticado no ano anterior. A direcção, prometeu falsamente, em campanha eleitoral, baixar o preço das quotas e os preços dos bilhetes.

Menos de 30 000 adeptos num jogo da Liga dos Campeões é pouco e é uma vergonha para o SL Benfica, se há assim tantos adeptos do SL Benfica, onde andam eles? Eu começo a achar que não há assim tantos adeptos do SL Benfica, ou isso ou andam a afastá-los do clube...


Nota 1: Foi bonito os No Name Boys cantarem "We are SLB", em inglês é mais provável os jogadores do SL Benfica perceberem os cânticos.

Nota 2: Os No Name Boys gastaram muita energia a cantar durante o hino da UEFA Champions League, eram cânticos quase inaudíveis devido ao som da música.

Nota 3: Normalmente, os adeptos cantam muito fora do estádio e pouco lá dentro. 

Nota 4: Com parcerias com empresas de comunicação, já era hora de haver wi-fi no estádio do SL Benfica.

4 comentários:

  1. Poucos adeptos?

    Para além da crise, que deve atingir mais benfiquistas do que os outros, porque somos mais, a verdade é que as "decisões" a nível de contratações/dispenas, a corrupção "daqueles" e "daqueloutros" e 3 injecções jesusianas de épocas falhadas, não vos dizem nada?

    ResponderEliminar
  2. Sim, tem que ser para melhorar as assistências na Luz, que para mim seria feito da seguinte forma:

    - baixando o preço dos bilhetes para sócios e não sócios, mas de uma forma moderada

    - baixando, também de forma moderada, o valor das quotas

    - criando, fora o já existente Bilhete “Família Benfica”, um bilhete para pessoas que comprovem receber o valor mínimo do subsidio de desemprego ou já sem direito ao mesmo

    - fazendo as ofertas de bilhetes que existem actualmente serem direccionadas para os sócios e não sócios mais necessitados a nível monetário, e não como na Eusébio Cup, para quem não foi ao estádio regularmente na época anteriora

    - por último, criar um desconto reduzido também aberto a sócios e não sócios, que comprovem residir acima de x distância de Lisboa, para incentivar mais pessoas do Norte, Sul e Portugal Insular, a deslocarem-se aos Estádio da Luz, combinando a nível continental com o Comboio Benfica, e a nível Insular com a TAP e SATA


    Com os descontos já existentes para menores, estudantes e reformados, parece-me que a oferta ficaria completa desta forma
    Concordo também com a inclusão de Wi Fi na Luz, temos que estar sempre a modernizar, e o Wi Fi acaba por ser cada vez mais comum hoje em dia.

    Por último, tudo a votar Eusébio aqui: http://www.uefa.com/uefachampionsleague/history/index.html


    Avante pelo Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Caros, a propósito do wi-fi já havia enviado um artigo, demonstrando que deve estar para breve a existência de wifi (não digo gratuito!)

    http://pplware.sapo.pt/informacao/case-study-sl-benfica/

    Sobre as baixas assistências, é de facto algo que me preocupa bastante e acho que se deve a 2 factores:
    A Benfica TV torna mais barato ver os jogos confortavelmente em casa do que indo ao estádio...com repetições e lances duvidosos analisados na hora!
    A época ruinosa/continuação de JJ, faz com muitos estejam cansados do "quase" e das escolhas mais que duvidosas de JJ.
    saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, não concordo nada que a Benfica TV tenha alguma relação com isto.

      - Antes os jogos também davam na televisão;
      - O jogo da Liga dos Campeões não passou na Benfica TV.

      Eliminar