segunda-feira, 12 de maio de 2014

14 de Maio, dia talismã!

Foi com um grande catenaccio à portuguesa que eliminámos uma equipa italiana nas meias finais da Liga Europa. À partida o sorteio não tinha sido favorável, defrontar o campeão italiano nunca é fácil, quando nem tem sido fácil para o SL Benfica defrontar equipas italianas. Lembro-me quando nos anos 90 fomos eliminados 4 vezes por equipas italianas, num período de 5 épocas, sempre pelo menos nos quartos-de-final. Nos tempos de Jorge Jesus temos matado alguns destes borregos, no entanto no último confronto contra equipas italianas já tínhamos eliminado o SSC Napoli. 

À partida poderia ter sido desvantajoso jogar em casa a primeira mão, e a vitória 2-1 não era um bom indício para o desfecho da eliminatória, uma vez que nas últimas 3 semi-finais europeias o resultado do jogo fora tinha sido 0-1; duas delas com 2-1 em casa e consequente eliminação. Esse resultado é o mais comum nos jogos fora do SL Benfica em meias-finais europeias, aconteceu em 4 das 14. Fora conseguiu-se um maravilhoso 0-0, em sofrimento com 9 jogadores no final. O SL Benfica tinha sofrido golos nas últimas 4 meias-finais fora, apenas por 4 vezes (a contar com esta) não sofreu, este foi o terceiro 0-0 fora e a terceira qualificação com esse resultado.

Nesta eliminatória, ao contrário do que aconteceu nas outras meias-finais que disputou, Óscar Cardozo não marcou, apenas Eusébio (com 5) tem mais golos que o Tacuara pelo SL Benfica em meias-finais, está em igualdade com outras três lendas: José Águas, José Augusto e José Torres.

Lembro-me de muitas eliminatórias em que o SL Benfica foi melhor mas acabou eliminado, especialmente contra equipas italianas, desta vez a equipa soube defender o resultado e a vitória moral foi dos outros. É muito mais bonito quando a vitória a sério cai para o nosso lado. Vi nesta equipa o espírito de sacrifício que vi, e tanto admiro, no jogo de Mário João, o grande campeão europeu; as grandes equipas, as grandes equipas campeãs têm que ter estes jogadores que dão sempre um bocadinho mais que aquilo que parecem ser capazes. Esta equipa é campeã!


Jorge Jesus com três meias-finais disputadas é o treinador que levou o SL Benfica mais vezes a esta fase e irá igualar Béla Guttmann e Sven-Goran Eriksson com duas finais.

Agora vamos jogar a nossa 10ª final europeia, num duelo que repete a estreia europeia de ambas as equipas, na altura a vitória foi conquistada pelo clube espanhol. O Sevilla FC vai disputar a sua terceira final europeia, sempre na Liga Europa (Taça UEFA), só tem vitórias nas finais que disputou, no percurso até lá venceu sempre uma equipa portuguesa (este ano já venceram o FC Porto).

Vai ser a segunda final europeia que o SL Benfica disputa em Itália, a outra disputou-se em Milão contra o FC Internazionale (derrota por 0-1).

A final vai ser disputada a 14 de Maio, um dia que tem sido talismã para o SL Benfica, foi nesse dia que em 1994 vencemos 6-3 em Alvalade e em 2005 vencemos 1-0 na Luz ao Sporting CP, dois jogos decisivos para a conquista desses dois campeonatos. 

Este ano o SL Benfica disputou os seus 28ºs quartos-de-final europeus, 47,46% das épocas europeias, disputou as suas 14ªs meias-finais europeias, 23,73% das épocas europeias, irá disputar a sua 10ª final, 16,95% das épocas europeias. São números que colocam o SLBenfica entre os grandes da Europa. Apenas Real Madrid CF, FC Barcelona e FC Bayern München têm mais participações em quartos-de-final (não contando com a Taça das Cidades com Feira que não era organizada pela UEFA e não é reconhecida pela mesma, nesse caso a Juventus FC também teria mais quartos-de-final que o SL Benfica). O SL Benfica é o sétimo clube a chegar à décima final europeia, para que se perceba melhor a dimensão destes números, o Sporting CP tem menos uns quartos-de-final disputados que o SL Benfica tem finais, o FC Porto tem menos uns quartos-de-final disputados que o SL Benfica tem meias-finais.

Venha a décima!

Sem comentários:

Enviar um comentário