É certo que Jorge Jesus tem vencido poucos títulos para o futebol que as suas equipas no SL Benfica jogam, mas os seus resultados têm colocado o SL Benfica num patamar elevado e estável, como não acontecia há muito.
Os resultados do SL Benfica de Jorge Jesus têm sido insatisfatórios na Liga dos Campeões, também devido às expectativas serem elevadas. Com excepção da sua primeira época, a equipa não tem começado a época com o fulgor que consegue atingir nos meses de Janeiro a Março, onde os seus resultados têm sido melhores e onde a equipa joga o futebol mais vistoso. É nesse período que o SL Benfica costuma jogar as eliminatórias da Liga Europa, ou Liga dos Campeões como aconteceu em 2011/12.
Neste momento o SL Benfica vai em 8 jogos europeus sem perder. A melhor série é do tempo do Eriksson a caminho da final da UEFA de 1983: 10 jogos. Jorge Jesus fez duas vezes 9, a última parada no ano passado em Istambul.
Perdeu-se, contra o Tottenham Hotspur FC, devido ao adormecimento da equipa, a hipótese de igualar a melhor série de vitórias europeias consecutivas: 6 Eriksson 1989/90. Jorge Jesus igualou a sua melhor série.
Com Jorge Jesus, o SL Benfica conseguiu atingir pela primeira vez 5 quartos-de-final europeus consecutivos, a melhor série era de 1991/92 a 1994/95. Esta foi a 28ª presença (47,46% das épocas europeias) do SL Benfica em quartos-de-final europeus. O SL Benfica vai jogar a sua 14ª meia-final europeia (23,73% das épocas europeias), será a 3ª com Jorge Jesus como treinador, o primeiro a consegui-lo no SL Benfica.
Com Jorge Jesus, o SL Benfica venceu pela primeira vez na Alemanha (e já repetiu), venceu na Holanda 45 anos depois, conseguiu pela primeira vez vencer 4 jogos europeus consecutivos fora (série em decurso).
O SL Benfica é o clube que tem mais vitórias e mais golos marcados na história da Liga Europa, pode parecer fácil por ter participado em 4 das 5 edições, no entanto, por exemplo, o nosso maior rival histórico participou em tantas edições como o SL Benfica, jogando sempre pré-eliminatórias e fases de grupos (onde se apanham equipas mais fracas) e não conseguiu o registo do SL Benfica que entrou 3 vezes na fase a eliminar (onde se apanham as equipas mais fortes). Como o nosso maior rival há mais.
É certo que ninguém teve mais oportunidades que Jorge Jesus para conseguir os números que apresenta, apenas Eriksson, com 39 jogos, tem mais jogos europeus no SL Benfica que Jorge Jesus tem vitórias. No entanto, não seria qualquer treinador a colocar o SL Benfica neste patamar de qualidade. Esperava-se mais na Liga dos Campeões, por vezes não teve a coragem de abordar os jogos com o estilo que lhe trouxe tantas vitórias, mas os valores globais são bons.
Jesus é um excelente treinador, oxalá se mantenha por muito tempo :)
ResponderEliminarViva o Benfica!
só não ganhou mais pq a corrupção não deixou... mas até essa mama parece q está a ficar seca
ResponderEliminar