quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Jogos Históricos: Arsenal 1-3 Benfica (06-11-1991)


Inicio, aqui e agora, uma nova rubrica no Farmácia Franco, ou pelo menos reformulada, a rubrica dos Jogos Históricos.
Pretendo, com isto, pesquisar e “colecionar” vídeos com resumos de alguns jogos que marcam o imaginário de muitos benfiquistas. Vou tentar reunir o máximo de informação possível sabendo, à partida, que muitos destes jogos estão ainda na memória de todos e que o que quer que seja dito será apenas uma repetição do que já é sobejamente sabido.

Não poderia deixar de começar com um dos jogos que mais me marcou na juventude. Tinha eu acabado de fazer 12 anos quando o Benfica se sagrou campeão nacional pela 29ª vez. A vitória nesse campeonato abriu uma possibilidade de acesso à primeira edição da Liga dos Campeões da UEFA mas, para lá chegar, o Benfica teria que ultrapassar duas eliminatórias e foi, precisamente, na segunda que se fez história, ainda hoje recordada por muitos de nós.
Na primeira eliminatória calhou-nos em sorte o modesto Spartans, de Malta, que foi "despachado" com uns expressivos 10-0 no agregado das duas mãos. De seguida, na segunda eliminatória, era o campeão inglês que representava a última barreira antes do acesso à tão esperada Liga dos Campeões. Na Luz, o Benfica marcou cedo, por Isaías (15 min), mas deixou-se empatar logo de seguida (17 min), por Kevin Campbell. O resultado final acabaria por não sofrer alterações.

Benfica 1 - 1 (23-10-1991) - Estádio da Luz (Lisboa)


Para Londres, o Benfica viajava com a desvantagem de ter sofrido um golo caseiro e não ter conseguido vencer. Os especialistas davam o Arsenal como favorito no acesso à Liga dos Campeões mas Eriksson e os seus pupilos tinham ideias diferentes para essa noite de 6 de Novembro do mesmo ano de 1991, nomeadamente, Isaías que não se ficaria pelo golo marcado na primeira mão. O resto é história!

Alinhamento do Benfica: GR - Neno; D - António Veloso (c), Rui Bento, Paulo Madeira e Stefan Schwarz; M - Vasily Kulkov, Jonas Thern, Rui Costa (César Brito, 80 min), Vitor Paneira e Isaías (José Carlos, 118 min); A - Sergei Yuran.
Marcha do marcador: Colin Pates (20 min), Isaías (36 min), Vasily Kulkov (100 min) e Isaías (107 min).

Arsenal 1 - 3 Benfica (06-11-1991) - Highbury Park (Londres)

O Benfica acabaria por jogar a primeira Liga dos Campeões com o Barcelona, Sparta de Praga e Dínamo de Kiev. O formato compreendia dois grupos donde apenas sairia o vencedor de cada um para jogar a final. O Benfica começou com uma derrota em Kiev (1-0) num jogo marcado por uma lesão gravíssima de Rui Águas (parece que ainda estou a vê-lo a sair de maca com o polegar no alto como que a dizer "Não se preocupem, tou fixe"). Depois seguiram-se três empates, com o Barça em casa (0-0) e nos dois jogos com o Sparta (1-1 e 1-1). Na Luz, com o Dínamo, os imponentes 5-0 deixavam uma réstia de esperança de qualificação para a final mas para isso teríamos que ganhar em Barcelona. O que aconteceu foi o oposto, perdemos 2-1. O Barcelona seguiria para Wembley onde conquistaria a sua primeira Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões, contra a Sampdória com um golo de Ronald Koeman, no prolongamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário