domingo, 2 de junho de 2013

Final da Liga Europeia de Hóquei em Patins

Se calhar não devíamos ter participado num jogo manchado pelo clima de terror, que ainda por cima parecia encomendado, após as indicações da meia-final. Especialmente, depois de termos dito que não o iríamos fazer.

Mas fomos a jogo, sem medo!

Inventaram duas faltas e duas grandes penalidades no início do jogo, daquelas que nem o Vítor Bruno - que tanto asco causa, com os seus comentários, desde os anos 90 - conseguia explicar... Foi sempre mais fácil marcar faltas à equipa do SL Benfica. No entanto, não foi o escândalo que eu esperava e vi noutros anos. Se tivéssemos perdido (e eu pensei que fosse acontecer) a responsabilidade da arbitragem não seria notória.

Estranho as poucas repetições dos lances de maior destaque (houve golos sem repetição), gostava de ter visto a repetição do terceiro golo do FC Porto, quando o Reinaldo Ventura marca golo e abre a cabeça do Carlos López.

Grande ambiente criado pelos adeptos do FC Porto, como eu gostava de ver na Luz, o que não parece possível porque há muitos que vão principalmente para estar contra as nossas equipas. De aplaudir o apoio à sua equipa mesmo no momento da derrota; uma derrota muito difícil de digerir: numa competição que perseguem há muito tempo, contra os principais rivais, na sua casa. Mas também lhes devia servir de lição: em casa contra os melhores todos podem perder; podem festejar fora mas os outros também podem festejar na casa deles; perder finais europeias, mesmo que em casa, não é vergonha para ninguém. Que isto nos sirva de lição também a nós. A vitória mais saborosa (a da competição mais importante) foi conseguida por nós na casa do FC Porto, mas para mim podia ter sido em qualquer local do mundo que significaria o mesmo.

Inadmissível os adeptos do SL Benfica apenas entrarem numa final europeia para ver a sua equipa na segunda parte.

Foi um grande jogo de hóquei em patins. Ganhámos e somos campeões europeus! Esperava isto há cerca de 20 anos quando comecei a acompanhar a modalidade. Ainda tenho memória da final a duas mãos que perdemos contra o Igualada HC, em 1995, e da minha desilusão por aquela grande equipa não ter sido campeã da Europa. Não sei se era do meu jovem olhar distorcido pelo amor mas, senti que nos tinham roubado a Taça - depois de termos eliminado epicamente o FC Barcelona, eliminado o HC Novara e termos sido superiores ao Igualada HC.

Desta vez não senti que tínhamos a melhor equipa do Mundo, nem da Europa, nem sequer de Portugal. Acho até que tínhamos a equipa com menos capacidades da Final Four. Mas o meu sentimento é o de sempre, prefiro ser campeão, a ser o melhor. Ser campeão é muito superior a ser-se o melhor, os campeões ficam para sempre nos registos da história, têm o sabor da vitória final, o objectivo com que todos sonham. Neste momento somos campeões!

Gostei das palavras do Sénica no final, deviam ser ouvidas e aprendidas por muitos benfiquistas, depois de termos perdido no Dragão para o campeonato não perdemos dignidade. Não são só os vencedores que saem com dignidade, acredito que qualquer que fosse o resultado esta equipa teria sido muito digna de vestir a camisola do SL Benfica.

(Não compreendo a ausência do presidente do clube neste momento importante.)

SL BENFICA – FC Porto  6-5, golo de ouro (3-4; 5-5; 1-0)
Golos: 0-1, 1’.35” Silva (P), 0-2, 6’38”: Ventura pen. (P), 1-2, 7’.03” Filho (B), 1-3, 9’.10” Ventura (P), 2-3, 10’.09” Viana pen.(B), 3-3, 19’.29” Rafael (B), 3-4, 21’.58” Nunes (P) - intervalo - 4-4, 5’11” Coy (B), 5-4, 15’.15” Viana pen. (B), 19’.05” Ventura (P) - prolongamento - 1’.32” Rafael (B).

SL Benfica:  Ricardo Silva (Pedro Henriques), Valter Neves (capitão), Diogo Rafael, Cláudio Filho "Cacau", Esteban Abalos "Tuco", Marc Coy, João Rodrigues, Carlos López, Luís Viana. Treinador: Luis Sénica.

FC Porto: Edo Bosh (Nélson Magalhães), Pedro Moreira, Ricardo Oliveira, Tiago Santos, Vítor Hugo, Jorge Silva, Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros, Hélder Nunes. Trienador: Tó Neves

Faltas: Benfica 14 – Porto 9
Árbitros: Valverde e Garcia (Espanha)

Ganhámos o jogo muito em parte devido à correcção de um dos principais problemas das últimas épocas, a marcação de grandes penalidades e livres directos.

Colocaram o SL Benfica num lugar que certamente merece, o de campeão europeu. Era uma lacuna que havia na nossa história! Somos o clube a praticar a modalidade há mais tempo, depois de termos sido convidados a representar Portugal num Europeu de Nações, de termos ganho a Taça das Nações (Torneio de Montreux) num ano em que participaram clubes campeões nacionais, de termos ganho duas Taças CERS, de termos perdido 5 finais da Taça dos Campeões e mais duas da Taça das Taças, finalmente ganhámos o maior prémio.

Já fui muitas vezes critico deles, hoje deixo o meu agradecimento aos Diabos Vermelhos por não terem deixado morrer esta modalidade, que tanto gosto, no Sport Lisboa e Benfica. Ajudaram a manter a grandeza do nosso clube.

(Hoje voltei a chorar de alegria pelo SL Benfica, como em 2010 com o Futsal.)

7 comentários:

  1. até deviam ter vergonha do que se passou. O SL Benfica é campeão europeu com toda a justiça e o jornalista Helder Marques de Sousa foi o cúmulo da transmissão de uma TV azul ao serviço dos porcos azuis com os nossos[Benfica] EUROS ..

    ResponderEliminar
  2. O que fizeram os diabos???
    Benfica Sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos o SL Benfica estava a passar momentos difíceis e este para acabar com o hóquei, os Diabos Vermelhos ajudaram a manter a modalidade e até patrocinaram a equipa. Havia um símbolo dos DV nas mangas das camisolas da equipa.

      Eliminar
  3. so te esqueces duma coisa os do porto so apoiam assim a epica pq é contra o slb pq nos outros jogos o pavilhao esta as mocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o nosso... Mas falo, apenas, do apoio que deram hoje e da forma como respeitaram a equipa no final.

      Eliminar