terça-feira, 11 de junho de 2013

Novas contratações para 2013-14 (continuação)


Como outras contratações do Benfica para esta época, chegam mais 5 jogadores jovens e com grande potencial de valorização. Destes, um é já uma estrela em ascensão e tinha meia Europa a correr para a sua contratação. Mais uma vez, o Benfica antecipou-se e firmou contrato com Lazar Markovic, o Benfica paga 10 milhões ao Partizan e o jogador fica com uma clausula de rescisão de 50 milhões. Este sérvio é avançado e pode descair para as alas, pelo menos é assim que o caracterizam. Na verdade é um jogador que pode fazer 3 posições no ataque dando várias opções a Jorge Jesus, como este gosta. Pode ser uma opção a Salvio no lado direito, tal como Enzo também é e nenhum outro. Pode também jogar à esquerda onde temos Ola John, Gaitan (que deverá ser vendido) e Urreta que ainda não se firmou em absoluto (embora eu acredite que tem grande qualidade e é jogador para o Benfica). Mas a posição onde parece estar mais à vontade é a de segundo avançado e, sendo assim, veio para a equipa certa porque há poucas na Europa que jogam num 4-4-2 tão vincado como o Benfica. Aqui jogará no lugar que já foi de Saviola, Aimar, Martins, Gaitan, Rodrigo ou Lima nestes 4 anos de Jorge Jesus e terá a concorrência de Sulejmani e Djuricic. Vejo-o como um novo Saviola com menos ratice (experiência) mas mais técnica e, principalmente, mais velocidade.

Lazar Markovic

Com Lazar chega também o seu irmão mais velho (21 anos) Filip Markovic. É médio, pode jogar no lado direito e também atuava no Partizan. Não tem a qualidade nem o mediatismo do irmão e deverá ser um reforço da equipa B. Nunca ouvi falar deste jogador e será, à partida, apenas companhia de viagem do seu irmão.

Os irmão Markovic - Filip à esquerda e Lazar à direita

Para a posição de defesa central, o Benfica foi buscar outro sérvio, este a jogar num clube de meio de tabela da Bélgica, o Kortrijk. Tem 23 anos e ajudou a sua equipa a fazer um campeonato acima das expectativas. Tem 1,89 metros de altura e espera-se que integre a equipa B com a expectativa de, rapidamente, mostrar que tem qualidade para jogar na equipa principal. O valor da sua transferência terá sido cerca de 1 milhão de euros.
Ainda para o centro da defesa, o Benfica contratou também Marcos Valente ao Penafiel. Este central de 19 anos, com 1,95 metros de altura, jogou apenas 4 jogos na 2ª liga esta época e nenhum contra a equipa B do Benfica mas terá suscitado o interesse dos responsáveis encarnados que vêm nele potencial. Será um reforço da equipa B na próxima época.

Centrais para a equipa B - Mitrovic à esquerda e Valente à direita

Por último, um jogador que já tinha treinado à experiência no Benfica e que agora se vincula definitivamente é Uros Matic, o irmão de Nemanja Matic. Mais um para engrossar o filão sérvio do Benfica, este esquerdino centro campista é mais ofensivo do que o irmão, menos alto, tem 1,85 metros, e uma ano mais novo. Ao que parece terá impressionado ao ponto de assinarem um contrato de 1 ano renovável por mais 5. Uros Matic veio do Kosice da Eslováquia, onde o seu irmão também tinha jogado, e o Benfica nada pagou pela sua transferência.

O irmão de Matic - Uros

1 comentário: