segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia de Rei!

Imaginem que são uma criança de quatro anos e próximo do Natal vos dizem que o Pai Natal não existe, é assim que se devem sentir muitos benfiquistas. Alguns acreditam agora que o Eusébio não existe. O Eusébio sempre existiu no meu SL Benfica, quando nasci já ele fazia parte da lenda. Sempre esteve lá. A notícia da sua morte é um choque para os benfiquistas, mesmo não jogando ele era o Eusébio! O Nosso Eusébio!

Caros benfiquistas, o Eusébio ainda existe. Enquanto eu puder ver estas imagens, enquanto a história de que ele fez parte for lembrada, o Eusébio existe: 

Ontem não fui ao estádio. Fiquei em casa a ler, a ver vídeos, a ver documentários, a ver reportagens, a ver entrevistas... Acabei por sentir que devia ter ido ao estádio prestar-lhe homenagem. Hoje vesti-me de escuro com gravata vermelha - adereço que não costumo usar - como homenagem simples ao Rei. Não gosto destes cenários mas ainda consegui ir a tempo de ver a parte final do funeral. 

A chuva parecia querer limpar-me a cara para mostrar que sou demasiado pequeno para poder chorar pelo Rei, e é verdade, mas lutei contra a força da natureza. Quase que caí na ilusão quando vi aquele monte de lama por cima da sua urna - parece que morreu um homem comum mas é o Eusébio! -, o lugar dele não é ali. Por mim ficaria para sempre numa campa no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, ele é nosso! mas sei que não pode ser, ele não é só nosso, mais cedo ou mais tarde irá para o Panteão Nacional. 

Ele é o Eusébio. Quem é que vai fazer agora de Eusébio na Terra? Mais ninguém... Vivemos na época do Eusébio, contemos quem era o Eusébio, não deixemos que tenha sido uma despedida do mundo ao Eusébio, perpetuemos o Eusébio.

Sem comentários:

Enviar um comentário