domingo, 5 de dezembro de 2010

Futura Liga Ibérica: Utopia ou Realidade?

Tem se falado nos últimos tempos de uma Liga Ibérica que iria unir as Ligas de Espanha e de Portugal.

Para que esta fusão possa acontecer terá que haver acordo entre as duas ligas e não vejo em que aspecto, esta fusão possa interessar à Liga Espanhola.

A Liga Espanhola é uma das melhores ligas do mundo e já vende a sua liga para muitos países, incluindo Portugal.

A média de assistência na Liga Espanhola é de 28 mil espectadores enquanto que na Liga Portuguesa é de 10 mil espectadores. E apenas 2 clubes em Portugal superam esta média (Benfica com 38 mil e Porto com 40 mil) ficando o Sporting perto da média espanhola com 25 mil espectadores.

Estes valores podem dever-se à menor capacidade dos estádios portugueses, mas se analisarmos em termos de ocupação dos estádios observamos que:

- na Liga Espanhola a média de ocupação é de 74% contra os 42% da Liga Portuguesa;
- a menor taxa de ocupação da Liga Espanhola pertence ao Racing Santander com 51%, valor igual ao Sporting e ao Guimarães na Liga Portuguesa.
- na Liga Portuguesa há 6 clubes com ocupação inferior a 30%, isto é, nem 1/3 do estádio consegue ocupar.


Através destes gráficos e dos pontos atrás enunciados, percebemos que apenas Benfica, Porto, Sporting, Guimarães e Braga teriam hipóteses na Liga Ibérica em termos de assistências.

Aos outros clubes que não entrariam na Liga Ibérica, as suas condições iriam piorar pois sem as visitas dos grandes as suas receitas iriam diminuir cada vez mais.

Além dos clubes também poucos ou nenhum árbitro português iria apitar nessa liga, pois o seu nível é muito baixo.

Aos 5 clubes que poderiam entrar creio que iriam sentir muitas dificuldades no início, mas se se conseguissem manter na 1ª Liga durante os primeiros 3, 4 anos creio que poderiam ficar mais fortes no futuro, principalmente os 3 grandes de Portugal.

As receitas iriam aumentar substancialmente (receitas televisivas, patrocínios, bilheteira), e seria mais fácil atrair jogadores para os clubes, visto que actualmente, um dos problemas em trazer jogadores de renome deve-se ao facto da qualidade da Liga Portuguesa ser fraca.


Para o Benfica seria uma decisão interessante.

Estando integrado numa Liga Ibérica, as suas receitas, principalmente as televisivas e de patrocínios iriam aumentar.
Seria mais fácil adquirir jogadores de renome para o plantel. Se jogando na Liga Portuguesa conseguimos trazer jogadores como Aimar, Saviola, Reyes, Suazo e Miccoli, jogando numa Liga com Real Madrid e Barcelona seria mais fácil atrair jogadores.

No início o Benfica sentiria dificuldades em lutar pelas posições cimeiras, mas creio que em 2, 3 anos seria possível o Benfica lutar pelo título com o Real Madrid e o Barcelona.

Mas toda esta ideia não passa de uma utopia, pois além de a Liga Espanhola não ter interesse nesta Liga Ibérica, o Porto também não deve achar uma boa ideia, pois em Espanha não seria possível a Pinto da Costa exercer o domínio de uma forma corrupta como consegue fazer em Portugal.

1 comentário:

  1. Apesar de trazer algumas virtudes para o futuro do Benfica não desejo que essa Liga se concretize. Não vejo o Benfica ter um grande futuro lá. Lutaríamos com o Valência e o Sevilla por um lugar na Liga dos Campeões, isto em anos que nos corressem bem. Contudo, seria interessante ver o domínio corrupto ruir.

    Mas é como dizes, a Liga não tem interesse para a parte espanhola.

    ResponderEliminar