segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quem substitui o Cordell?

O SL Benfica e o jogador de basquetebol Cordell Henry rescidiram o contrato a que se tinham comprometido no início desta época. A razão, como bem indicam as qualidades e as exibições, não se deve a motivos de ordem técnica mas devido à frágil condição física que o jogador apresentava, apesar de ter apenas 29 anos. 

Se já me parecia que o plantel estava curto, com esta saída, obviamente, a situação piorou. É necessário procurar no mercado jogadores para reforçar a equipa, e espero que isto já tenha vindo a ser pensado desde o início da época, pois a equipa continua na FIBA EuroChallenge, que recomeça em menos de um mês. É natural que já estivessem alguns jogadores sob observação para a entrada nesta fase da época. Com a continuação na FIBA EuroChallenge a equipa vai disputar durante esta época pelo menos 14 jogos europeus, mais três na Supertaça Portugal-Angola (em que também participa o FC Porto/Ferpinta), ou seja, a época internacional do SL Benfica representa cerca de meia época nacional. É natural que o desgaste se faça sentir mais cedo na nossa equipa que nas restantes e há que ter em atenção que este ano a equipa da Ferpinta está mais forte que nas épocas anteriores.

Apesar desta saída, não creio que o principal problema da equipa esteja na aquisição de um point guard como o Cordell Henry, para essa posição temos o Miguel Minhava (o titular da equipa) e o Diogo Carreira (que recuperou recentemente de uma lesão), contando também, se necessário, com o António Tavares (a subir claramente de forma) e o Ben Reed, que têm actuado como shooting guards. Se é verdade que nesta fase da época o António Tavares se tem revelado um lançador importante, também é verdade que esta época nos falta um center que desempenhe essa função como o fazia em épocas anteriores o João Santos (este ano a jogar na equipa da Ferpinta). Necessitamos claramente de um lançador de alto nível. Se essa contratação me parece fundamental para o bom desempenho da equipa no restante da temporada, também me parece que não deve ser a única a ser efectuada, com a sobrecarga de jogos torna-se necessário adquirir mais um jogador para aliviar a carga de esforço sobre o resto da equipa.

4 comentários:

  1. Há muito tempo que digo que o Benfica necessita de um jogador com bom lançamento exterior.

    Não me parece que haja dinheiro para ir buscar 2 jogadores de qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Já saiu o Henry. É menos um salário.
    Abre espaço para mais um. E já tínhamos que ir buscar um de qualquer maneira, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente, caro Paulo!
    Precisamos dum grande lançador de 3 pontos para substituir o Cordell, até porque os da Ferpinta estão muito bem servidos de jogadores nessa função.
    Não gostaria nada de perder este campeonato para esse adversário!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Acho que a saída do Cordell também é para abrir "espaço financeiro" para o lançador em falta.

    ResponderEliminar