segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Notas soltas sobre a campanha eleitoral (5)


Futebol

Este é, para mim, um dos pontos fulcrais desta campanha juntamente com a decisão sobre os direitos TV.
Os vários mandatos de LFV levaram o Benfica de equipas miseráveis (já para não falar em falta infraestruturas e crédito) a equipas poderosas e capazes de se baterem na Europa. Quando, finalmente, atinou com o treinador, conseguiu empolgar os adeptos e encher estádios, não só o nosso como o dos adversários em Portugal e no estrangeiro. Este caminho foi longo e percorrido com vários erros que foram sendo ultrapassados. É importante assinalar que não se deve medir o trabalho deste presidente em apenas um período mas no todo devido ao enorme atraso que levávamos no início deste século. E argumentar que só ganhou 2 campeonatos em 10 anos é ridículo porque nunca nenhum presidente herdou uma situação idêntica. Além disso, temos tido jogadores de classe indiscutível apesar de um ou outro flop e raros erros de planeamento.
Ainda relativamente aos mandatos de LFV, estranho a quantidade anormal de jogadores com contrato com o Benfica mas não me parece que seja significativo porque nem todos ganham o que ganham os da equipa principal (nem de perto) e não nos podemos esquecer que jogadores como Coentrão e DiMaria andaram a “pastar” durante anos até se fazerem homenzinhos.
A relação que LFV tem com Jesus é algo que também não é fácil de compreender! Dá ideia que o treinador pode fazer o que lhe apetece e, apesar de haver muita responsabilidade de árbitros corruptos, há que perceber quais são as responsabilidades internas. No campo da comunicação, tanto Jesus como LFV são um desastre e nem vale a pena dizer mais nada a não ser que duvido que evoluam!
Por fim, não percebo quais as funções de Rui Costa e porque se mantém calado. Está castigado? Está a ser guardado para suceder a LFV? Está lá só para angariar votos? Gostaria de perceber.

Rui Rangel diz que o Benfica não deveria ser um entreposto de jogadores (que é) e que, em tempos de crise, se deveria poupar nos ordenados dos jogadores excedentários. Concordo em parte. Por um lado não me parece que seja uma fatia importante da despesa anual, por outro, se um desses jogadores, como Coentrão, for vendido por valores bem elevados paga todo esse investimento para vários anos. E veremos o que vai suceder com Sidnei. Acho que é um grande jogador e ainda muito novo. Quando tiver (e vai ter) a cabeça em ordem, veremos se foi ou não uma boa opção mantê-lo.
No que respeita a resultados, percebo as críticas e a impaciência de alguns sócios mas a verdade é que a teia de corrupção é difícil de desmontar e quem nos trouxe para este caminho de sonho foram os da outra lista. Ainda assim, talvez uma mudança pudesse significar rédeas mais curtas a treinadores e jogadores e talvez isso fosse bom.
Gostaria que a lista de Rui Rangel pusesse o Cunha Leal a falar sobre o modo como vai conseguir títulos e o que mudaria na estrutura atual. Já sei que manteriam o Jesus até ao fim da época pendente de resultados mas não ouvi nada sobre qual o perfil de treinador ideal. Também ouvi que iriam buscar o Rui Costa mas se quem vai mandar no futebol é o Cunha Leal, como se arranjariam? Ficariam os dois com a mesma secretária? E quem ficaria do lado das gavetas?
Gosto do Rui Rangel e começo a acreditar que, ganhando, poderia fazer um trabalho aceitável mas não gosto que o seu programa seja um conjunto de frases feitas e conversa agradável mas sem nada de concreto. Não me agrada passar cheques em branco!

6 comentários:

  1. Sempre que votas em alguém que nunca esteve lá, estás a passar esse "cheque em branco". Agora, é uma questão de analisares se pretendes continuar com quem lá está ou mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim. O Rui Rangel nunca lá esteve mas muitos dos candidatos da sua lista estiveram e daí podemos prever algo.

      O que eu quis dizer é que a lista de Rui Rangel não concretiza muito do que diz que quer fazer. Dizem que as finanças estão um caos e que as vão endireitar mas não dizem como nem qual a estratégia. Dizem que o futebol do Benfica tem que conquistar títulos mas não dizem como o vão fazer nem o que vão mudar. Dizem que o Benfica tem 95 jogadores em contrato e que é demais o que deixa entender que vão emagrecer a estrutura de jogadores. Quais vão vender? Quantos? Nada é dito.

      Eliminar
    2. Como será feita a redução do número de jogadores vinculados ao Benfica?

      - Inicialmente será feito pelo director-desportivo um diagnóstico de quais serão os jogadores emprestados com valor e potencial para regressar ao Benfica numa óptica de aproveitamento para a equipa principal. Não vou precipitar-me e correr o risco de rescindir contrato com jogadores que podem ter qualidade para serem integrados no plantel, mais tarde ou mais cedo. Em relação ao resto, tentaremos ver no mercado as melhores soluções para o Benfica e para os jogadores e, no limite, teremos a rescisão de contratos como possibilidade concreta de resolver este problema. Sabe, quando o senhor Vieira agita o fantasma de Vale e Azevedo seria útil que ele se lembrasse de como foi custoso o seu primeiro mandato, quando o seu antigo director-desportivo, António Simões fez um trabalho exemplar de correcção dos exageros cometidos por Vale e Azevedo, em relação ao número de jogadores sob contrato. O problema é que, nove anos depois deste trabalho, nesta área dos jogadores sob contrato, estamos muito pior do que a situação que a direcção de Manuel Vilarinho veio encontrar. E isto é que devia interessar aos benfiquistas e saber porque é que, durante os primeiros dois anos de Luís Filipe Vieira no Benfica, como gestor do Benfica, qual foi o interesse superior que o mandatou para ir contratar onze jogadores ao Alverca. Eu repito, onze jogadores ao Alverca, curiosamente o clube que o senhor Vieira deixou falido. Será que isto não interessa aos benfiquistas?

      (Resposta de Rui Rangel)

      Eliminar
    3. Ou seja, dás-me razão. Tudo vago!

      Eliminar
  2. cuidadinho com os juizes deste pais?» pois foram eles que afundaram portugal , a sua missão era fazer justiça ! que fizeram de portugal com as trapalhadas na justiça ...
    assim como assim eu voto vieira,mais nepia .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, vou deixar de parte a tua opinião sobre os juízes como classe.
      Sobre a tua decisão de votar no LFV, respeito e tenho pena de não estar tão certo como tu. Acho que nalgumas coisas foi dos melhores presidentes que o Benfica teve na sua história mas noutras não me revejo. Talvez votasse na lista B se tivessem um pouco mais de sumo! Talvez votasse na lista A se não tivesse lá o Moniz e se não tivessem tiques de ditadores! Neste momento, estou mais perto de me deslocar à Luz só para votar em branco mas até lá ainda posso pender para qualquer um dos lados.

      Eliminar