segunda-feira, 27 de maio de 2013

Benfica 2012-13


Sinto uma certa esquizofrenia no ar! Antes éramos os maiores que tudo íamos ganhar, durante também o éramos porque tudo estava no bom caminho e no fim, ou depois do fim (!), passámos a enormes bestas que nunca nada merecemos! Se isto não é esquizofrénico o que será?
Mas há mais esquizofrenia por aí! Em momentos que não puxavam por nós, há uns anos, ficávamos em casa e dizíamos que a culpa era do árbitro. Agora que estamos no melhor de há 20 anos dizemos mal de nós próprios quando os outros, por si só, não se aguentam!

A minha análise desta época sui generis passa por não sobrevalorizar, em devida altura, exibições boas mas que nada conquistaram como também não querer a cabeça deste ou daquele considerando esta como a pior época de sempre.
Há várias razões que explicam esta época, que explicam as boas exibições e os bons resultados tal como explicam as derrotas no fim. Na minha opinião passa por um misto de azar, roubos de arbitragem e tiros nos pés. Uns terão tido mais peso que outros mas não podemos branquear nenhum só porque estamos cegos e aziados com os resultados finais.

Perder e dizer que a culpa não é nossa é coisa que não fica bem mas em dados momentos pouco poderíamos ter feito. É certo que ganhámos alguns jogos com felicidade mas isso é algo que acontece a todos, e não foram assim tantos, o que não costuma acontecer tantas vezes é perder jogos que estavam bem controlados, no fim, sem tempo para reagir. Digam o que disserem sobre os fatores por nós controláveis, o azar existiu e ficou bem evidente de tal forma que nenhum dos nossos adversários (porto, Chelsea ou Vitória de Guimarães) mereceu ganhar as respetivas competições mais do que nós.

Quanto às questões de arbitragem, estas têm um exclusivo nacional. A única razão pela qual o porto conseguiu ser campeão nacional nas duas últimas épocas foi por ter a arbitragem comprada, como é do conhecimento de todos, os que falam disso e os que tentam branquear. Numa situação normal, o porto de Vítor Pereira teria sido humilhado e o Benfica teria sido matematicamente campeão muito antes de chegar ao jogo do Estoril. Mais, se Jorge Jesus treinasse esta equipa do porto e Vítor Pereira treinasse esta equipa do Benfica, teríamos dito adeus ao campeonato em Novembro. Quando o Benfica é muito melhor consegue esse feito incrível de poder discutir o campeonato na última jornada, como aconteceu nestas duas últimas épocas e na de 2009-10. Quando o Benfica é tão bom quanto o adversário perde o campeonato em Março. Quando o Benfica é claramente inferior perde antes de chegar a Dezembro e acaba a mais de 20 pontos do vencedor. Os jogos do porto em Coimbra, Madeira com o Nacional e Paços de Ferreira foram uma vergonha, foram comprados. Já os jogos do Benfica em Coimbra, na Madeira com o Nacional e em casa com o Braga sofreram do mesmo mal mas em sentido inverso. Isto só para referir alguns! No ano passado ainda foi pior!
Como cereja no topo do bolo temos o golo do Guimarães que dá o empate na final da Taça de Portugal. Mais do mesmo!

Como é óbvio, ninguém perde só por azar ou roubos de arbitragem. Também demos os nossos tiros nos pés. Houve jogadores que estiveram mal aqui e ali. O treinador também sabe o que isso é. E algumas decisões estratégicas da estrutura resultaram mal. Ainda assim há que ver o óbvio, o Benfica joga como não jogava desde 1994 e os que agora criticam Vieira, Jesus ou alguns jogadores são os mesmo que gozavam com lagartos e tripeiros porque íamos ganhar tudo na cara deles. Talvez se devessem criticar a si próprios!
Há, no entanto, alguns momentos que posso destacar como fundamentais e que poderíamos ter evitado:
  • Mais uma vez não temos um defesa esquerdo à altura do resto da equipa. Fez-se um bom trabalho com o Melgarejo mas quando este caiu foi substituído por um centro campista adaptado a defesa direito! Foi melhor do que jogar com o Emerson a época inteira mas continua a ser muito insuficiente. A responsabilidade aqui pode ser repartida entre o treinador e a direção.
  • Jorge Jesus passou 3 épocas a estoirar jogadores desde que está no Benfica. Este ano, um dos fatores de sucesso por todos apontado foi a capacidade para rodar os jogadores sem que a equipa perdesse muito com isso, pelo menos não ia perdendo pontos. Ora, foi no fim de Abril que JJ veio dizer que a partir daquele momento era para pôr a carne toda no assador e que os jogadores não sentiam cansaço nas finais. Enganou-se e cometeu o mesmo erro que em anos anteriores. Nos jogos contra Estoril, Moreirense, Guimarães e na 2ª parte contra o Chelsea a equipa arrastou-se em campo. Teria sido possível gerir melhor neste fim de época.
  • O espetáculo triste da comemoração no fim do jogo com o Marítimo ainda posso aceitar porque os jogadores sentiam que era um jogo difícil. O que tenho mais dificuldade em aceitar é a entrevista de Vieira antes do jogo com o Estoril, que nada disse ao mesmo tempo que parecia falar como campeão, e a conferência de imprensa desastrosa de João Gabriel que se pôs ao nível de outros muito corruptos. Espero que tenham aprendido que ao Benfica ninguém dá nada, antes pelo contrário, e que, por isso, só quando a Taça, seja ela qual for, estiver nas nossas mãos é que já não foge.
  • Há jogadores que, pelas suas constantes atitudes de indisciplina e desprezo pelo esforço e talento necessários para envergar a camisola do Benfica, devem ir embora. Foram muitos no passado, são poucos agora mas ainda os há e há que correr com essa gente. Falo de Martins e Cardozo. Como disse antes, tudo no Benfica tem que ser conquistado com grande esforço, em equipa e com a noção do que os outros nos querem fazer. Para isso, vedetas indisciplinadas estão a mais.


Para finalizar, que já vai longo, é minha opinião que as competições perdidas se deveram a um misto destas três condições mas também é minha opinião que houve mais roubos de arbitragem no campeonato, por lutarmos com gente corrupta e mafiosa, houve mais azar na final da Liga Europa aliada a um adversário matreiro e houve essencialmente uma gestão deficiente e muitos erros próprios que nos custaram uma Taça de Portugal para um adversário inferior.

Concluindo, o trabalho das direções de Vieira tem sido fantástico no que ao engrandecimento do clube diz respeito. Apesar de alguns tiros nos pés pelo caminho, é para continuar por muitos e bons anos.
O trabalho de Jesus só é comparável, antes dele, a Eriksson. É um treinador fantástico que continua a ter que melhorar em pequenos pormenores porque isto de lutar em terrenos desiguais é muito difícil.
A nossa equipa de futebol ainda precisa de melhorias mas tem vindo a ser mais competitiva a cada ano que passa e por isso chegou a uma final europeia 23 anos depois, por isso voltou ao Jamor 8 anos depois e por isso foi a melhor equipa em 3 dos últimos 4 campeonatos só perdendo em dois deles para um adversário corrupto e mafioso.

18 comentários:

  1. O trabalho de JJ só se compara a erikson?! FODASSE
    Porque é que não comparas o que se investiu nestes anos de Jorge Jesus com os outros treinadores? não te convem né? Compara o passivo do Benfica antes de LFV e agora.. ou também gostas de cantarolar a cantiga do milagre financeiro?

    ps: Esquecer o mitico Trapattoni que com um conjunto de matraquilhos e alguns (poucos) bons jogadores limpou este campeonato corrupto é vergonhoso e mete-me nojo. Mereces o Benfiquinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que estejas habituado a escrever em blogs que te censuram, só assim percebo esta diarreia verbal!

      Os investimentos na equipa de futebol têm sido grandes desde que o Vieira chegou ao Benfica, e sempre em crescendo. A diferença para as épocas do JJ é que este rentabiliza esses investimentos como ninguém o que permite continuar a adquir jogadores e um crescimento muito mais rápido. Parece-me óbvio que há mérito do treinador.

      Não me convém!!! Ridículo!

      O passivo do Benfica só é comparável com o seu ativo. Se comparares o passivo atual com o passado terás que comparar a relação que tinha com o ativo e perceber que o Benfica esteve perto da insolvência, sem capitais próprios, sem nada! Se percebesses alguma coisa do que digo não vomitavas essas barbaridades!

      Quanto ao Trapattoni podia-te dizer que sempre o quis no Benfica, podia-te dizer que foi uma das razões que me levou a comprar o meu primeiro red pass, podia-te dizer que sempre o tomei como um dos grandes treinadores que passaram pelo Benfica e o melhor desde que saiu Eriksson até à sua chegada. Também te podia dizer o óbvio, que não jogavamos a ponta dum corno, por razões que ultrapassavam o treinador, e que os pontos que fizémos não chegariam para as equipas do Jesus da duas últimas épocas que tão criticadas são. Podia-te dizer isto tudo e muito mais mas acho que não irias perceber!

      Eliminar
    2. "O passivo do Benfica só é comparável com o seu ativo. Se comparares o passivo atual com o passado terás que comparar a relação que tinha com o ativo e perceber que o Benfica esteve perto da insolvência, sem capitais próprios, sem nada!"

      Aqui não vais dar lições de contabilidade a ninguém, aqueles que não sabem também não querem saber. Isso que escreveste também estive para escrever como resposta a esse comentário, mas já o tentei fazer noutros locais para benfiquistas e como não percebem nada e querem acreditar noutras coisas ainda gozam com quem lhes quer explicar.

      Essas atoardas são muito alimentadas pela comunicação social pouco instruída. É muito mais bonito ter um título com "Passivo é de 500 milhões" (sem explicar, porque não sabem, o que isso significa) do que ter um com "capitais próprios positivos".

      Eliminar
    3. Paulo Jorge o grupo Benfica tem um passivo maior do que o do Barcelona e quase igual ao do Real Madrid. Continuem com essas tretas do activo maior que o passivo... que clube de sucesso tem este tipo de gestão? em que se gasta mais do que se ganha e recorre-se a emprestimos (bancários ou obrigacionistas) para empurrar o problema para a frente? é o milagre financeiro

      Eliminar
    4. Deste 2 maus exemplos.
      O estádio do Real Madrid tem quase 70 anos e a maior obra de remodelação que teve, que foi a cobertura, foi paga pelo mundial de 82. O centro de estágios que tinham junto ao estádio foi vendido por um balúrdio e com um pequena parte desse dinheiro construiram um novo, bem melhor, fora da cidade. Apesar de ser um dos clubes com maiores receitas do mundo consegue gastar mais do que o que recebe!
      O estádio do Barcelona tem quase tantos anos como o do Real e a La Masia (centro de estágio) tem mais de 30 anos. Apesar de todo o investimento em jogadores da formação, o Barcelona também tem dificuldades em controlar o seu passivo devido aos salários gigantescos que paga às joias da coroa.

      Falei disto para explicar que grande parte do passivo do Benfica está relacionado com a necessidade de construção do estádio e do centro de estágios. Como bem sabes o património do Benfica foi delapidado antes da entrada do Vilarinho o que tornou difíceis estas operações. Para além disso, as equipas do Benfica do início deste século eram fraquissimas(como falaste nos matraquilhos) e foi feito um grande investimento na construção do plantel que agora vale incomparavelmente mais. Tudo isto tem que ser pago e não havia petróleo nos terrenos do estádio como alguns já sugeriram.

      Apesar do que disse antes, O Benfica foi o clube em Portugal que conseguiu crescer mais em receitas e (não sei ao certo mas tenho poucas dúvidas) terá sido um dos da Europa que cresceu mais, proporcionalmente. Tudo isto contando com receitas tv de cerca de 8 milhões por ano (ridículo!!!). Aqui nota-se o bom trabalho da direção. Se estás atento também sabes que houve já alguns anos em que o Benfica entrou no top20 europeu para os clubes com mais receitas (absoluto e não proporcional) algo que seria impensável há uma década.

      Para acabar, se andares atento aos relatórios e contas verás que o crescimento das receitas não é proporcionalmente acompanhado pelo crescimento das despesas e que os últimos registam lucros. Verás também que o ativo regista valor globais do plantel sempre crescentes apesar das vendas dos jogadores que temos feito, ou seja, trabalho de fortalecimento do ativo e da equipa principal sem sobrecarregar a divida, isto porque, regra geral, temos vendido mais do que comprado, não em quantidade mas em valor.

      Agora é que é mesmo para acabar, sabes o que é roulement de dívida? Qualquer empresa que tem empréstimos para poder investir na sua atividade tem necessidade de os renegociar no fim da sua maturidade, daí que vejas o lançamento de empréstimos obrigacionistas a cada 3 ou 4 anos. Esses empréstimos, por sinal, têm dividendos menos atrativos para os compradores do que os do porto ou sporting, sabes porquê? Porque o risco aceite pelos compradores é inferior, sabes o que isto significa? Significa que o mercado vê o risco de insolvência da SAD do Benfica com menos probabilidade de acontecer do que as restantes. Outro sinal de bom trabalho quanto à saúde financeira e dado por uma parte autónoma, o mercado. Mais, manda o bom senso que o investimento seja diferenciado para a exposição ao risco ser menor. Ora, tendo em conta as dificuldades de crédito (mais para os outros do que para o Benfica) na banca hoje em dia em Portugal, o Benfica aumentou o crédito por via obrigacionista para tentar diminuir a exposição à banca que tem vindo a ter juros crescentes.

      Haveria muito mais para dizer ou pormenorizar mas ficas com umas linhas gerais para argumentares com os teus amigos.

      Um abraço e obrigado por participares no Farmácia Franco que é relativamente recente e tem vindo a crescer devagarinho.

      Eliminar
    5. Só mais uma coisa, o ativo maior do que o passivo não é nenhuma treta. O ativo "paga" o passivo o que é muito importante.

      Vê isto escrito por mim na última campanha eleitoral
      http://farmacia-franco.blogspot.pt/2012/10/notas-soltas-sobre-campanha-eleitoral-1.html

      Eliminar
  2. Por amor de Deus, comparar o trabalho do ultimo treinador realmente ganhador que o Benfica teve,com o trabalho do mestre da táctica dá vontade de rir.Eriksson em 5 épocas foi campeão 3 vezes,ganhou uma taça de Portugal na suinicultura,ganhou uma supertaça e levou o Benfica a uma final da taça UEFA e a uma final da taça dos Campeões.Se compararmos a carreira de cada um fora do Benfica a diferença entã ainda mais notória.Que Jesus é um treinador com qualidade não ponho em duvida,mas compará-lo a um dos maiores treinadores do futebol europeu dos últimos 30 anos é exagerar muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alexandre, não comparei o JJ ao Eriksson em palmarés , isso seria burrice. Quis dizer, como disse a dada altura, que o Benfica não jogava assim desde as equipas formadas pelo Eriksson e destruidas pelo Artur Jorge.
      É lógico que o mérito não é só do treinador mas ver a revolução que fez em 2009 e a forma como passámos a jogar, batendo-nos na Europa de igual para igual contra qualquer um, raramente perdendo um jogo em casa, lutando por todos os campeonatos até ao fim, apesar das arbitragens, é algo que não acontece desde as equipas do Eriksson que tiveram seguimento com o Toni.

      O que falta a JJ é conquistar mais troféus e eu acredito que tem condições e capacidade para isso mas é claro que isso é muito importante.

      Eliminar
  3. Tens razão em muita coisa, mas na minha opinião:

    - o Chelsea mereceu ganhar a Liga Europa, jogámos melhor que eles na final mas eles mereceram ficar com a Taça. Se tivéssemos ganho também estava muito bem entregue;

    - o Villas Boas ganhou bem o campeonato mas convém assinalar o colo que teve no início quando ao mesmo tempo empurravam o Benfica para baixo, sem esquecer a ajuda na meia-final da Taça;

    - não consigo concordar com a análise negativa ao Cardozo, até o acho um jogador muito esforçado;

    - o último parágrafo é exagerado.

    Jogamos como nunca me lembro de termos jogado, talvez 1994, como dizes, mas são cometidos muitos erros que nos custam títulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º concordo
      2º concordo
      3º não concordo. não te esqueças do que já este ano fez na Madeira contra o nacional, isto para não falar de anos anteriores.
      4º não concordo, senão não teria escrito :)

      Quanto aos erros, é verdade que vão existindo mas também não deixa de ser verdade que poderiam não ter qualquer importância se houvesse arbitragens imparciais o que nesta época teria permitido ao Benfica ser matematicamente campeão antes do jogo com o Estoril.

      Eliminar
    2. FDX o Chelsea não mereceu ganhar a Liga Europa!!!!!! São experientes, matreiros, aguentam a pressão e tudo o que quiserem!! Mas não jogam a bola, foram massacrados e tiveram a vaca da vida deles...

      Eliminar
    3. Se analisarmos toda a campanha deles mereceram ganhar. Merecer ganhar não é só jogar bem.

      Ser o melhor e ser campeão são coisas diferentes. Nós fomos melhores, eu prefiro ser campeão.

      Eliminar
  4. dentro de algumas coisas com que concordo ficaram ainda outras mais grave que os festejos dos jogadores na madeira foram os do treinador e foi ai que ele inchou e pensou que já tinha ganho tudo.
    Porque só o cardozo e o enzo não fez o mesmo, alias este treinador fez o mesmo ao ola John e vieram todos aplaudir para se ser respeitado temos de nos dar ao respeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Carlos, concordo com o que dizes. O JJ evoluiu muito mas ainda poderia melhorar mais nalguns aspetos.

      O Cardozo e o Martins tiveram atitudes que considero inaceitáveis, o Enzo não. O que o JJ fez ao Ola John foi empolado pela comunicação social. Era só o que faltava um menino pago a peso de ouro não poder ouvir um bronca do treinador quando não faz o que ele lhe pede! O treinador está lá também para isso.

      Eliminar
    2. filipe guerra, não vejo diferença nenhuma da atitude do enzo da do cardozo, apenas a do cardozo foi mais empolada pelos media.
      A situação do ola foi empolada pelos media porque foi feita em pleno campo e não no balneário como devia ter sido feita e como eu defendi na altura e quando falei em se dar ao respeito foi por isso foi não saber criticar no local certo naquele momento foi apenas humilhar o jogador.

      Eliminar
  5. Independente ou não de concordar contigo, faz-me confusão a contra opinião de algumas das respostas ao teu artigo Filipe Guerra.
    Enfim...não há insubstituíveis e o JJ não será com certeza excepção.
    Quanto ao investimento na equipa de futebol, é relativo, todos os "3 grandes" investiram fortemente nas equipas, em particular nos últimos 10 anos, mais até do que as suas capacidades.
    Eu gosto do meu benfiquinha...

    ResponderEliminar
  6. Tiago, o nosso benfiquinha é o maior :)

    ResponderEliminar
  7. "Há várias razões que explicam esta época, que explicam as boas exibições e os bons resultados tal como explicam as derrotas no fim. Na minha opinião passa por um misto de azar, roubos de arbitragem e tiros nos pés."

    "Espero que tenham aprendido que ao Benfica ninguém dá nada, antes pelo contrário, e que, por isso, só quando a Taça, seja ela qual for, estiver nas nossas mãos é que já não foge."

    Tudo dito...

    ResponderEliminar