segunda-feira, 27 de maio de 2013

Benfica 2012-2013: Época brilhante com um final sádico

Ontem, como provavelmente a maioria dos benfiquistas tive dificuldades em adormecer. Como foi possível uma época brilhante ter um final tão sádico?

Dei por mim a pensar:
No frango do Artur com o Estoril...
Na expulsão do Carlos Martins contra o mesmo Estoril...
Na não defesa do Artur no Dragão no 1º golo...
No golo chouriço do Kelvin aos 92 minutos...
No balão do Ivanovic aos 92 minutos...
Nas assistência do Artur ontem no 1º golo do Guimarães...
Na não defesa do Artur ontem no 2º golo do Guimarães...

Que época brilhante com um final tão sádico!!!!

Estando longe de Portugal, a forma de eu tentar "sentir" o pulso benfiquista é feita através dos blogs e de forum serbenfiquista.

A maioria dos benfiquistas que por ali escrevem merece o Benfica do final da década de 90 e do início deste século. O Benfica que em Dezembro ou Fevereiro já não lutava pelo título na Liga. O Benfica que era eliminado da Europa por um Bastia ou que apanhava 7 do Celta.

A maioria dos benfiquistas exige a cabeça de Jorge Jesus pois consideram esta mais uma época humilhante.
Humilhante? Humilhante???

Humilhante é ficar em 6º lugar.
Humilhante é não nos qualificarmos para as competições europeias.
Humilhante é ser afastado pelos Bastias e Halmstads dessa Europa.

Repito: Esta foi uma época brilhante com um final sádico.

Muitas das criticas que li ao Jorge Jesus foi que tentou controlar o jogo não indo atrás do 2º golo. Ora, o que há uns tempos eu via bastante criticado era o facto de o Jorge Jesus não gerir os jogos, de ir sempre atrás do 2º, do 3º golos. Agora tenta controlar os jogos e é criticado.

Provavelmente, muitos dos que agora criticam Jorge Jesus por não ter conquistado qualquer título esta época são os mesmos que no início da época após as vendas de Javi Garcia e de Axel Witsel afirmaram que em Dezembro ou Fevereiro o Benfica estaria fora da luta do título e que na Europa nem a Fevereiro chegávamos.

Pois bem, Jorge Jesus não devia estar nesta falange de adeptos, pois levou o Benfica a lutar pelo título até à última jornada, onde fez 77 pontos, mais 1 que na época 2009/2010 onde fomos campeões.
Levou o Benfica a uma final da Taça de Portugal onde não chegava há 9 anos.
Levou o Benfica a uma final europeia onde não chegava há 23 anos.

Os benfiquistas em geral, não estão preparados para o sucesso pois não admitem a derrota. Para se estar perto do sucesso também se está perto do insucesso e a maior parte dos benfiquistas exige a vitória apenas por "ser Benfica".

Foram 9 meses excelentes com 1 mês final trágico.

Acredito que estamos mais perto de obter o sucesso. Saibamos retirar as devidas ilações desta época. Saibamos também evitar "reservados" à 27ª Jornada. Saibamos tudo ser um pouco mais humildes e não festejar antes de tempo, jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos. Não se pode esquecer o excelente trabalho trabalho efectuado ao longo de 9 meses por termos tido 2 semanas que deitaram os títulos por terra.

Tal como todos os benfiquistas eu também quero conquistar títulos, mas a maioria parece querer esquecer 15 anos de Benfica (1994 a 2009) onde neste período o Benfica apenas conquistou (1 Liga, 2 Taças de Portugal e 1 Taça da Liga), e quer comparar com o Benfica da década de 60.

É complicado de aguentar este final de época, mas espero que quem comande o Benfica tenha a clarividência para ver o trabalho que foi realizado durante a época, não tomando decisões apenas para agradar aos adeptos.

4 comentários:

  1. Pois mas chamar brilhante a uma época em que se perde tudo para mim é inconcebível. Foram duas semanas más? Para já não foram duas, foram 4: Estoril, Porto, Moreirense (com Chelsea a ser jogado pelo meio) e finalmente Guimarães. Segundo, essas tais semanas equivaleram, excepção feita ao jogo com o último classificado, em que até estivemos a perder, a outras tantas derrotas (ou empate com sabor a derrota no caso do Estoril). Uma aceita-se, duas ainda vá, 3 é demais. E já dou de barato o Chelsea, muito embora se tratasse com a equipa com mais jogos nas pernas de todo o futebol europeu.
    A derrota de ontem não tem justificação possível - o adversário era medíocre e até nos apanhámos a ganhar graças a um lance de sorte.

    ResponderEliminar
  2. Grande post amigo. Infelizmente esse fórum é composto por garotada que de futeol percee perto de ZERO e de Benfica muito pouco (excluíndo os inúmeros infiltrados).

    A sensação de paixão e defesa dos interesses é pouquíssima, aliás, se quiser ouvir bocas ou piadas sobre o Benfica basta-me ler tal fórum, que, julgava eu, devia ser um bastião de defesa do bom nome de quem representa o Glorioso. Mas esta garotada julga-se acima de tudo e todos e dispara diariamente bararidades de forma impune.

    Eu penso como tu, depois de Eriksson, Jesus é, de muito longe, o melhor que aconteceu ao Benfica. Jogamos cara a cara com qualquer equipa do Mundo e o nível futeolístico aumentou drasticamente. Hoje ninguém ganha fácil na Luz, voltou o Inferno daCatedral.

    Fossem os adeptos todos tão unidos aos nossos atletas, técnicos e dirigentes e seríamos imparáveis. Mas para o bem e para o mal...o Benfica é enorme

    ResponderEliminar
  3. Gandaia, subscrevo inteiramente o que escreveste!
    O JJ com o ordenadão que tem, mesmo ao nível da europa, é que poderá ser exagerado. Grandes ordenados, grandes responsabilidades! e aí sim podemos equacionar a relação treinador/vitorias/vendas de jogadores...
    como em qq empresa, não há insubsitutiveis...e vejamos o exemplo dos tripeiros...muda o treinador e a equipa vence sempre...por isso o slb, tem é de ter estrutura para isto! muda o treinador, mas temos sempre de vencer!

    ResponderEliminar
  4. Tens muita razão na tua análise, mas as equipas do final dos anos 90 não chegavam aos pés desta. E apesar de todo o bom trabalho, o Jesus errou nos momentos mais importantes da época. Ganha demais para o pouco que ganha de títulos.

    Se renovar (e confesso que espero que não renove) o contrato tem que ser por objectivos.

    Se começar a próxima época será sobre brasas, se falhar no início pode saltar fora cedo e então será mais uma época perdida. É um risco muito grande.

    ResponderEliminar